É possível confundir um quadro de osteoporose com osteoartrite?


  • +A
  • -A

Cuidar da saúde dos ossos é muito importante para o bom funcionamento de todo o corpo. No entanto, existem algumas doenças que prejudicam as estruturas ósseas e que acabam impactando negativamente a qualidade de vida. Entre elas estão a osteoporose e a osteoartrite, problemas que costumam afetar indivíduos, principalmente, na terceira idade.

Osteoporose e osteoartrite são doenças muito diferentes


Apesar de afetarem o sistema musculoesquelético, não é possível confundir as duas doenças: “Mesmo com nomes similares, uma não tem qualquer relação com a outra. A osteoartrite é a doença que leva à degeneração da articulação e a osteoporose é o enfraquecimento do osso por falta de estrutura óssea, decorrente de algumas carências”, diferencia o ortopedista Gustavo Dalla.

Além disso, a osteoartrite e a osteoporose nem mesmo causam os mesmos sintomas. “A osteoartrite provoca dor intensa na articulação e, por vezes, uma radiografia simples já fecha o diagnóstico”, explica o profissional. A doença também pode gerar vermelhidão e inchaço na área afetada, reduzindo a movimentação do corpo.

Osteoporose não costuma provocar sintomas


Já a
osteoporose é considerada uma doença silenciosa.  Ou seja, ela dificilmente produz sintomas. Em boa parte dos casos, seu primeiro sintoma é a ocorrência de uma fratura óssea, em decorrência do enfraquecimento do osso. O diagnóstico bem inicial, por meio do exame conhecido como densitometria óssea, ajuda a prevenir as fraturas.

O tratamento das doenças também é diferente. “O tratamento da osteoartrite depende do grau de acometimento e visa melhorar a dor articular. Já o da osteoporose visa melhorar a qualidade óssea e, para isso, utilizamos alguns medicamentos e reposição de substâncias que estão em carência e iniciamos uma atividade física”, afirma Dalla.

Dr. Gustavo Dalla Bernardina de Almeida é ortopedista, traumatologista e especialista em joelho, formado pela Faculdade de Medicina de Campos (RJ) e atua em Vitória (ES). CRM-ES: 11271 – facebook.com/drgustavodalla

Foto: Shutterstock

TAGS
ossos
osteoartrite
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "É possível confundir um quadro de osteoporose com osteoartrite?"

Claudenice MartinsRamalho

Eu tbm tenho osteoartrite sinto dores intensas no joelho subir e descer escada é muito difícil agradeço pelas informações

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Claudenice, continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Desejamos sucesso em seu tratamento. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.