Deformações na coluna são sempre um sinal da osteoporose em idosos?

  • +A
  • -A

A osteoporose é uma doença que afeta a saúde dos ossos, sendo mais comum a partir dos 40 ou 50 anos de idade. O problema só costuma causar sintomas quando a fragilidade do osso leva a uma fratura, o que acaba atrapalhando o diagnóstico precoce e dificultando a prevenção de suas complicações. Entre elas estão as deformações na coluna.

Fragilidade dos ossos favorece deformações na coluna vertebral


“A osteoporose causa deformidades por perda da altura da vértebra de maneira irregular por causa de fraturas ou microfraturas. O achatamento das vértebras causa a deformidade conhecida como
hipercifose ou corcunda. Algumas vezes isso acontece de forma muito gradual, o que não chega a causar uma dor forte, mas sim uma dor leve e persistente”, afirma o ortopedista Sérgio Drumond. 

Porém, nem sempre a osteoporose é a causa dessas deformações em idosos. “Algumas doenças reumáticas e degenerativas, como a osteoartrite e a espondilite anquilosante, causam as mesmas deformidades”, aponta o profissional. Traumas ósseos também podem estar por trás do problema, sendo necessário se consultar com um especialista para uma avaliação. 

Medicações para osteoporose podem evitar piora nas deformações


De acordo com o médico, no caso da osteoporose, a única forma de corrigir as deformações já instaladas é a cirurgia. No entanto, existem formas de evitar que o quadro se agrave. “A fisioterapia e o pilates, junto com a
medicação da osteoporose específica para cada caso, podem impedir a piora progressiva ou diminuir o ritmo da piora”, avalia o ortopedista. 

Cada tipo de medicamento utilizado no tratamento da osteoporose age de uma maneira diferente, mas todos têm a meta de melhorar a resistência óssea. O especialista também pode indicar a realização de reposição hormonal, suplementação de cálcio e vitamina D e a prática regular de atividades físicas. 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Sérgio Drumond Junior

Dr. Sérgio Drumond Junior

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 32394 / MG

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Deformações na coluna são sempre um sinal da osteoporose em idosos?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.