Produtos derivados do leite perdem cálcio, em comparação à bebida pura?

  • +A
  • -A

Para garantir que o corpo receba as quantidades necessárias de cálcio para a proteção e o fortalecimento dos ossos, os nutricionistas e médicos recomendam manter uma alimentação rica em leite. Mas, será que a indicação também vale para os produtos derivados do leite ou será que eles apresentam níveis menores de cálcio?

Fabricação de produtos derivados do leite não afeta quantidade de cálcio


Segundo a nutricionista Leticia Callado, durante a fabricação dos derivados, não há perda de cálcio. “O que pode impactar é a composição do alimento. O leite desnatado, com uma porção de 200 mililitros, contribui com 230 miligramas do nutriente, enquanto uma porção de 30g de queijo tipo muçarela contribui com 150mg”, explica a profissional.

Avaliando a composição dos dois alimentos, o queijo muçarela tem maiores quantidades de gordura, apesar de também ter cálcio. De acordo com a especialista, os nutricionistas sempre irão indicar as fontes mais saudáveis, ou seja, irão preferir que seus pacientes de alimentem da bebida pura e deixem de lado os produtos derivados do leite, dependendo da composição.  

Produtos industrializados podem ter excesso de sódio e gordura


Pela mesma razão, os nutricionistas também aconselham os pacientes a ter atenção ao comprar e consumir produtos industrializados. “Os alimentos industrializados enriquecidos com cálcio sempre apresentam teor elevado, porém vêm acompanhados de excesso de açúcar, gordura e sódio”, alerta a nutricionista Caroline Codonho. Dependendo do quadro de saúde e da presença de alguma doença, como diabetes e colesterol, esse excesso pode ser prejudicial.

Além do leite, para manter bons níveis de cálcio no organismo, é possível recorrer a outras fontes, como aveia, tofu, feijão, sardinha, castanhas e folhas verde-escuras. Algumas pessoas não conseguem ingerir a quantidade necessária de cálcio e podem conversar com um profissional sobre o uso de suplementação.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Leticia Callado

Leticia Callado

Nutrição

CRM: CRN-3: 40990 / SP

TAGS
calcio
suplementos
vitamina-d

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Produtos derivados do leite perdem cálcio, em comparação à bebida pura?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.