Como saber se uma crepitação é sintoma da osteoartrite?


  • +A
  • -A
Imagem do post Como saber se uma crepitação é sintoma da osteoartrite?

Apesar da dor ser o principal sintoma da osteoartrite, outras manifestações da doença também merecem destaque, como a crepitação, definida por uma sensação incômoda, como se houvesse areia nas juntas. No entanto, nem sempre a crepitação nas articulações aponta para um quadro de osteoartrite. Para que descobrir se existe relação entre ambos, é necessário investigar mais à fundo.    

Crepitação e osteoartrite

 

“Para saber se uma crepitação está relacionada a um quadro de osteoartrite, é preciso buscar o auxílio de estudos radiológicos, como raio-X e tomografia, por exemplo. Em alguns casos, é necessária a realização até mesmo de ressonância magnética”, informa a reumatologista Regina Ferreira.

Conforme explica a especialista, a crepitação pode indicar o atrito entre as articulações, o que levaria a pensar que estas têm menor “lubrificação” que o normal. Sendo assim, estaria compatível com quadro de osteoartrite. .

Tratamento da osteoartrite

 

Caso se descubra através da crepitação sentida que há um quadro de osteoartrite em curso, se torna necessário iniciar o tratamento o quanto antes, a fim de controlar o desgaste progressivo das cartilagens, que compromete ossos e articulações. A osteoartrite não tem cura, mas com tratamento adequado é possível desacelerar a progressão da doença, amenizar os sintomas e manter uma qualidade de vida satisfatória.

O tratamento da osteoartrite se baseia no uso de medicamentos para amenizar as dores e retardar o desgaste da doença; consumo de nutrientes importantes para a saúde dos ossos, com destaque para o cálcio e vitamina D (através da alimentação e/ou suplementação); e prática regular de atividades físicas de baixo impacto (pilates e fisioterapia são terapias importantes nesse sentido).  

 

Dra. Regina Ferreira é reumatologista, graduada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos e atende em São Paulo. CRM-SP: 72550

Foto: Shutterstock

TAGS
dor-no-joelho
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Como saber se uma crepitação é sintoma da osteoartrite?"

Ana Lucia lima

Ao fazer movimento c á cabeça de um lado p o outro , p frente e p trás percebo o barulhinho como se fosse areia. Mas tenho sentido dores na articulação do ombro esquerdo. Dói pouco fica dolorido incomodativo e as vezes sinto dificuldade de levantar o braço. A noite ao dormir sinto mais , mesmo procurando Boa posição.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.