Como é feito o diagnóstico de osteoartrite?


  • +A
  • -A
Imagem do post Como é feito o diagnóstico de osteoartrite?

A osteoartrite, também chamada de artrose, é uma doença que desgasta a cartilagem e provoca alterações nas articulações e na estrutura óssea de uma região afetada. Esse desgaste acontece naturalmente conforme o corpo envelhece, mas pode ser intensificado por esforços repetitivos ou surgir como consequência de outra doença.

Os sinais da osteoartrite

A intensidade dos sintomas varia de caso a caso. Alguns pacientes não conseguem se locomover, enquanto outros têm dificuldade em identificar os sintomas. No entanto, alguns sinais mais notáveis levam os médicos a suspeitarem de um quadro de osteoartrite.

“Um dos primeiros sintomas é a dor articular ou a sensação de diminuição da capacidade de fazer certos movimentos, como se abaixar ou cruzar as pernas”, explica o ortopedista Paulo Roberto Dias dos Santos. Outro sinal que chama a atenção dos médicos são rangidos e a sensação de estalos na articulação atingida, que serão examinados durante a consulta.

Exames e tratamentos para a osteoartrite

Para comprovar a doença, no entanto, é necessária a realização de exames. “O melhor exame é a ressonância magnética, para visualizar alterações relevantes na estrutura da articulação”, afirma o Dr. Paulo Roberto. Na maioria das vezes, o exame de raios X também é capaz de indicar uma osteoartrite.

Depois do diagnóstico, é hora de iniciar o tratamento, que oferece várias opções. Para a dor e para diminuir a inflamação da área acometida são recomendados analgésicos e anti-inflamatórios. O uso de medicamentos à base de glicosamina e condroitina também tem se mostrado um importante aliado no combate à dor causada pela osteoartrite.

Para fortalecer os músculos e melhorar o funcionamento do corpo é indicada a prática de atividades físicas sob supervisão, como esportes, musculação e fisioterapia.

Dr. Paulo Roberto Dias dos Santos é ortopedista formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e atua em Osasco e São Paulo. CRM-SP: 33269

TAGS
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Como é feito o diagnóstico de osteoartrite?"

Lidia Alice

Interessante esta leitura, gostei muito porque tenho artrose no joelho esquerdo e está começando no direito. O rx e ecografia acusaram desgaste no quadril esquerdo e a ressonância magnética mostrou que tenho achatamento de discos. Faço hidroginástica, tomo medicação, cálcio mas algumas vezes a dor é tão intensa q não consigo dormir bem e tenho muita dificuldade para caminhar, caindo algumas vezes. Agora o médico mandou fazer fisioterapia. Minha pergunta: não tem cura? Qdo o tempo está para chuva as dores se intensificam? Aguardo sua resposta, obrigada.

indiara nunes batista

eu com perna esquerda sem força o meu joelho trava muito parece que estar deslocando ja tomei varios tombo eu tenho 55 anos a um ano comecei tomar calcio sou uma pessoa muito ativa mas preciso de ajudar eu ja estou tentrando em depressao pois a mesma perna fiz duas cirurgia vascuar fiz o dople das duas pernas fui precisi tirar a veia safana da perna eaquerda a mesma que me encontro com artroze tive quatros filhos trabalhei vinte um anos no comercio trabalhei ate o mes do bebe nascer mas desseset anos andando na rua como vendedora mas agora eu nao estou mas conseguindo preciso de uma orientacao medica o que devo fazer quais as providencia preciso tomar me ajude todos medicos que ja fui so me passa remedios como nemesolida max sulida de 400ml preciso de ajuda em o nome de jesus

Cuidados Pela Vida

Olá Indiara, para o diagnóstico de osteoartrite é necessário realizar alguns exames e nesse caso é imprescindível a avaliação de um médico ortopedista. Caso tenha dúvidas sobre a indicação do último profissional a aconselhamos a buscar uma segunda opinião. Abraços

Cuidados Pela Vida

Olá Lidia, as pesquisas científicas sobre a doença ainda não identificaram cura para a artrose, mas o uso de medicamentos e fisioterapias podem ajudar a reduzir a dor e manter a função das articulações. Não temos como afirmar que a dor se intensifica com a chegada da chuva, mas sabemos que no frio as dores podem piorar, pois as baixas temperaturas provocam contração do músculos e das articulações. Caso você perceba aumento das dores nos dias mais frios e com chuva, aconselhamos você a verificar com seu médico qual orientação ele fornece para melhorar seu desconforto. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.