Dor na coluna pode ser um sintoma de osteoartrite?


  • +A
  • -A

A dor na coluna, assim como em outras regiões do corpo, é um sintoma marcante em um quadro de osteoartrite. Esta doença consiste no desgaste da cartilagem que protege os ossos, o que aumenta o risco deles se deteriorarem em função do atrito causado pela movimentação do corpo. A dor surge como consequência, podendo ser óssea, articular e muscular.

 

Dor e demais sintomas da osteoartrite

 

“Sim, a dor na coluna pode ser um sintoma de osteoartrite, embora a dor de partes moles, como a dor muscular, seja também frequente”, afirma o geriatra Ricardo Komatsu. Dor no joelho, quadril, mãos e articulações no geral também é muito comum neste quadro. Outros sintomas relevantes: inchaço, crepitação, rigidez e sensibilidade no local acometido.

Segundo o especialista, a dor propriamente dita compromete o bem estar do paciente como um todo e as complicações variam de acordo com a evolução de cada paciente. Como a doença costuma acometer com mais frequência pessoas idosas, que são mais frágeis, todos os sintomas e complicações decorrentes se tornam mais preocupantes.

 

Tratamento da osteoartrite para controlar os sintomas

 

Para controlar a dor nas costas e os demais sintomas, além do avanço da doença, é essencial a utilização de medicamentos capazes de aliviar os incômodos e de retardar a degeneração da cartilagem. “Os condroprotetores contribuem para o metabolismo da cartilagem e analgésicos e anti-inflamatórios podem minimizar os sintomas”.

O tratamento fisioterápico também permite o alívio da dor, assim como medidas que visam o reequilíbrio muscular e postural. “É essencial ainda o controle do peso, com o balanceamento das atividades físicas e profissionais, e boa alimentação, no intuito de combater os excessos sobre as articulações”, completa Komatsu.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Ricardo Komatsu

Dr. Ricardo Komatsu

Geriatria

CRM: 56604 / SP

TAGS
dor-nas-costas
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

23 comentários para "Dor na coluna pode ser um sintoma de osteoartrite?"

maria francilene Rebelo Silva

o meu problema e dor na lombrar.Minha ressonancia deu abaulamento discal.Nao consigo vesti calcinha so com ajuda.To fazendo fisioterapia resultado pouco.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria. Para amenizar os sintomas de forma eficaz e completa é importante continuar seguindo o tratamento prescrito pelo seu médico. Desejamos sucesso no seu tratamento. Abraços.

Jose Cleilson Coelho

Sinto dores na lombar,tenho etnia de disco,três. Fui orientado pelo médico fazer algumas sessões de fisioterapia e fortalecimento das pernas.Minha ernia comprime de fora pra dentro,ou seja,minha medula….

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, José. Obrigado pelo comentário. Ficamos muito felizes em saber que já esteja em tratamento, esse é um passo crucial para a melhora na qualidade de vida, podendo também auxiliar o tratamento com alguns hábitos simples que os especialistas indicam, como a prática de atividades físicas regularmente, realização de exercícios de alongamento e para fortalecimento da musculatura abdominal e paravertebral, e também a correção da postura corporal, são medidas muito importantes. Desejamos melhoras e progresso no tratamento! Até breve.

Tania Regina

Tenho espondilite lombar é necessário uma cirurgia

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Tania. Segundo os médicos, a cirurgia é indicada, caso seja necessário substituir a articulação do quadril. Portanto, é importante que questione o doutor sobre essa possibilidade, pois com os exames, ele dará informações mais completas. Desejamos sucesso! Até mais.

Marcia Coelho

Tenho diagnosticado artrite e osteopenia. Sinto muitas dores nas articulações, especialmente, ombro, quadril e nas mãos. Estou fazendo caminhada e alguns exercícios físicos. Tem algum problema?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Marcia. É importante que você pratique atividades físicas, com indicação e acompanhamento de um especialista, de acordo com suas necessidades, conhecendo seus limites. Não deixe de buscar atendimento profissional para iniciar o tratamento mais adequado, e assim trazer melhor qualidade de vida para você. Desejamos sucesso. Abraços!

Vilma Esteves Portella

Tenho osteoartrite nos joelhos e coluna, não faço nenhum tratamento e nem tomo remédios. Fiz por muito tempo, tratamento no HC, mas não melhorou. Fui orientada para fazer academia, mas é muito complicado aos 71 anos frequentar. Não tenho tempo ainda cuido dos netos, estou tentando passar para à mãe cuidar mas está difícil. Um não quer ir e diz que é nosso filho. Fica conosco direto, nem quer ir pra casa dele. O que me orienta para melhorar as dores.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Vilma. O uso de medicação específica, conforme dito na matéria, “é essencial pois são capazes de aliviar os incômodos”. O ideal é que você passe em consulta com seu médico para retomar o tratamento. Abaixo, segue link de matéria que poderá lhe auxiliar. Até a próxima.
https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/ossos/erros-no-tratamento-da-osteoartrite

