Compressas quentes ou frias podem ajudar a aliviar a dor causada pela artrose?


  • +A
  • -A
Imagem do post Compressas quentes ou frias podem ajudar a aliviar a dor causada pela artrose?

Está com dores nas articulações das mãos, dos joelhos, do fêmur ou da coluna? Preste atenção, pois estas são as regiões mais atingidas pela artrose. Também chamada de osteoartrite, é a doença reumática mais comum, com 80% a 90% das pessoas apresentando sinais a partir dos 40 anos.

Regiões mais sensíveis à artrose

Na coluna, as cartilagens e os ossos comprometidos pela doença podem reduzir a mobilidade do corpo no dia a dia. Na região coxofemoral, as dores e a vermelhidão são mais sentidas na virilha, mas irradiam também para as nádegas e também para os joelhos.

No entanto, as dores não são os únicos sintomas causados pela artrose, como explica o ortopedista e reumatologista Lucio Nakada: “A artrose pode provocar a deformidade das articulações, engrossando e deformando. Ela afeta todas as articulações do corpo, mas as mais visíveis são as dos joelhos, mãos e pés.”

Como amenizar as dores

 

Para aliviar a dor, os pacientes podem utilizar compressas de águas frias ou quentes. “Eu prefiro o tratamento com gelo porque a analgesia é melhor. Mas nos idosos, devido ao desconforto do frio, é possível usar o calor para alívio dos sintomas”, explica Nakada. Desde que recomendados por um médico, analgésicos e anti-inflamatórios podem ser eficientes, por curto período. Além disso, estudos recentes demonstram que o uso de glicosamina e condroitina, de forma contínua, melhoram as dores e retardam a evolução da doença.

O ortopedista e reumatologista afirma que a prática recorrente de atividades físicas, como musculação e exercícios aeróbicos, não pegar peso e usar calçados apropriados para caminhadas são atitudes úteis, assim como o uso de órteses, como uma bengala como suporte.

 

Dr. Lucio Nakada é ortopedista e traumatologista e atua em São Paulo. CRM-SP: 87965

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

18 comentários para "Compressas quentes ou frias podem ajudar a aliviar a dor causada pela artrose?"

Teresa Macedo

TenHoje artrose na região lombar nos quadris, dores fortes nem mesmo a medição alivia as dores. Dores de queimarão irradiando para as pernas. Dores constante.

Martha Antónia da rocha

Muito obrigada pela sua ajuda

cristina

boa tarde…minha mae tem uma grade artrose no joelho e nao sei o que lhe aplicar para reduzir a dor , que nao a deixa descansar tem 70 anos ,,,obrigado

Cuidados Pela Vida

Oi Cristina, para aliviar a dor, os pacientes podem utilizar compressas de águas frias ou quentes. Desde que recomendados por um médico, analgésicos e anti-inflamatórios podem ser eficientes, por curto período. Melhoras para a sua mãe.

Maria do Socorro Trancoso bitencourt

Dr. Boa tarde! Eu tenho artrose na Bacia , sinto muitas dores, a 4 anos faço uso de cadeira de rodas , não posso andar , devo operar , mas as dores estão insuportável posso fazer o uso do gelo no local. O Sr recomenda algum paliativo. Aguardo resposta. Obrigada!

Cuidados Pela Vida

Oi Maria do Socorro, para o alívio da dor você pode usar compressa quente ou fria, vai depender do tipo de temperatura que seu corpo prefere, teste e veja qual você se sente mais confortável. Continue com o tratamento prescrito pelo seu médico e siga as orientações passadas por ele. Melhoras.

Ademauro

Minha mãe tem fortes dores na região lombar. O que devo fazer para reduzir esta dor? Ela é diabética. Obrigado Ademauro

Cuidados Pela Vida

Olá Ademauro, para o alívio da dor ela pode usar compressa quente ou fria, vai depender do tipo de temperatura que o corpo preferir, teste e veja qual ela se sente mais confortável. Continue com o tratamento prescrito pelo médico e siga as orientações passadas por ele. Melhoras para sua mãe.

Sônia Maria Moreira

Dr tenho Artrose nos dois joelhos tenho muitas dores antes era o direito que dois tinha apoio do esquerdo agora o esquerdo está doendo muito não gostaria de fazer cirurgia que tratamento o senhor me indicaObrigada

Márcia Siqueira

Meu marido está com um tumor na próstata e sente muitas dores nos ossos o que é bom ele toma Tramal mais ainda sente dores

Elisa

Tenho artrose nas ancas e nas cabecas dos femurs ando tomando um analgesico muito poderoso um opiacio o Targim …. mas tenho receio que esteja fazendo minha tensao aumentar e tb aumentar o meu peso …. sera realmente isso …? Sinto muitas dores e evito tomar o remedio quando nao vou trabalhar gostaria de saber o que posso fazer para aliviar as dores sem tomar o analgesico

Cuidados Pela Vida

Oi Sônia, é muito difícil recomendar algum outro tratamento se o médico já indicou cirurgia. Converse com o seu médico e tire suas dúvidas a respeito de outros tratamentos que poderiam ser realizados no seu caso. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Márcia, caso as dores persistam o ideal é que ele retorne com o médico para que ele possa receitar o medicamento mais adequado para o alívio dos sintomas. Melhoras para seu esposo. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Elisa, não temos como esclarecer dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Targin, pois ele não é fabricado pelos laboratórios Aché e Biosintética. Realize uma consulta com o médico que prescreveu o medicamento, assim ele poderá esclarecer as suas dúvidas sobre o tratamento. Abraços.

Rita

Gêlo é bom para artrose e quanto tempo devo ficar?

Cuidados Pela Vida

Oi Rita, para o alívio da dor você pode usar compressa quente ou fria, vai depender do tipo de temperatura que seu corpo prefere, teste e veja qual você se sente mais confortável. Continue com o tratamento prescrito pelo seu médico e siga as orientações passadas por ele. Melhoras.

Tânia Queiroz

Olá boa noite tenho 53 anos a dois meses tenho sofrido muito com forte dores nos dois joelhos foi diagnosticado Astrose tomei remédios fiz aplicações mais nada tem resolvido faço uso da bolsa gelada vou testar a quente .Tenho empressao que minhas pernas estão ficando finas e deformada e possível ou e coisa da minha cabeça? Obrigada desde já.

Cuidados Pela Vida

Oi Tânia, retorne com o médico e fale para ele sobre os sintomas que permanecem, assim ele poderá avaliá-lo e indicar um tratamento. Melhoras.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.