Como a medicação para osteoporose fortalece os ossos?

  • +A
  • -A

A osteoporose, segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), é uma doença que tem como principal característica a perda da massa óssea, tanto nos homens quanto nas mulheres, o que vai tornando os ossos cada vez mais fracos. Uma das formas de impedir esse processo é iniciar o uso da medicação para osteoporose o quanto antes.

Medicação para osteoporose é fundamental para o tratamento


“Existem variadas classes de medicações para tratar a osteoporose e que atuam por diferentes meios. Em geral, o tratamento adequado ajuda a frear a perda óssea progressiva da doença e a estimular o fortalecimento dos ossos”, afirma o ortopedista Felipe Viana. 

Segundo o especialista, “a medicação para osteoporose pode agir inibindo a ação do osteoclasto, estimulando a atuação do osteoblasto, ou ainda provocando alterações hormonais que resultam na melhoria da massa óssea”. 

De maneira simplificada, é preciso entender que os ossos são compostos de material vivo, constituído de dois tipos de células: os osteoclastos e os osteoblastos. Enquanto o primeiro tipo destrói o osso, o segundo é responsável por sua construção. É graças ao equilíbrio entre a atuação desses dois tipos de células que o osso se mantém saudável. 

Exercícios físicos ajudam no tratamento da osteoporose


Além dos medicamentos, a osteoporose também requer a adoção de uma rotina mais saudável, com a prática regular de exercícios físicos, por exemplo. Este hábito ajuda a fortalecer os músculos e a proteger os ossos de
impactos e outros traumas. Entre as atividades recomendadas por Dr. Viana estão a caminhada e a hidroginástica. 

Ter mais atenção à alimentação também é uma medida necessária. É importante adotar uma dieta balanceada, com destaque a fontes ricas em cálcio e vitamina D. Como a alimentação não é capaz de fornecer quantidades suficientes da vitamina, é preciso também se expor à luz solar, por 15 a 20 minutos diariamente. 


Dados da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG):
https://sbgg.org.br/osteoporose-a-doenca-silenciosa/

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Felipe Viana

Dr. Felipe Viana

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 65259 / MG

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

5 comentários para "Como a medicação para osteoporose fortalece os ossos?"

Maria Aparecida Garcia 1

Artrolive cura osteopenia???

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Maria Aparecida. Segundo comentam alguns médicos, a osteopenia tem cura. Com o tratamento adequado é possível reverter ou pelo menos estabilizar a perda de massa óssea para que não evolua para osteoporose. O tratamento da osteopenia é feito através da ingestão de cálcio e vitamina D, exposições controladas ao sol e exercícios físicos. Para verificar qual o tratamento indicado em seu caso, é necessário consultar um especialista. Abraços.

Mauro

Bom dia Dr Felipe!Muito boa a sua matéria,Minha esposa foi diagnosticada com osteoporose, e começou com o tratamento de vitamin

Carmen Veronica Souza

Boa tarde, Faço tratamento há três anos para osteoporose,com Osteoban,e associei a uma alimentação mais equilibrada e a prática de exercícios físicos que já era comum.Felizmente,não estou mais perdendo massa óssea. Mas em contra partida ,surgiu um problema que ainda estou buscando informações para continuar meu tratamento dentário. Seguinte: Fui informada por uma dentista de que não poderia fazer implante dentário,fazendo uso do Osteoban, porque as incisões não cicatrizam. Isso procede? Se sim, existe um outro medicamento que não interfira nos ossos da boca?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Carmen. Enviamos um e-mail para obtermos mais informações sobre o seu relato. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.