É necessário consultar um especialista antes de iniciar uma rotina de exercícios para fortalecer as articulações?

  • +A
  • -A

Grande parte das pessoas sabe que a prática regular de atividades físicas é muito importante para a saúde, ajudando no tratamento e na prevenção de uma série de doenças. No entanto, quem tem problemas articulares, como a osteoartrite, e deseja fortalecer as articulações e os músculos deve procurar a ajuda de um especialista antes de iniciar uma rotina de exercícios.

Lesões são principal risco de atividades físicas sem orientação

 

“O benefício da consulta é reduzir a chance de lesões ou de problemas relacionados aos exercícios prescritos, além de orientar de forma mais individualizada quais atividades trariam mais vantagens”, afirma o especialista em Medicina do Exercício e do Esporte João Felipe Franca. A consulta é ainda mais importante para quem tem alguma limitação física ou já chegou aos 40 anos de idade. 

De acordo com o médico, iniciar a prática de exercícios sem o auxílio de um profissional oferece um risco relativamente baixo para a saúde, mas o perigo aumenta com a idade. No caso do sistema musculoesquelético, os maiores problemas são lesões musculares e osteoarticulares, que podem não só levar à osteoartrite quem já é suscetível, mas também piorar a doença e seus sintomas, caso ela já esteja instalada.

Saiba como fazer exercícios para fortalecer as articulações sem riscos

 

Dr. Franca separou algumas dicas para fortalecer a musculatura e, assim, proteger as articulações e para que a rotina de atividades físicas ocorra sem problemas. 

1- Permita um aquecimento das articulações que serão submetidas a algum exercício. Faça alguns movimentos livres e naturais das articulações, sem que haja desconforto e sem sobrecarga.   

2- Exercícios de flexibilidade parecem ter melhor resultado quando realizados após os exercícios resistidos, como musculação ou de sobrecarga.  

3- Os exercícios resistidos podem ser realizados para melhorar a potência muscular. Sendo assim, a velocidade do movimento deve ser alta na fase de fazer a força e controlada na hora de retornar à posição inicial do movimento. 

4- Exercícios que desafiam o equilíbrio corporal e a coordenação motora devem ser priorizados em todos os indivíduos, especialmente em crianças e idosos.

Foto: Getty Images

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. João Felipe Franca

Dr. João Felipe Franca

Medicina Esportiva

CRM: 5276659-3 / RJ

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "É necessário consultar um especialista antes de iniciar uma rotina de exercícios para fortalecer as articulações?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.