A prática de corrida pode prejudicar a saúde das articulações no joelho?

  • +A
  • -A

A corrida foi durante muitos anos apontada como perigosa para a saúde dos joelhos, mas de alguns anos para cá diversos estudos vêm mostrando que, na verdade, a prática é benéfica para tanto para os joelhos quanto para as articulações de modo geral. Se a corrida for feita de forma inadequada, ou o nível de impacto for muito alto, poderá comprometer essas partes, mas em boas condições os efeitos são positivos.

“Por mais que muitas ações possam gerar prejuízos ao joelho, devido aos impactos e possíveis choques durante as atividades, estudos recentes comprovaram que exercícios como as caminhadas ou as corridas podem ser, diferentemente do que antes se pensava, bastante benéficos para a saúde do joelho”, afirma o ortopedista Marco Túlio Caldas.

Benefícios da corrida para a saúde dos joelhos


Segundo o especialista, as pesquisas indicam que a prática desse tipo de atividade física após um período de cerca de meia hora ajuda a diminuir consideravelmente a inflamação do líquido sinovial, que é o responsável por lubrificar a articulação do joelho. “Dessa forma, com um menor risco de inflamação, é possível que o líquido permaneça completamente saudável e, consequentemente, o joelho não apresente problemas relacionados a isso”.

Além disso tudo, quando a prática da corrida se inicia cedo, na infância ou adolescência, os riscos de sofrer com problemas no joelho e articulações futuramente diminuem bastante. Joelhos, articulações e diversas outras áreas do corpo tendem a ficar mais fortalecidas.

Tratamento medicamentoso de problemas no joelho


A corrida pode funcionar, portanto,
tanto como prevenção, quanto tratamento de doenças no joelho. Quando um indivíduo sofre com problemas nesta região, além da corrida e demais atividades físicas benéficas, é fundamental o uso de medicações que ajudem a controlar a dor e os demais sintomas. Suplementos a base de colágeno, ômega 3 e vitamina D são interessantes nesse caso, pois estes nutrientes beneficiam ossos, articulações e cartilagens.   

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
atividade-fisica
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

8 comentários para "A prática de corrida pode prejudicar a saúde das articulações no joelho?"

wes

adorei o conteúdo!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Wes, ficamos felizes por seu comentário. Continue nos acompanhando para mais informações e matérias sobre saúde doenças e tratamentos. Até breve.

Ana Lúcia

Bom dia ,tenho 60 anos fiz corrida de rua por 4 anos ,agora estou com problema no joelho esquerdo,já fiz fisioterapia, melhorou e como gosto muito de correr,meu médico me receitou UCII 40 por 6 meses gostaria de saber se consigo um desconto,fui me cadastrar e vi que ele não está na lista para desconto,mas como já tomo outros medicamentos e sou aposentada,o dinheiro está difícil,como posso conseguir o desconto?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ana Lúcia. Obrigado por compartilhar seu comentário conosco. Com este princípio ativo nós temos o produto Artrogen Duo. Converse com seu médico para que ele possa indicar o produto/medicamento mais adequado para você. Até logo.

Lourimar

Descobri esta página por acaso!Tenho 76 anos e sempre fiz e faço exercícios. Agora musculação e ciclismo.Corria muito antigamente e parei por causa de dores no joelho e fiquei animado com este artigo acima, sobre os benefícios da corrida. Podem me passar mais informações?obrigado

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Lourimar. Ficamos felizes por saber que tem apreciado nossas matérias. É crucial sempre buscar uma consulta presencial com o seu médico para que ele possa indicar as atividades físicas mais adequadas para você. Abraços.

Lina

Muito boa a matéria, parabéns por esclarecer um “mito” na corrida.Obrigada Lina.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Lina. Ficamos felizes por saber que tem apreciado nossas matérias. Continue nos acompanhando para receber mais informações e dicas como essa. Até logo.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.