Colágeno: suplemento pode fazer a diferença no seu tratamento para osteoartrite
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dr. Mauricio Raffaelli
- +A
- -A
A osteoartrite é uma doença associada ao envelhecimento do corpo, que provoca o desgaste das articulações com o passar dos anos. O problema tem a dor e o inchaço das articulações como principais sintomas e uma das substâncias que, em falta, influencia o desenvolvimento e uma possível piora da osteoartrite é o colágeno.
Cartilagem óssea tem colágeno em sua composição
“O colágeno faz parte da formação da cartilagem. Quadros inflamatórios de repetição da articulação pioram a qualidade deste colágeno e podem piorar o quadro de osteoartrite”, afirma o ortopedista e traumatologista Mauricio Raffaelli. Sem o colágeno em quantidades adequadas, a cartilagem não consegue exercer sua função, que é de proteger as articulações dos atritos provocados pela movimentação do esqueleto.
O colágeno é construído pelo seu corpo a partir do consumo de proteínas adquiridas da carne vermelha, do frango, de queijos e do ovo, por exemplo, mas sua fabricação diminui com o envelhecimento do corpo, especialmente nas mulheres. Além da atuação importante nas cartilagens, o colágeno também está presente na sua pele e no cabelo, tornando-os mais resistentes.
Suplementação de colágeno previne e alivia os sintomas da osteoartrite
A suplementação de colágeno prescrita pelo seu médico, associada a outras formas de tratamento, pode, além de prevenir a osteoartrite com o passar dos anos, aliviar os sintomas da doença, sendo uma grande aliada. “Hoje em dia, o entendimento do tipo de colágeno que faz parte da cartilagem faz com que o médico prescreva a suplementação correta de colágeno”, diz o profissional.
Além dessa dose extra para seu organismo, existem ainda outras medidas que são importantes para o tratamento do quadro de osteoartrite, como perder o excesso de peso. “Tratar doenças inflamatórias, como a artrite reumatoide, evitar grandes esforços articulares e usar outros condroprotetores, como a glicosamina, são métodos de tratamento da doença”, recomenda o médico.
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dr. Mauricio Raffaelli
Ortopedia e Traumatologia
CRM: 101523 / SP
- 36 comentários para "Colágeno: suplemento pode fazer a diferença no seu tratamento para osteoartrite"
-
zenaide
estou sem convenio e sinto muitas dores pelo corpo todo ombro pe mao e principalmente os joelhos quase ñ ando direito e agora me apareceu uma dor no osso da bunda e quadril estou querendo comprar um cálcio por minha conta mas estou com um pouco de receio pois nunca tomei e são tantos a minha alimentação esta bem desiquilibrada….há ñ sei o que fazer vivo tomando antiflamatorio ñ aguento mais
-
vania martins
ola.. eu faco tratamento de artrite reumatoide, e gostaria de saber qual a importância do colágeno no tratamento, e a dosagem certa ,,pois tenho 51 anos, no meu caso tem atingido os dedos das mãos. aguardo uma resposta.obrigada.
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Vania, o colágeno fortalece as cartilagens, estruturas que servem como um “amortecedor”, impedindo o atrito entre os ossos durante o movimento. Orientamos você a realizar uma consulta com o médico especialista, pois somente ele poderá indicar a dose e o medicamento adequado para o seu tratamento. Abraços.
-
Elen
Olá. Tomo um suplemento, pois faço exercícios de alta intensidade, que contém colágeno na composição. Mas tomava também o colágeno em pó a parte. Pode?
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Elen, a quantidade ideal diária de colágeno a ser ingerida varia de pessoa para pessoa. O cálculo deve ser realizado de acordo com o peso de cada um, você pode realizar uma consulta com um nutricionista para que possa orientá-la sobre a quantidade ideal para o seu caso. Abraços.
-
Izabel leme
Tenho artrose generalizada e a anos faço uso de artrovile que alivia muito as minhas dores. E a um ano /- tô tomando colágeno em pó, uma colher de sopa ao dia junto com o artrolive é senti que melhor muito as dores.Não sei se estou tomando certo o colágeno mas estou contente.
-
Monique
Boa noite, já tive problemas de reumatismo a ponto de ter que fazer quimioterapia, fiquei Boa por um ano e a 2 meses fui diagnosticada com fibromialgia.Sinto dores terríveis, as vezes acho que nem vou conseguir levantar da cama.Agora estou tomando colágeno e 30 dias e ainda não vi efeito nenhum.Por qto tempo tenho que tomar para ver melhoras.
-
Nilza
Tenho 68 anos fiz vários exames deu artrite reumatóide artrose sinto dores nos joelhos nas juntas dos dedos das mãos e dores nos pés estou tomando magnésio em cápsulas gelatinosas já faz um mês e me sinto um pouco melhor, devo continuar a tomar?
-
Jean
Olá boa noite . Eu tenho um desgaste da cartilagem do fêmur com o quadril . Tomo diáriamente glicosamina . Achei muito interessante essa indicação do colágeno. Vocês têm algum para indicar ?
-
Laila Vils
Tomo, diariamente artrolive e colágeno Manuseado em farmácia de manipulação. Agradeço muitíssimo por esses suplementos pois consigo levar a vida sem dores, apesar de ter todas essas doenças degenerativas e patela de ganso, artrite, tendinite, artrose, reumatismo, bursite e etc. faço exercícios diários .
-
Georgina
Boa tarde, tenho o joelho direito operado, sinto fortes dores ao descer e subir escadas, o ortopedista me receitou colflex, já tomo ha um mês, as dores continuam, fiz uma densitometria que o resultado deu densidade mineral abaixo de 1% se comparado com a mesma faixa etária (49), não há sinais densitométricos de osteopenia na coluna lombar e fêmur; vc pode me ajudar entender esse resultado? pq estou sentindo dores se não há sinais de osteopenia. Desde ja grata
-
Cinthya
qual melhor maneira de tomar para que seja eficiente?
-
Elisabéte Paiva
Bom dia!Tenho hérnia de disco da L2 a S1(caso cirúrgico), artrose (3 bicos de papagaio, que o médico disse ser a mesma coisa) e escoliose crônica. Foi receitado Melocox 15 mg, Musculare 5 mg e Artrogen Duo(Tem algum que possa ser substituído por outro mais em conta?. Ainda não iniciei nenhum tratamento, pois também tenho cálculo renal e síndrome do intestino irritável, está difícil, os remédios são muito caros. Realmente não sei o que fazer, pois estou desempregada.
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Elisabéte, a prescrição médica deve ser seguida para que o tratamento possa trazer resultados benéficos a sua saúde. Somente o seu médico pode indicar outros medicamentos pois cada paciente tem sua particularidade no tratamento e a indicação é feita através da identificação do quadro clinico de cada pessoa. Consulte seu ortopedista para verificar a possibilidade de troca nos medicamentos. Abraços.
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.