É possível desenvolver osteoartrite ainda na juventude?


  • +A
  • -A

A osteoartrite, uma doença doença multifatorial de componente inflamatório da cartilagem e ossos, é mais comum em idosos, certo? Nem sempre. “Uma parcela da população portadora da doença é de jovens”, afirma o ortopedista Marcos Britto. Saiba por que isso ocorre e veja dicas de como evitar e tratar a osteoartrite na juventude.

Osteoartrite pode atingir a todos

Apesar da doença ser comum no público idoso, crianças e adolescentes podem desenvolver osteoartrite. “Existem diversas possibilidades, desde predisposição genética até casos em que o paciente lesionou o local e desenvolveu, por consequência, a doença”, explica. Conheça os motivos mais a fundo:

– Predisposição genética: se o jovem tem histórico na família de doenças ósseas, a chance de desenvolver é grande;

– Lesão de movimentos repetitivos: jovens atletas têm maior chance de apresentar osteoartrite, pois o esforço repetitivo com uma certa articulação pode desgastar o osso;

– Sedentarismo: ao contrário do esforço repetitivo, ficar muito tempo parado (como ficar horas de frente para o computador e não praticar atividades físicas) é prejudicial para a saúde dos ossos, principalmente para a coluna.

Como fazer para evitar e tratar a doença?

Segundo Marcos, a dica para prevenir e tratar a doença começa com uma consulta com o ortopedista. “Ele vai analisar seu caso e indicar o tratamento adequado, com o uso de alimentos e medicamentos essenciais”, explica, listando algumas recomendações básicas para evitar e tratar doenças como a osteoartrite: “Pratique atividades físicas regularmente, consuma alimentos com cálcio todos os dias e tome 15 minutos de sol sem o uso de filtro solar”.

Dr. Marcos Britto é médico ortopedista, especialista e membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT; membro titular da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte. CRM-RJ 52.53862-0  http://www.marcosbritto.com

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

8 comentários para "É possível desenvolver osteoartrite ainda na juventude?"

José Jacinto Madeira

Eu estou com este problema, passei pelo ortopedista e estou tomando medicamento até o presente momento ainda sinto muita dor

CUIDADOS PELA VIDA

Oi José, termine o tratamento que o médico prescreveu, caso os sintomas persistam é recomendável que você retorne com o médico para uma reavaliação. Abraços.

Marcello Cesar

Senhores. Não fui diagnosticado com este problema, o meu é tendinopatia em membros superiores e inferiores., o que tomo para as dores é suco de Noni e, me faz muito bem. Sei que a ANVISA não recomenda, mas a alguns anos utilizo e não senti mais nenhuma dor.

Diógenes Fernandes Marra

Fiz ressonância magnética do joelho direito, devido a dores, e esta acusou leve redução do espaço femorotibial medial, redução da espessura condral na área de compartimento femorotibial medial, com áreas de exposição óssea cortical no platô tibial, associadas a edema ósseo subcondral; leve redução da espessura condral na área de carga do compartimento femorotibial lateral; leve redução da espessura condral da troclear; rotura obliqua no corpo posterior do menisco medial, com extensão ao corpo meniscal, e leve retificação na margem livre no corpo desse menisco.Pergunto: é necessário operar o menisco?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Diógenes, leve o resultado do exame para o médico que o solicitou, assim ele irá esclarecer suas dúvidas e indicará a conduta adequada para o seu caso. Abraços.

Aniba

Estou tomando cálcio preparado e vitamina que faz o cálcio funcionar melhor , o sol não consigo tomar fico queimada pele feia , estou sem nenhuma dor .

JULIANA

Quais os sintomas? Tenho dores no osso do pé, nessa parte mais gordinha, o peito do pé, nessa parte que pisamos no chão, a mais de um ano e as vezes doí tanto que chega a latejar e a esquentar, seria um sintoma?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Juliana, temos em nosso site algumas matérias com informações que podem te auxiliar, segue os links:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/sintomas-osteoartrite-tratamento-abandonado
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/o-que-e-osteoartrite-primaria
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.