Como aliviar dores nas articulações no início do tratamento da osteoartrite

  • +A
  • -A

Um dos sintomas mais comuns da osteoartrite é a dor intensa nas articulações. Ao sentir esse incômodo, você terá a necessidade de aliviá-lo imediatamente, então é importante saber como conseguir isso já no início do tratamento. Algumas práticas simples podem te ajudar nesse sentido.

Formas de aliviar a dor nas articulações


“Logo que você inicia o
tratamento para amenizar dores articulares, deve procurar repousar, em primeiro lugar, e depois pôr em prática a analgesia (uso de analgésicos) e a crioterapia (aplicação de gelo). Eventualmente, os anti-inflamatórios também podem ser usados na fase inicial do tratamento”, informa o ortopedista Mauricio Raffaelli.

Fazer compressas de água fria e quente também pode ser interessante para aliviar a dor articular, já que dessa forma o inchaço e a inflamação locais tendem a diminuir. O consumo de alimentos que possuem naturalmente propriedades anti-inflamatórias, como alho, gengibre e salsão, além daqueles que possuem ômega-3, é outra forma de buscar amenizar a dor nas articulações.   

Importância de aliviar as dores articulares e sintomas associados


Segundo o médico, amenizar essas dores logo no início do tratamento é importante para que o restante do processo ocorra da melhor maneira possível. “Dependendo da causa da dor articular, a diminuição da dor permite um correto tratamento do quadro, evitando que algum dano da cartilagem possa ocorrer”.

Outros sintomas que normalmente aparecem juntos da dor articular são inchaço, calor local e vermelhidão. Contudo, estes não se manifestam por conta da dor em si, mas sim pelas causas dessa dor. “Exemplos de causas de dor articular: esforço em atividade física, doenças reumatológicas, pós-traumas, sequelas de fraturas e osteoartrite”.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Mauricio Raffaelli

Dr. Mauricio Raffaelli

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 101523 / SP

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "Como aliviar dores nas articulações no início do tratamento da osteoartrite"

Carmem

Sempre quis saber qual a compressa mais indicada se a quente ou a dia, agora sim ficou claro para mim que as duas servem dependendo do que o paciente suporte melhor.

Antonio

dores articulares nas pernas dificulta de exercitar minhas tarefas

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Antonio. O quanto antes realizar uma consulta, obter o diagnóstico e inciar o tratamento, maiores serão as chances de conseguir bons resultados no tratamento. “A prática de exercícios físicos melhora a qualidade de vida. A fisioterapia e a reabilitação são interessantes para impedir que as articulações fiquem rígidas e para mantê-las funcionando normalmente”, explica o ortopedista Eduardo Vieira. Consulte o médico

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.