As dores causadas pela artrose podem ter fim ou são apenas controladas?


  • +A
  • -A

Dor nas articulações é o principal sintoma da artrose. A doença também pode ser chamada de osteoartrose e osteoartrite e é caracterizada por um processo degenerativo da cartilagem que protege as articulações. Esse desgaste ocorre ao longo da vida e se acumula, podendo gerar instabilidade nas articulações e inflamação, que resulta no surgimento da dor.

Como controlar a dor causada pela artrose?


De acordo com o ortopedista Mateus Saito, ambos os mecanismos podem ser controlados com medicamentos e, principalmente, exercícios físicos e mudanças de hábitos do dia a dia, dependendo do grau de desgaste das articulações. “Os casos que não respondem adequadamente a essas medidas podem ser tratados com cirurgias, como artroplastias e artrodeses”, afirma o médico.

A dor sentida pelos pacientes com artrose pode piorar em alguns momentos do dia. Segundo o especialista, a rigidez dos dedos é maior na hora de acordar, mas no final do dia, a musculatura do corpo já está cansada e também é possível sentir mais dor. Outra situação que faz a dor piorar é a realização de uma atividade física de maneira incorreta, sobrecarregando as articulações.

Cada movimento provoca dor em uma região do corpo


Entretanto, Saito explica que cada articulação costuma reagir de uma forma à movimentação do corpo: “A artrose da articulação entre o fêmur e a patela, por exemplo, dói geralmente na hora de descer a escada, já a do polegar, quando usamos objetos finos, como instrumentos de manicure”.

O profissional diz que é preciso treinar a musculatura para, assim, criar uma proteção para as articulações durante as atividades do dia a dia. Outras medidas que podem auxiliar na redução da dor são repouso, medicamentos que podem desacelerar o processo de desgaste, como a glicosamina associada à condroitina, e implantação de órteses. Casos mais graves podem necessitar de outras formas de tratamento, como cirurgias e infiltrações.  

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Mateus Saito

Dr. Mateus Saito

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 97445 / SP

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

21 comentários para "As dores causadas pela artrose podem ter fim ou são apenas controladas?"

jose costa pedreira

pessoa que sobre de artrose pode fazer caminhada?

Marilda Machado

Bom dia! Sofro de artrose no quadril (fêmur). Tomo Triancinolona de 2mg e Diacereína de 50 mg. Minha dúvida é a mesma do José Costa Pedreira. Posso fazer caminhada? Quais são os tipos de atividade física aconselháveis?

Marta faria da Silva de Freitas

Sinto muita dor no joelho tenho artrose

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Marta, é muito importante buscar ajuda de um ortopedista para que ele possa realizar exames e indicar o tratamento mais adequado para você. Até a próxima.

Vanilde

Depois dos 50 anos podemos fazer o uso de glucosamina/Condruitina como prevenção?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Vanilde, para que seja iniciado o uso de qualquer medicamento é de suma importância buscar ajuda de um profissional após exames será identificado o tratamento mais adequado para você. De acordo com a matéria é preciso treinar a musculatura para, assim, criar uma proteção para as articulações durante as atividades do dia a dia. Casos mais graves podem necessitar de outras formas de tratamento, como cirurgias e infiltrações. Até breve.

Maria de Lourdes de Souza

Sinto muitas dores no quadril nos joelhos nos tornozelos e também no encaixo da cabeça com os ombros

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria, conforme informado na matéria dor nas articulações é o principal sintoma da artrose. A doença também pode ser chamada de osteoartrose e osteoartrite. De acordo com Dr. Guilherme Maretti Franco de Campos a artrose não pode ser totalmente revertida, mas o tratamento adequado é capaz de amenizar os sintomas e retardar o avanço do desgaste. O quadro pode se estabelecer em pessoas de todas as idades, mas é mais comum a partir dos 50 anos, resultado do desgaste natural do corpo. Confira mais uma matéria com mais informações sobre a doença no link abaixo. Até a próxima.

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/artrose-causas-sintomas-tratamento

Jostina maria

Olá tenho artrose nos dois joelhos, sinto muitas dores. Qual o medicamento mais recomendado?Obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Jostina, de acordo com Dr. Guilherme Maretti Franco de Campos o tratamento da artrose se baseia no uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos para reduzir as dores, inflamação e incômodos articulares em geral, especialmente na fase aguda da doença, quando a dor é muito forte, e na prática de exercícios físicos de intensidade moderada e fisioterapia. De qualquer forma é de suma importância uma consulta presencial com seu médico antes de iniciar o uso de qualquer medicamento ou atividade física. Até logo.

glacira martins de moraes

Bom dia,,depois que fiz cirurgia da coluna e parei com atividade física (fazia pilates) passei a ter dores nos joelhos e até esporão calcaneo ,isso tem a ver com a cirurgia da coluna ?Porque a coluna nunca mais doeu,mas meu pé,dói demais e dói também o dorso do pé,e isso está me limitando,isso tem a ver com artrose?Já fui ao medico me receitam corticoide e fisioterapia ,corticoide está me fazendo muito mal e a fisioterapia melhora por uns dias e depois a dor volta.Gostaria que se possível os snrs nos dessem algumas orientações sobre como tratar esse bendito esporão,porque caminhada fica difícil e eu gostaria de ter uma vida normal.Desde já agradeço a atenção e o carinho de todos os snrs que são responsáveis por CUIDADOS PELA VIDA.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Glacira, você deve seguir o tratamento indicado pelo seu médico, se você não está obtendo resulta esperado você deve conversar com ele para que se possa identificar o tratamento mais adequado, amenizando assim o sintomas melhorando sua qualidade de vida. Até breve.

Jorge ortiz

Tenho muitas dores no joelho fui au médico só me passou fisioterapia e não tomo medicamentos nenhum

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Jorge, é muito importante seguir o tratamento indicado pelo profissional para que os sintomas sejam amenizados. Converse com seu medico para que se possa verificar a possibilidade de iniciar também o tratamento medicamentoso. Abraços.

Nilza

Onde encontrar a glucosamina associada a condruitina? Em qualquer farmácia? Obrigada.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Nilza, você pode consultar a rede credenciada do programa Cuidados Pela Vida no link abaixo. Até a próxima.

https://cuidadospelavida.com.br/farmacias

ORENI LICIA BARBOSA DA SILVA

Tenho dores intensa no joelho e quadril que está me limitando em tudo,fiz um exame PCR que deu 18.5. Tenho 59 anos. O que fazer?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Oreni, conforme informado na matéria dor nas articulações é o principal sintoma da artrose. Você deve procurar um ortopedista para que diante de exames seja identificado a causa dos sintomas e o tratamento mais adequado para você. Até breve.

Luciano Souza

Que medidas devo tomar para melhorar esse quadro ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Luciano, de acordo com o ortopedista Mateus Saito, ambos os mecanismos podem ser controlados com medicamentos e, principalmente, exercícios físicos e mudanças de hábitos do dia a dia, dependendo do grau de desgaste das articulações. Procure um ortopedista para que seja indicado o tratamento mais indicado para você. Até logo.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.