Saiba como é feita a densitometria óssea, o exame que diagnostica a osteoporose


  • +A
  • -A

Pessoas com suspeita de osteoporose podem recorrer a um exame moderno para um diagnóstico preciso. É a chamada densitometria óssea, que utiliza uma técnica de dupla emissão de fótons e raios X, conhecida como Dexa, para avaliar a densidade mineral dos ossos do corpo.

O exame é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o melhor para este tipo de diagnóstico, desde 1994. Ele é realizado em aparelhos sofisticados e é capaz de detectar, em cerca de dez minutos, a diminuição da massa óssea e a possibilidade de fraturas. É indicado para mulheres acima de 65 anos e homens acima de 70. Abaixo desta faixa etária, pessoas com histórico familiar, com fraturas prévias ou fumantes também devem fazer a densitometria óssea.

Indolor e rápido

O exame deve analisar pelo menos dois ossos, como afirma a reumatologista Regina Von Kirchenheim: “Frequentemente analisamos o colo do fêmur e a coluna lombar, mas quando algum desses lugares estão impossibilitados de serem analisados, podemos usar ainda o antebraço para análise.”

O procedimento é bem parecido com o dos exames de raio X. O paciente deita em uma espécie de mesa que emite radiação. Uma parte da máquina deverá se movimentar pela área a ser verificada sem tocar no paciente e sem lhe causar dor. Enquanto isso, ela capta a radiação e transmite os dados a um computador, que fará toda a análise da densidade óssea.

Sem riscos à saúde

O aparelho não oferece riscos à saúde, já que os valores da radiação são baixos e é equivalente à quantidade que uma pessoa recebe no dia a dia. “A densitometria óssea é diferente das radiografias porque o nível de irradiação é aproximadamente 10 vezes menor. É um exame indolor que não requer nenhuma preparação especial, nem jejum”, conta a reumatologista. Ele fica pronto cerca de 20 minutos depois do procedimento, mas é preciso esperar pelo laudo emitido por um médico, o que pode demorar até 48 horas.

 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Regina Alice Fontes Von Kirchenheim

Dra. Regina Alice Fontes Von Kirchenheim

Reumatologia

CRM: 15137 / DF

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Saiba como é feita a densitometria óssea, o exame que diagnostica a osteoporose"

Sonia

Tenho muitas dores nos joelhos e coluna, que tipo de exames posso fazer.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Sonia. Você deve buscar uma consulta com o ortopedista para que seja identificado a causa dos sintomas, e assim, iniciar o tratamento mais adequado. Dessa forma será possível amenizar os sintomas e trazer grande melhora na sua qualidade de vida. Até breve.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.