Dor nas articulações ao acordar é um sintoma da osteoartrite?


  • +A
  • -A

Com o passar dos anos, a cartilagem que protege as articulações começa naturalmente a se desgastar, num processo que pode resultar em uma doença chamada osteoartrite, que causa dor nas articulações. Esse desgaste pode ser acelerado por uma série de fatores, como lesões ósseas, obesidade e também a idade, já que quanto mais idoso, maior tende a ser o problema.

Osteoartrite provoca dor e inchaço nas articulações


Sentir dor nas articulações ao acordar pode ser resultado do desenvolvimento da osteoartrite. Esse, no entanto, não é o único sintoma da doença. “Normalmente, as pessoas também podem ter crepitação,
 inchaço, deformidades e rigidez das articulações acometidas”, acrescenta a reumatologista Marcelle Leal.

Para evitar que a osteoartrite comece a incomodar logo pela manhã é importante adotar algumas medidas para aliviar a dor articular. “Levantar da cama da forma correta, com calma, e fazer alongamentos auxiliam na diminuição da dor“, recomenda a especialista. Ao se levantar, deite de lado e utilize os braços para se sentar na cama.

Tratamento da osteoartrite deve ser feito com reumatologista


Segundo a profissional, procurar um médico para fazer o diagnóstico correto é essencial para o controle da doença. “Vale lembrar que a osteoartrite é a mais comum das formas de artrite e, portanto, é necessário diferenciá-la de outras doenças articulares. O reumatologista é o especialista mais indicado para diagnóstico e tratamento”, destaca Marcelle.

O tratamento, geralmente, é feito com o uso de medicações anti-inflamatórias para reduzir o inchaço e condroprotetoras para impedir que a cartilagem continue sendo degradada. Para resultados ainda melhores, é essencial associar os remédios à prática de atividades físicas de baixo impacto, como natação e hidroginástica, e à perda de peso nos pacientes com sobrepeso ou obesos.

Dra. Marcelle Leal é reumatologista, graduada pela Universidade Iguaçu e atua na Policlínica Granato, no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 5289171

Foto: Shutterstock

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

6 comentários para "Dor nas articulações ao acordar é um sintoma da osteoartrite?"

Maria da Graça Presser Albo

Muito esclarecedor, obrigada!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria da Graça, ficamos felizes que você tenha gostado! Abraços.

Fátima Canalli

Gostei ,

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Fátima, continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

NELMA

meu pai tem osteoartrite no quadril, e sofre muito com dores, faz fisioterapia, medicamento pra dor e artrogen duo, mesmo assim as dores não regride.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Nelma, para mais informações a respeito deste produto entre em contato com nossa Central de Atendimento Aché através do telefone 0800 701 6900, de segunda à sexta-feira, exceto feriados, das 8h00 às 17h00 ou através do e-mail cac@ache.com.br. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.