É verdade que as doenças inflamatórias ou degenerativas como artrite e artrose pioram no frio? Descubra!


  • +A
  • -A
Imagem do post É verdade que as doenças inflamatórias ou degenerativas como artrite e artrose pioram no frio? Descubra!

A osteoartrite, também chamada de artrose, é uma doença que ataca as juntas e as cartilagens. A doença consiste na inflamação das juntas (artrite) e no desgaste das articulações e alterações ósseas (artrose). As causas desses problemas estão muito ligados a fatores genéticos, mas também a movimentos repetitivos, exercícios físicos mal feitos, obesidade e ao envelhecimento do corpo.

As dores causadas pela osteoartrite podem comprometer a realização de atividades simples do dia a dia, como abrir um pote e fazer uma caminhada. E quem sofre com a doença sabe bem que basta chegar o inverno ou as temperaturas abaixarem um pouco para as dores aumentarem consideravelmente.

Dor de inverno

Acredite, isto não é mito, nem lenda. As baixas temperaturas tendem a piorar a sensação de dor e rigidez articulares, causadas pela artrite e artrose. Segundo o reumatologista Eduardo Meirelles, “as possíveis explicações seriam o efeito físico do frio causando maior sensibilização das terminações nervosas nas articulações e mudanças da viscosidade do líquido lubrificante das articulações”.

Pacientes com artrite devem ficar de olho em doenças típicas do outono e do inverno, como a gripe, porque a artrite apresenta uma alteração da imunidade. Isto torna mais fácil contrair doenças infecciosas, que podem ter seus sintomas intensificados. A prevenção é de extrema importância, como aponta Meirelles: “todos os pacientes portadores de artrite devem ser precocemente vacinados contra os vários tipos de vírus da gripe, independentemente da sua idade.”

Não se exponha ao frio

Para diminuir a dor e o desconforto no frio, é fundamental não se expor às baixas temperaturas e cobrir todo o corpo com roupas quentes, incluindo meias, luvas e toucas apropriadas. Se possível, procure esquentar o ambiente de casa e do trabalho.

Eduardo de Souza Meirelles é reumatologista, formado pela Faculdade de Medicina da USP e atua em São Paulo. CRM-SP: 30021

TAGS
artrite
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

6 comentários para "É verdade que as doenças inflamatórias ou degenerativas como artrite e artrose pioram no frio? Descubra!"

Altair de Sousa

REALMENTE. UM SOFRIMENTO. PELO MENOS SINTO DORES EM TODA A REGIAO DOS JOELHOS. FICA SEM CONDIÇOES DE ATIVIDADES. DIVERSAS.

Cuidados Pela Vida

Olá Altair, essa sensação parece incomodar muito. Recomendamos que você consulte um especialista para avaliação completa do quadro informado. Para diminuir a dor e o desconforto no frio, é fundamental não se expor às baixas temperaturas e cobrir todo o corpo com roupas quentes, incluindo meias, luvas e toucas apropriadas. Melhoras.

Maria jose simao

Gostaria de saber de um reumatologista se quem tem artrose pode tomar a vacina de febre ammarela?

Cuidados Pela Vida

Oi Maria José, compareça a unidade de saúde mais próxima de sua residência, leve sua carteirinha de vacinação e informe os medicamentos que você utiliza, assim eles poderão te orientar adequadamente. Abraços.

Rayanna Correia

E nessa fase do frio é importante continuar praticando atividade física (Hidroginástica piscina aquecida , pilates )?

Cuidados Pela Vida

Oi Rayanna, temos em nosso site algumas matérias com informações que podem te auxiliar com esta dúvida, segue os links:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/dores-articulacoes-frio
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/dores-nas-articulacoes-frio
Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.