Compressas quentes ou frias podem ajudar a aliviar a dor causada pela artrose?

  • +A
  • -A

Está com dores nas articulações das mãos, dos joelhos, do fêmur ou da coluna? Preste atenção, pois estas são as regiões mais atingidas pela artrose. Também chamada de osteoartrite, é a doença reumática mais comum, com 80% a 90% das pessoas apresentando sinais a partir dos 40 anos.

Regiões mais sensíveis à artrose

Na coluna, as cartilagens e os ossos comprometidos pela doença podem reduzir a mobilidade do corpo no dia a dia. Na região coxofemoral, as dores e a vermelhidão são mais sentidas na virilha, mas irradiam também para as nádegas e também para os joelhos.

No entanto, as dores não são os únicos sintomas causados pela artrose, como explica o ortopedista e reumatologista Lucio Nakada: “A artrose pode provocar a deformidade das articulações, engrossando e deformando. Ela afeta todas as articulações do corpo, mas as mais visíveis são as dos joelhos, mãos e pés.”

Como amenizar as dores

 

Para aliviar a dor, os pacientes podem utilizar compressas de águas frias ou quentes. “Eu prefiro o tratamento com gelo porque a analgesia é melhor. Mas nos idosos, devido ao desconforto do frio, é possível usar o calor para alívio dos sintomas”, explica Nakada. Desde que recomendados por um médico, analgésicos e anti-inflamatórios podem ser eficientes, por curto período. Além disso, estudos recentes demonstram que o uso de glicosamina e condroitina, de forma contínua, melhoram as dores e retardam a evolução da doença.

O ortopedista e reumatologista afirma que a prática recorrente de atividades físicas, como musculação e exercícios aeróbicos, não pegar peso e usar calçados apropriados para caminhadas são atitudes úteis, assim como o uso de órteses, como uma bengala como suporte.

 

Dr. Lucio Nakada é ortopedista e traumatologista e atua em São Paulo. CRM-SP: 87965

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Lucio Nakada

Dr. Lucio Nakada

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 87965 / SP

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

49 comentários para "Compressas quentes ou frias podem ajudar a aliviar a dor causada pela artrose?"

Teresa Macedo

TenHoje artrose na região lombar nos quadris, dores fortes nem mesmo a medição alivia as dores. Dores de queimarão irradiando para as pernas. Dores constante.

Martha Antónia da rocha

Muito obrigada pela sua ajuda

cristina

boa tarde…minha mae tem uma grade artrose no joelho e nao sei o que lhe aplicar para reduzir a dor , que nao a deixa descansar tem 70 anos ,,,obrigado

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Cristina, para aliviar a dor, os pacientes podem utilizar compressas de águas frias ou quentes. Desde que recomendados por um médico, analgésicos e anti-inflamatórios podem ser eficientes, por curto período. Melhoras para a sua mãe.

Maria do Socorro Trancoso bitencourt

Dr. Boa tarde! Eu tenho artrose na Bacia , sinto muitas dores, a 4 anos faço uso de cadeira de rodas , não posso andar , devo operar , mas as dores estão insuportável posso fazer o uso do gelo no local. O Sr recomenda algum paliativo. Aguardo resposta. Obrigada!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria do Socorro, para o alívio da dor você pode usar compressa quente ou fria, vai depender do tipo de temperatura que seu corpo prefere, teste e veja qual você se sente mais confortável. Continue com o tratamento prescrito pelo seu médico e siga as orientações passadas por ele. Melhoras.

Ademauro

Minha mãe tem fortes dores na região lombar. O que devo fazer para reduzir esta dor? Ela é diabética. Obrigado Ademauro

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ademauro, para o alívio da dor ela pode usar compressa quente ou fria, vai depender do tipo de temperatura que o corpo preferir, teste e veja qual ela se sente mais confortável. Continue com o tratamento prescrito pelo médico e siga as orientações passadas por ele. Melhoras para sua mãe.

Sônia Maria Moreira

Dr tenho Artrose nos dois joelhos tenho muitas dores antes era o direito que dois tinha apoio do esquerdo agora o esquerdo está doendo muito não gostaria de fazer cirurgia que tratamento o senhor me indicaObrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Sônia, é muito difícil recomendar algum outro tratamento se o médico já indicou cirurgia. Converse com o seu médico e tire suas dúvidas a respeito de outros tratamentos que poderiam ser realizados no seu caso. Abraços.

Márcia Siqueira

Meu marido está com um tumor na próstata e sente muitas dores nos ossos o que é bom ele toma Tramal mais ainda sente dores

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Márcia, caso as dores persistam o ideal é que ele retorne com o médico para que ele possa receitar o medicamento mais adequado para o alívio dos sintomas. Melhoras para seu esposo. Abraços.

