Como saber se uma crepitação é sintoma da osteoartrite?


  • +A
  • -A

Apesar da dor ser o principal sintoma da osteoartrite, outras manifestações da doença também merecem destaque, como a crepitação, definida por uma sensação incômoda, como se houvesse areia nas juntas. No entanto, nem sempre a crepitação nas articulações aponta para um quadro de osteoartrite. Para que descobrir se existe relação entre ambos, é necessário investigar mais à fundo.    

Crepitação e osteoartrite

 

“Para saber se uma crepitação está relacionada a um quadro de osteoartrite, é preciso buscar o auxílio de estudos radiológicos, como raio-X e tomografia, por exemplo. Em alguns casos, é necessária a realização até mesmo de ressonância magnética”, informa a reumatologista Regina Ferreira.

Conforme explica a especialista, a crepitação pode indicar o atrito entre as articulações, o que levaria a pensar que estas têm menor “lubrificação” que o normal. Sendo assim, estaria compatível com quadro de osteoartrite.

Tratamento da osteoartrite

 

Caso se descubra através da crepitação sentida que há um quadro de osteoartrite em curso, se torna necessário iniciar o tratamento o quanto antes, a fim de controlar o desgaste progressivo das cartilagens, que compromete ossos e articulações. A osteoartrite não tem cura, mas com tratamento adequado é possível desacelerar a progressão da doença, amenizar os sintomas e manter uma qualidade de vida satisfatória.

O tratamento da osteoartrite se baseia no uso de medicamentos para amenizar as dores e retardar o desgaste da doença; consumo de nutrientes importantes para a saúde dos ossos; e prática regular de atividades físicas de baixo impacto (pilates e fisioterapia são terapias importantes nesse sentido).  

 

Dra. Regina Ferreira é reumatologista, graduada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos e atende em São Paulo. CRM-SP: 72550

Foto: Shutterstock

TAGS
dor-no-joelho
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

17 comentários para "Como saber se uma crepitação é sintoma da osteoartrite?"

Ana Lucia lima

Ao fazer movimento c á cabeça de um lado p o outro , p frente e p trás percebo o barulhinho como se fosse areia. Mas tenho sentido dores na articulação do ombro esquerdo. Dói pouco fica dolorido incomodativo e as vezes sinto dificuldade de levantar o braço. A noite ao dormir sinto mais , mesmo procurando Boa posição.

Rosana

Não tenho dores, porém muitas crepitações nos joelhos, pela RM identificou-se fissuras profundas.Condromalácia patelar , segundo ortopedista.Estou fazendo fisioterapia (exercícios de alongamento e fortalecimento) e tomando colágeno.Não sinto melhora alguma, em 3 meses de tratamento.O que devo fazer ?Será que é caso de viscosuplementação ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Rosana, é necessário conversar com seu ortopedista, pois como já existe um diagnóstico, ele pode acompanhar a evolução do tratamento. Indicamos seguir a prescrição médica. Desejamos melhoras.

Maria Pontes

Dores e sensação se areia rolando no pescoço quando mexo com a cabeça e dores no ombro, descendo para o braço esquerdo. O que devo fazê-lo ata aliviar, já que não tem cura definitiva. Obrigada!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria, sentir dores no corpo podem ocorrer devido a diversos fatores. Um exame ortopédico poderá diagnosticar o motivo e se necessário a prescrição do tratamento mais indicado. Temos outra matéria para você em https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/osteoartrite-pescoco-prevenir. Abraços.

Vera Maria Christófaro Salgado

Tem algum tratamento para evitar deformidades em dedos das mãos?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Vera, existem vários fatores que podem colaborar para a deformidade nos dedos, é necessário conversar com o seu ortopedista, após diagnóstico poderá ser prescrito melhor tratamento. Abraços.

Érica Pereira da Silva

Oi, eu estou sentindo muita dor nas juntas de todo o corpo e estou com muito medo de ser grave, não posso fazer caminhadas pq sinto muita dor, trabalho andando o dia todo e quando chego em casa não mim aguento de dor, principalmente nos joelhos e bacia q foi onde começou doer primeiro, é grave?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Érica, somente após exames você terá o diagnóstico correto, converse com o ortopedista. Se for necessário, ele irá prescrever o tratamento mais adequado. Desejamos melhoras.

Cleusa Adélia Moreira de Barros

O uso da medicação trouxe um grande alívio das dores, além de auxiliar na condição necessária para me movimentar. Obrigada! Deus abençoe a todos!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Cleusa, estamos felizes em saber da sua melhora, obrigado por compartilhar seu comentário conosco. Abraços.

Isa

Sinto muitas dores nas articulações principalmente dos joelhos, meu ortopedista disse que estou com desgastes nos joelhos. Estou tomando Artrolive a 6 meses, faço pilates e yoga. Estou sentido dores só no outro dia depois que pratico essas atividades. Agora qdo acordo os dedos das minhas mãos estão inchados e com dificuldades de dobra-los. Depois que acordo e começo a exercitar os inchaços desaparecem. Já consultei uma reumatologista e fiz vários exames, ela disse que não tenho nenhuma doença altoimune, no inverno esses inchaços não aparecem só na época do calor. Consultei outros ortopedistas mas eles dizem que não tem nada de anormal, teve um que teve a capacidade de me falar que eu estava era impressionada. Tenho alguma medicação que posso tomar para melhorar esses sintomas?Obrigada,

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Isa! Antes de tomar qualquer providencias quanto a medicamentos, será necessário a visita com médico especialista. Serão solicitados inúmeros exames para um prognostico mais assertivo. Abraços.

maria aprecida ramos da silva

um medicamento urgente para dor de coluna por desgaste deossos e dimuisao de vertebras e fibrimalgia e peso em esso e ma circulacoa das varizes dores e inchacos nas pernas

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria, todo e qualquer medicamento deve ser prescrito exclusivamente pelo médico. Sugerimos que faça uma consulta presencial e converse com o seu médico sobre seus sintomas, ele irá indicar a melhor forma de tratamento para o seu caso. Abraços!

claudia Cruz

ola! fui diagnosticada com artrite leve,o que me levou procurar o ortopedista, foi a dor intensa nos joelhos.Estou tomando UC-40 há 60 dias, e ate agora nao notei nunhuma melhora.nao consigo calçar salto,e ultimamente qndo fico sentada por um tempo.sinto mta dor lombar.o que poderá ser?devo voltar ao ortopedista?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Claudia, como mencionado na matéria, a osteoartrite não tem cura, mas com tratamento adequado é possível desacelerar a progressão da doença, amenizar os sintomas e manter uma qualidade de vida satisfatória. E uma outra medida pode ser adotada para a melhora do quadro, como o exercício físico de baixo impacto, por exemplo. Desejamos sorte no seu tratamento. Até a próxima!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.