Dor no joelho: é comum sentir incômodo nas articulações em dias frios?


  • +A
  • -A

Muitas pessoas sentem dor nas articulações, principalmente nos joelhos, quando o frio chega e isso não é apenas coincidência ou uma associação errada. Existe mais de uma explicação para o frio provocar incômodo nas articulações. Uma delas está ligada à vasoconstrição, que é a diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos.  

“Sim, é comum sentir incômodo nos joelhos no frio. A vasoconstrição ajuda a explicar isso. É um fenômeno que ocorre para manter a temperatura corporal no frio. A vasoconstrição diminui a chegada de sangue nas extremidades, deixando-as mais suscetível à dor. Com o aumento do trabalho muscular, a fadiga dos mesmos pode intensificar ainda mais a dor”, informa o ortopedista Lúcio Nakada.

 

Pacientes com osteoartrite sofrem ainda mais com frio

 

A maior contração dos músculos que ocorre no frio para manter a temperatura corporal e o aumento da taxa metabólica também podem causar mais dores quando a temperatura cai. “Vale ressaltar que os joelhos não são os únicos atingidos. As articulações do corpo mais distantes, em geral, o que também inclui mãos e pés, são as mais atingidas”, ressalta Nakada.

Além disso, o frio também compromete o líquido que lubrifica as articulações (líquido sinovial), deixando-o mais espesso. Isso dificulta a movimentação, já que o deslizar das articulações fica prejudicado. Todos esses fatores já são suficientes para afetar pessoas normais e, portanto, influenciam ainda mais os sintomas dos pacientes com alguma doença articular, como a osteoartrite.

 

Atividade física pode ajudar a evitar dores articulares no frio

 

Para tentar evitar o aparecimento ou intensificação das dores articulares nos períodos de frio, recomenda-se adotar um programa de atividades físicas, pois isso ajuda a melhorar a irrigação sanguínea, o controle muscular e a flexibilidade. Já quem quiser amenizar as dores sentidas no frio, pode apostar na aplicação de bolsa de água quente no local acometido.

 

Dr. Lucio Nakada é ortopedista e traumatologista e atua em São Paulo. CRM-SP: 87965

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Lucio Nakada

Dr. Lucio Nakada

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 87965 / SP

TAGS
atividade-fisica
dor-no-joelho
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

11 comentários para "Dor no joelho: é comum sentir incômodo nas articulações em dias frios?"

Dr Jorge kishikawa

Como médico do esporte e experiência em traumatologia do hospital geral do exercito, acredito que esta matéria foi oportuna sucinta e mui bem explanada pelo colega ortopedista.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Dr. Jorge, o Programa Cuidados pela Vida agradece. Abraços.

André Kiryu

Matéria interessante, com uma linguagem simples e de fácil entendimento.Agradeço pela informação.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi André, ficamos felizes que tenha gostado. Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

vanda Dutra Fernandes

Tenho osteoartrite nos joelhos há bastante tempo. Sofro muito no inverno. Dores fortes e desequilíbrio ao caminhar.

Dr Pedro Guimarães

Interessante e explanativo. Assunto corrente em qualquer âmbito de cuidado à saúde. Parabéns.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Dr. Pedro, ficamos felizes que você tenha apreciado a matéria. Abraços.

Eduardo O’Donnell

Mui interessante explicaçao. Muito obrigado!! Parabens

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Eduardo, ficamos felizes que você tenha gostado! Abraços.

Silvana Santana

Olá… tenho meus joelhos comprometidos, amo fazer caminhada na praia. Isto compromete? ainda tomo os medicamentos. obrigada.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Silvana. É crucial consultar seu médico para que seja identificado os exercícios mais adequado para você de acordo com suas necessidades. Com o devido acompanhamento junto ao especialista e a indicação do tratamento, é possível amenizar os sintomas e trazer grande melhora na sua qualidade de vida. Até logo.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.