Deformações nos ossos são consequências comuns da osteoporose?


  • +A
  • -A

A osteoporose consiste na perda muito significativa de massa óssea, o que acarreta na fragilização dos ossos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, a redução da massa dos ossos é natural, à medida que se envelhece, e a osteoporose configura uma exacerbação nesse processo. Em geral, a osteoporose não costuma gerar deformações nos ossos, mas isso pode acontecer.     

Deformações nos ossos da coluna é a mais comum em um quadro de osteoporose


“As deformações nos ossos são consequências mais relacionadas à osteoartrite do que à osteoporose. A osteoartrite leva a deformação nas mãos, pés, joelhos e regiões coxofemorais. As deformações que surgem com a osteoporose são consequência das fratura ósseas, principalmente das vértebras torácicas, que acabam determinando a
acentuação da cifose dorsal”, explica o geriatra José Eduardo Martinelli.

A cifose dorsal (vulgarmente chamada de corcunda) é uma curvatura anormal na coluna que pode ser percebida mais frequentemente em alguns idosos. “A principal deformidade óssea que podemos ver num paciente com osteoporose é o aumento da curvatura da coluna torácica, ou seja, um aumento da cifose, com consequente redução de estatura”, informa a geriatra Aline Ferreira.

Segundo a especialista, tal fenômeno decorre de uma redução da região anterior dos corpos vertebrais, por conta da massa óssea diminuída. “Isso resulta em compressão e colapso dessas vértebras, o que determina uma série de deformidades na coluna e modificações posturais – dentre as quais se pode destacar o aumento da cifose torácica”, afirma a médica.

Tratamento contra a osteoporose


Para evitar essa e outras complicações da osteoporose, é imprescindível adotar o tratamento adequado, que consiste no uso de medicações específicas, prática de atividade física, consumo de nutrientes importantes para a saúde óssea (principalmente cálcio e vitamina D) e cuidados rotineiros para evitar quedas e possíveis fraturas.  

 

Dados Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia: https://sbgg.org.br/osteoporose-a-doenca-silenciosa/

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. José Eduardo Martinelli

Dr. José Eduardo Martinelli

Geriatria

CRM: 27875 / SP

Dra. Aline Ferreira Bandeira de Melo

Dra. Aline Ferreira Bandeira de Melo

Geriatria

CRM: 12235 / GO

TAGS
ossos
osteoartrite
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Deformações nos ossos são consequências comuns da osteoporose?"

Maria Helena

Boa noite, minha mãe está com osteopenia e inicio de osteoporose, e calcificação na parte lombar da coluna, e entortou a coluna para o lado. Esta calcificação é devido ao que? ela tem 95 anos, é devido a idade? obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Maria. Para cuidar da saúde dos ossos, é fundamental manter o acompanhamento médico regular. Assim é possível diagnosticar possíveis alterações desde seu início, permitindo um tratamento adequado e mais qualidade de vida. O profissional poderá investigar a fundo o caso possibilitando uma melhor análise. Desejamos sucesso no tratamento da paciente. Até logo.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.