O que fazer para detectar a osteoporose na fase inicial?


  • +A
  • -A
Imagem do post O que fazer para detectar a osteoporose na fase inicial?

A osteoporose é uma doença silenciosa e por isso muitas vezes só é diagnosticada em estágio avançado, o que diminui significativamente as chances de sucesso do tratamento. Todavia, é possível detectar a doença em sua fase inicial, o que é fundamental para evitar ao máximo a perda de massa óssea.

Densitometria óssea e diagnóstico precoce de osteoporose


“A densitometria de rotina deve ser realizada em homens a partir dos 70 anos de idade, nas mulheres, a partir da menopausa ou antes, e em situações especiais, para que a osteoporose seja detectada ainda em sua fase inicial”, comenta a endocrinologista Mariana Guerra. “Contudo, a doença normalmente se manifesta já em casos avançados, com dor por fratura, principalmente, mesmo com traumas menores”.

Principal exame que diagnostica a osteoporose, a densitometria óssea, assim como sugere o nome, avalia a densidade dos ossos, indicando quando eles estão mais frágeis e quando a perda de densidade ainda está no estágio inicial. É indicado para homens e mulheres com mais de 50 anos de idade, com ou sem histórico de osteoporose na família. Deve ser feito anualmente para diagnóstico ou controle.

Tratamento e consequências da osteoporose


Para que o tratamento tenha sucesso, é ideal identificar a doença óssea ainda na fase de osteopenia. Se isso for realizado, inicia-se o tratamento com cálcio e vitamina D, evitando a evolução do quadro para osteoporose. “Quanto antes iniciarmos o tratamento, para osteopenia ou osteoporose, a chance de melhorar a qualidade e a quantidade de massa óssea é maior. Com isso, reduz-se o risco de fraturas”.

A osteoporose é considerada grave devido à mortalidade proveniente das fraturas comuns nas pessoas de idade mais avançada que possuem a doença. “Portanto, diagnosticar a osteoporose tardiamente gera o risco de fraturas, principalmente na coluna e fêmur”. Mesmo que não haja fraturas, a doença pode causar dores, diminuição da estatura e postura curvada.

Dra. Mariana Guerra é endocrinologista, formada pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória e atua em Vitória (ES). CRM-ES: 7019

Foto: Shutterstock

TAGS
calcio
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "O que fazer para detectar a osteoporose na fase inicial?"

SUELY

bom dia! tenho 56 anos e estou na menopausa ha 3 anos. fiz a densitometria ossea e diagnosticou osteoporose no femur com desgate de 1.5.na coluna desgaste de 3.0fiquei mt preocupada e irei levar o resultado para minha medica avaliar.Estas taxas de desgastes nos ossos ja é considerada muito alta?obrigadaaguardo respostaattsuely

Cuidados Pela Vida

Olá Suely, a osteoporose é um perigo iminente quando se está na menopausa. É muito importante que você realize exames regulares para que seu médico lhe indique o melhor tratamento. Abraços

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.