Compensar o peso do corpo em um joelho pode precipitar um quadro de osteoartrite?

  • +A
  • -A

O joelho é uma das partes do corpo mais suscetíveis à osteoartrite, doença reumatológica que afeta a cartilagem articular e que pode também atingir os ossos. Lesões e dores nesta região podem fazer com que uma pessoa tente compensar o peso do corpo no outro joelho, o que pode favorecer o desenvolvimento de osteoartrite. Veja mais detalhes!

Compensar o peso do corpo no joelho causa sobrecarga e facilita osteoartrite


“Traumas prévios de meniscos e ligamentos cruzados ou colaterais desta articulação podem levar a um sobreuso do outro membro inferior, levando, assim, no longo prazo, à osteoartrite de joelho no lado oposto do corpo”, afirma o reumatologista Luis Piva Junior. 

Além disso, segundo o especialista, existem evidências científicas que demonstram que o sobrepeso pode levar a um quadro de osteoartrite de joelhos, especialmente se aliado à tentativa de compensar o peso do corpo em apenas um dos membros. 

Melhorar a postura ajuda a prevenir osteoartrite de joelhos


Para evitar que o peso do corpo seja um fator que facilite o desenvolvimento da osteoartrite, é preciso investir em medidas que ajudem a distribuir corretamente o peso corporal. “Corrigir desalinhos posturais,
usar órteses adequadas para joelhos e pés, utilizar calçados bem adaptados e palmilhas podem e muito auxiliar na melhor distribuição do peso do paciente”, recomenda o profissional. 

Outras atitudes muito importantes são manter um peso adequado, praticar exercícios físicos capazes de ajudar a fortalecer os músculos e proteger os ossos e as articulações e fazer consultas regulares com endocrinologistas e reumatologistas. 

Doenças também podem atrapalhar os joelhos


É necessário também prestar atenção a outros fatores capazes de prejudicar a saúde dos joelhos, como atividades esportivas que provocam impactos, causas congênitas de má formação dos membros inferiores e outras doenças inflamatórias, como gota e
artrite reumatoide.

Foto: Getty Images

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Luis Piva Junior

Dr. Luis Piva Junior

Reumatologia

CRM: 7211 / DF

TAGS
dor-no-joelho
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Compensar o peso do corpo em um joelho pode precipitar um quadro de osteoartrite?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.