Qual é a importância de corrigir a postura no tratamento da osteoartrite?


  • +A
  • -A

O desenvolvimento da osteoartrite pode ocorrer por diferentes fatores, muitas vezes pela soma de mais de um deles. A herança genética aparece como um fator importante, especialmente quando se fala da manifestação da doença na coluna. Contudo, tentar corrigir outros fatores atuantes, como a postura, ainda é altamente recomendado para tentar frear o processo degenerativo que caracteriza a osteoartrite.

 

Efeitos da postura ruim na saúde da coluna

 

Manter uma postura ruim e movimentos repetitivos no dia a dia contribui significativamente tanto para iniciar quanto para agravar um quadro de osteoartrite na coluna. Neste local específico, a doença compromete toda a unidade vertebral, causando fortes dores. Pode até mesmo provocar hérnia de disco. “A correção da postura é parte fundamental do tratamento da osteoartrite”, afirma a reumatologista Regina Ferreira.  

De acordo com a especialista, deixar de corrigir a postura pode resultar em complicações além da própria osteoartrite. “O paciente que não busca corrigir a postura pode, por exemplo, se abaixar para pegar um objeto no chão e ‘travar’ a coluna vertebral, pinçando um nervo, ou até mesmo realizar um movimento em falso e lesionar um menisco ou ligamento do joelho”, explica.

 

O que se deve fazer para corrigir a postura?

 

Para corrigir a postura, é importante que o paciente busque tomar alguns cuidados simples, mas muito importantes em sua rotina. “Deve-se orientar o paciente a levantar da cama sempre de lado, evitar carregar peso (quando isso for necessário, observar que deve manter a coluna ereta); e levantar da cadeira com apoio, caso já tenha dificuldade de mobilidade avançada”, recomenda Regina.  

Exercícios físicos também são recomendados, pois ajudam no reequilíbrio muscular, fortalecendo a musculatura. “Fazer alongamentos também é importante para corrigir a postura”, completa a reumatologista. Porém, devem ser evitadas as atividades de maior impacto, como flexões de braço e inclinações com carga em tempo, quantidade e intensidade elevadas.   

 

Dra. Regina Ferreira é reumatologista, graduada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos e atende em São Paulo. CRM-SP: 72550

Foto: Shutterstock

TAGS
dor-nas-costas
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

12 comentários para "Qual é a importância de corrigir a postura no tratamento da osteoartrite?"

Zilma Machado mendes

Tenho artrose tirei um menisco minha perna com o passar do tempo fico forte.tiveq para d fazer a natação.sinto dor na coluna e quadril.tomo artrolive.agora vó voltar pra piscina.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Zilma! É muito bom saber que você está de volta a sua rotina normal. Abraços.

Nilson Macedo Bomfim

Parabéns ao Áché pela iniciativa, gostei das informações, vou continuar acompanhando.

CUIDADOS PELA VIDA

Ficamos imensamente felizes em saber que você aprecia nosso trabalho, Nilson! Abraços.

Edna

Sou portadora de artride reumatoide degenerativa!!Muita dificuldade de fazer atividades!!É controlar a doença!!Veio de forma muito severa !!Obrigado pelas informações!!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Edna, uma atividade física leve supervisionada pode te ajudar, tenho outra matéria para você. https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/importancia-adesao-tratamento-osteoartrite. Abraços.

Marly

Tomo Artrolive há muitos anos, três por dia, recentemente descobri hernia de disco lombar,. Não gosto de academia, mas fiz durante alguns anos natação. Quero saber se posso voltar à natação, pois é uma coisa que gosto de fazer., mas o médico disse que poderá prejudicar.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marly, sempre orientamos a seguir a orientação do médico, converse com ele e explique sua vontade da natação, verifique com ele a melhor atividade física no seu caso. Parabéns pela busca na melhoria de qualidade de vida. Abraços.

Antônio Cardoso

Estou com um problema de nervo ciático não sei o que fazer, já tomei várias injeções e continua a mesma coisa.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Antônio, para curar o nervo ciático inflamado deve-se realizar o tratamento indicado pelo ortopedista ou pelo fisioterapeuta, com remédios, exercícios, e por vezes, fisioterapia. Abraços.

MARIA FRANCISCA FREIRE MAIA

Meu ortopedista me receitou ARTROLIVE EM PÓ, já tomo há dois meses.Como eu acho doce demais depois de desmanchado, posso mudar para as capsulas e teria o mesmo teor medicamentoso, isto é, o colágeno que preciso em meu organismo?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria, para mudanças na apresentação do medicamento consulte sempre seu médico. Relate os problemas apresentados aqui e o mesmo dirá se é válido ou não. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.