Elisa

Tenho artrose nas ancas e nas cabecas dos femurs ando tomando um analgesico muito poderoso um opiacio o Targim …. mas tenho receio que esteja fazendo minha tensao aumentar e tb aumentar o meu peso …. sera realmente isso …? Sinto muitas dores e evito tomar o remedio quando nao vou trabalhar gostaria de saber o que posso fazer para aliviar as dores sem tomar o analgesico

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Elisa, não temos como esclarecer dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Targin, pois ele não é fabricado pelos laboratórios Aché e Biosintética. Realize uma consulta com o médico que prescreveu o medicamento, assim ele poderá esclarecer as suas dúvidas sobre o tratamento. Abraços.

Rita

Gêlo é bom para artrose e quanto tempo devo ficar?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rita, para o alívio da dor você pode usar compressa quente ou fria, vai depender do tipo de temperatura que seu corpo prefere, teste e veja qual você se sente mais confortável. Continue com o tratamento prescrito pelo seu médico e siga as orientações passadas por ele. Melhoras.

Tânia Queiroz

Olá boa noite tenho 53 anos a dois meses tenho sofrido muito com forte dores nos dois joelhos foi diagnosticado Astrose tomei remédios fiz aplicações mais nada tem resolvido faço uso da bolsa gelada vou testar a quente .Tenho empressao que minhas pernas estão ficando finas e deformada e possível ou e coisa da minha cabeça? Obrigada desde já.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Tânia, retorne com o médico e fale para ele sobre os sintomas que permanecem, assim ele poderá avaliá-lo e indicar um tratamento. Melhoras.

Aline Gomes.

Boa tarde!Eu tenho 33 anos , e a mas de 10 anos eu fui diagnosticada com artrose nos quadros joelhos e lombar, sendo mas acentoado,no quafril direito, e sempre tive muitas dores.Já fiz uma artroscopia sem resultado. Tenho um quadro de sinovite ,que não regride com nada.Ja tentei de tudo… muitos remédios, Fisio, hidro,acumputura , mas Tonho muita dor .Por favor doutor me ajude.

Thais

Olá tenho fortes dores no quadril e no começo da coluna as dores são insuportáveis dói ao me levantar dói quando vou me sentar dói para caminhar e doi quando estou deitada nenhum remedio tira minha dor . Já fui ao médico várias vezes mas nenhum me passa exames para que possa fazer. Que tipo de exame eu devo fazer?

Laurieli Bortolotti

Oi Dr. Tenho 32 anos, e faz 7 meses que descobri que estou com artrose ns bacia, também tem outros lugares do corpo que já estão fingindo, gostaria de saber porque me atacou cedo, ns idade que tenho, sinto muita dor, faço tratamento, mais nem assim acalma a dor, o que devo faze,tenho sofrido com dores e muitas noites sem dormir!!!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Laurieli, é importante que você siga o tratamento prescrito pelo médico que realizou o seu diagnóstico. Melhoras.

dulcineia

minha mae e asmática e esta com artrose no joelho ela foi ao medico ele passou meloxicam mas ela não falou que e asmática agora estou com medo de da a ela esse remédio

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Dulcineia, você pode esclarecer suas dúvidas a respeito deste medicamento em nossa Central de Atendimento Aché através do telefone 0800 701 6900, de segunda à sexta-feira, exceto feriados, das 8h00 às 17h00 ou através do e-mail cac@ache.com.br. Melhoras para sua mãe.

fatima fidalgo

Tenho duas Lesoes e pata de ganso .enflamado no joelho, tenho andado a por gelo onde sintia muitas dores tentei colocar uma borracha de agua quente e as dores estão a diminuir ,,obrigada pelas enformacao

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Fátima, continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Milva Conceição

Meus joelhos estão muito inchados o esquerdo está bem pior parece uma laranja dura, dói e sinto a sensação em alguns movimentos que vai deslocar fui diagnosticada pelo ortopedista que é artrose os medicamentos que tomei passado pelo médico não resolveu o inchaço e a dor com umas pontadas e os pés esquentam agora solicitado pelo Dr vou fazer ressonância e fisioterapia, como posso fazer em casa pra ajudar a melhorar esses sintomas? Posso colocar compressas quentes ou frias?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Milva, para o alívio da dor você pode usar compressa quente ou fria, vai depender do tipo de temperatura que seu corpo prefere, teste e veja qual você se sente mais confortável. Continue com o tratamento prescrito pelo seu médico e siga as orientações passadas por ele. Melhoras.

FÁTIMA CUNHA

Estou melhor da minha artrose com bolsa de gelo,Tem cirurgia para ARTROSE?obrigada Doutor pela força,foi de grande valia.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Fátima, segue o link de uma de nossas matérias com informações que podem esclarecer sua dúvida: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/artrose-joelho-entenda-por-que-cirurgia-arriscada.
Abraços.

