search
    Título

    Como é feito o diagnóstico de osteoartrite?

    Uncategorized

    Por

    A osteoartrite, também chamada de artrose, é uma doença que desgasta a cartilagem e provoca alterações nas articulações e na estrutura óssea de uma região afetada. Esse desgaste acontece naturalmente conforme o corpo envelhece, mas pode ser intensificado por esforços repetitivos ou surgir como consequência de outra doença.

    Os sinais da osteoartrite

    A intensidade dos sintomas varia de caso a caso. Alguns pacientes não conseguem se locomover, enquanto outros têm dificuldade em identificar os sintomas. No entanto, alguns sinais mais notáveis levam os médicos a suspeitarem de um quadro de osteoartrite.

    “Um dos primeiros sintomas é a dor articular ou a sensação de diminuição da capacidade de fazer certos movimentos, como se abaixar ou cruzar as pernas”, explica o ortopedista Paulo Roberto Dias dos Santos. Outro sinal que chama a atenção dos médicos são rangidos e a sensação de estalos na articulação atingida, que serão examinados durante a consulta.

    Exames e tratamentos para a osteoartrite

    Para comprovar a doença, no entanto, é necessária a realização de exames. “O melhor exame é a ressonância magnética, para visualizar alterações relevantes na estrutura da articulação”, afirma o Dr. Paulo Roberto. Na maioria das vezes, o exame de raios X também é capaz de indicar uma osteoartrite.

    Depois do diagnóstico, é hora de iniciar o tratamento, que oferece várias opções. Para a dor e para diminuir a inflamação da área acometida são recomendados analgésicos e anti-inflamatórios. O uso de medicamentos à base de glicosamina e condroitina também tem se mostrado um importante aliado no combate à dor causada pela osteoartrite.

    Para fortalecer os músculos e melhorar o funcionamento do corpo é indicada a prática de atividades físicas sob supervisão, como esportes, musculação e fisioterapia.

     

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes