Medicamentos condroprotetores podem ser usados de forma preventiva?


  • +A
  • -A

A osteoartrite é uma doença que resulta do desgaste da cartilagem articular. Com o tempo, o quadro pode piorar e prejudicar a movimentação do paciente. Por isso, a doença deve ser diagnosticada e tratada rapidamente com a ajuda de especialistas, que costumam indicar o uso de medicamentos condroprotetores como uma das principais abordagens para controlar a osteoartrite.

Medicações condroprotetoras reduzem inflamação nas articulações


“Condroprotetores são medicações cuja função se baseia no controle do processo inflamatório que a osteoartrite causa, bem como evitar a degradação da cartilagem articular”, define a reumatologista Regina Ferreira. A inflamação causada pela doença provoca inchaço e rigidez nas articulações, gerando dor e prejudicando a qualidade de vida.

“Quando iniciado nas fases iniciais da osteoartrite, o uso dos condroprotetores pode conferir um grau de proteção à cartilagem e sua matriz”, explica a profissional. Além disso, estes medicamentos também podem ser utilizados como forma de prevenção à doença, em casos específicos.

Musculação ajuda a prevenir osteoartrite


O ideal, para quem deseja evitar a doença, é procurar um especialista por volta dos 50 anos de idade 
para uma análise da saúde da cartilagem e dos ossos: “A osteoartrite costuma se manifestar com mais frequência em mulheres na faixa etária acima dos 50 anos. Entretanto, isso é variável, pois podemos encontrar casos com idade abaixo dos 50 anos”. Segundo Regina, os homens também não devem se descuidar.

Entre as medidas mais recomendadas para a prevenção estão o fortalecimento muscular, feito com musculação e outros exercícios, e a perda de peso. “Outros medicamentos que atuam no processo inflamatório nas fases iniciais podem ser usados. O colágeno vem sendo estudado, podendo também ser um facilitador da prevenção”, cita a reumatologista.

Dra. Regina Ferreira é reumatologista, graduada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos e atende em São Paulo. CRM-SP: 72550

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Medicamentos condroprotetores podem ser usados de forma preventiva?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.