ailton da silva

bom dia.questao de um mes e meio eu levei um tombo de uma laje de 3,10 mts de altura,na hora comecei a sintir muitas dores nas costas,nao conseguia nem deitas na cama,so com ajuda das pessoas familia,isso foi num sabado quando foi no domingo resolvi ir ao medico .ele me deu um injeçao e fiz um ressonancia, e ele me disse que nao afetou nada ,mais continuei a sentir muitas dores ,voltei la e tomei outra injeçao com nome voltarem,ai eu passei a tomar alginaque 1000,melhorou as dores ,mas eu nao posso pegar nehum peso que volta a doer,quinta dia 31/07/2019 fui ao ortopedista e le me disse que estou com tendinite e pediu para fazer uma ultrasonografia do ombro dir.eu gostaria saber se isso procede,porque eu levei foi um tombo e cai de costa da laje.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Ailton. Imaginamos que esteja passando uma situação difícil, pois uma queda como esta, pode afetar muitas partes do corpo, por isso é importante que retorne o contato com seu médico, relate todas as dificuldades a ele, e fique atento às orientações prescritas nas consultas, pois ele é o profissional habilitado para a realização de diagnóstico, e poderá esclarecer suas dúvidas referente ao seu tratamento. Estamos contentes que já tenha procurado o médico, que já esteja em tratamento, este é um passo fundamental para a melhora. Recomendamos que siga as orientações do médico, e todas as indicações. Torcemos para que você tenha sucesso no tratamento! Até breve.

Jandyra Diniz

Excelente materia!Gostaria de fazer uma pergunta ao Especialista.Fui diagnostocada, apos fzr ressonância, com 3 hernicas de disco, Artrose, e degeneração na Lombar.Sinto dores, e meus medicamentos sao: Dorene, Calcio, e Motilex.Estao corretos?Alem dos medicamentos, faço Acupuntura e caminhada de 1hr. Diariamente.Pq, mesmo assim, ainda sinto dores?Tenho 63 anos, 1,68m de altura, e peso 60 kg.Obrigada por sua resposta!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Jandyra. Estamos muito felizes que tenhamos agradado, e igualmente felizes em saber que já esteja em tratamento e está empenhando-se para manter bons hábitos, são atitudes importantes e desejamos que tenha progresso. Recomendamos que retorne ao seu médico e informe sobre essas dúvidas, pois com a consulta presencial e em posse dos exames, ele poderá esclarecer todas as suas dúvidas. Desejamos sucesso no tratamento! Até a próxima.

Larina Ferreira de Mello

Tenho artrose na coluna cervical, e osteoporose na coluna lombar. Que tipo de exercício posso fazer? Já tomo ARTROLIVE e Colageno Mas sinto falta de exercícios !!!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Larina. Como em outras doenças, o mais importante é passar por uma avaliação médica antes de adotar uma rotina de treinos, pois os exercícios físicos devem ser indicados por um médico especialista, de acordo com suas necessidades e conhecendo seus limites. Desejamos um ótimo tratamento para você. Abraços!

Ângelo

Tenho 43 anos. Sinto dor nas costas e incômodo nos joelhos e as pernas pesadas qnd subo escadas isso pode ser artrose

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Ângelo. O ideal é que você procure orientação médica para avaliar melhor os sintomas que sente e solicitar exames se necessário, para um diagnóstico seguro. Segue abaixo uma matéria com informações sobre dor nas costas: https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/dores-no-corpo/dor-nas-costas-causas. Até logo.

Rogério Ragnini

bom dia, tenho artrose nos joelhos devido a desgastes de futebol e sobrepeso, e agora começou dores na coluna também, como faço para aliviar essas dores intensas…..alem de tomar artrolive.Att. Rogério Ragnini

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Rogério. De acordo com o especialista Mauricio Raffaelli, “Fazer compressas de água fria e quente, o consumo de alimentos que possuem naturalmente propriedades anti-inflamatórias, como alho, gengibre e salsão, além daqueles que possuem ômega-3, é outra forma de buscar amenizar a dor nas articulações”. Confira o link abaixo. Enviamos um e-mail privado para obtermos mais informações sobre a situação. Desejamos melhoras! Até breve.
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/amenizar-dores-osteoartrite-inverno

Marina Rosa

em 2013 fiz uma cirurgia de coluna na qual tem o 4 pinos sinto muitas dores na lombar cervical quadril pernas e pés toma medicamento osteoform 70mg os-cal d 500 tenho muitas dificuldades de realizar minhas tarefas diárias até mesmo das atividades física .obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Marina. Mesmo após o procedimento cirúrgico, é importante continuar o acompanhamento médico . Orientamos que se atente ao período que as dores se estabelecem para notificá-lo. Estimamos melhoras!

Marina Rosa Dias

esqueci de dizer minha idade tenho 67 anos

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.