Marli Falco

Tomo colágeno II e melhorei bastante.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Marli. Ficamos felizes por saber da sua melhora. Continue por aqui para receber mais informações e matérias como essa. Até breve.

Telm

Boa tarde.bursite trocanterica.. e terrível.. não melhora…vc pode me ajuda

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Telma. Procurar atendimento com o reumatologista é crucial para combater os sintomas de forma eficaz. Só é possível fazer a indicação do tratamento mais adequado diante de uma consulta presencial. Abraços.

Mildred zogbi

Boa noite.O que é melhor glicosamina ou colageno para dores nas juntas?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Mildred. Cada paciente possui sua particularidade, para a indicação do tratamento mais adequado é necessário uma consulta presencial com o especialista. O ortopedista é o profissional que poderá indicar o tratamento mais eficaz para você. Até logo.

Olá Dr Boa Noite gostaria de saber se o que sinto nos braços acima entre o ombro e o cotovelo é artrose?Pois já fui diagnosticada com artrose nos dois joelhos sinto muitas dores terríveis nos nos braços latejando muito ainda mais quando movimento muitos os braços durante o dia à noite nem consigo dormir direito com tantas dores!Gostaria de saber se isso é artrose pois é imã dor queimando!

Olá Dr sinto muitas dores nos braços entre o cotovelo e o ombro uma dor terrível queimando nos dois braços isto pode ser artrose?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá. De acordo com ortopedista Dr. Guilherme Maretti, os principais sintomas da artrose são dor articular, dificuldade em realizar movimentos, inchaço e rigidez nas articulações. É comum também que o paciente sinta queimação na região afetada e perceba rangidos durante a movimentação das áreas afetadas. Para identificar a presença da patologia e iniciar o tratamento mais adequado para você, é importante uma consulta presencial com o especialista. Até a próxima.

Marisa Yaros

Tenho artrose nos dois joelhos, há dias que mau consigo andar de tanta dor, faço compressa de gelo mais as dores , sao muito fortes

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Marisa. O tratamento da artrose se baseia no uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos para reduzir as dores, especialmente na fase aguda da doença, quando a dor é muito forte, e na prática de exercícios físicos de intensidade moderada e fisioterapia. Abraços!

Marcia Marcenal

Boa tarde,fui hoje no ortopedista e ele me disse que tenho artrose na coluna na altura do pescoço,a dor está intensa vou usar a água quente,pois quando tomo banho quente e deixo a água bater nas costas e braços sinto um grande alívio,gostei das dicas!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Marcia. Agradecemos o seu comentário! O tratamento pode ser dividido em: terapia medicamentosa, fisioterapia, correção ortopédica, exercícios de manutenção, e uma dieta adequada. Não deixe de seguir as recomendações médicas para a sua recuperação. Abraços!

Neide

Acabei de descobrir que tenho artrose, tenho 44 anos gostaria de saber que tipo de calçado devo usar

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Neide. O ideal é buscar o uso de sapatos confortáveis, com palmilhas que ofereçam boa base de sustentação. Neste caso, o recomendado é que converse com seu médico de confiança e tire suas dúvidas sobre os calçados indicados para seu quadro. Lembrando que o tratamento é fundamental, pois consiste em reduzir a dor, trazer maior qualidade de vida para os pacientes e reduzir a progressão do desgaste. Segue matéria com mais informações sobre Artrose: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/como-aliviar-a-dor-causada-pela-artrose Abraços!

Denise

Olá Dr para avaliarmos melhor se é artrose ou não na mão especificamente no dedão devo fazer RX ou ressonância magnética?fui ao médico e o mesmo não solicitou esses exms,o Sr pode me ajudar pfv.Grata

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Denise. Segundo Dr. Paulo Roberto, para comprovar a doença, no entanto, é necessária a realização de exames. “O melhor exame é a ressonância magnética, para visualizar alterações relevantes na estrutura da articulação”. Na maioria das vezes, o exame de raios X também é capaz de indicar uma osteoartrite. Sugerimos esta leitura com mais informações: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/como-feito-diagnostico-osteoartrite Até breve!

LUCILENE Santos

Boa tarde, fui diagnosticada como ARTROSE ARCROMICO CLAVICULAR, sinto dores horríveis nos braços e mão parece q o osso vai explodir de dentro p fora, qdo acordo de manhã mau mexo as mãos, agora mesmo estou chorando de dor, oq eu faço para aliviar?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Lucilene. Temos uma matéria que aborda o assunto, fala sobre alguns exercícios que podem ajudar a diminuir as dores nas articulações. Confira! https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/dores-no-corpo/exercicios-aliviar-dor-articulacoes

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.