Colágeno: suplemento pode fazer a diferença no seu tratamento para osteoartrite


  • +A
  • -A
Imagem do post Colágeno: suplemento pode fazer a diferença no seu tratamento para osteoartrite

A osteoartrite é uma doença associada ao envelhecimento do corpo, que provoca o desgaste das articulações com o passar dos anos. O problema tem a dor e o inchaço das articulações como principais sintomas e uma das substâncias que, em falta, influencia o desenvolvimento e uma possível piora da osteoartrite é o colágeno.

Cartilagem óssea tem colágeno em sua composição


O colágeno faz parte da formação da cartilagem. Quadros inflamatórios de repetição da articulação pioram a qualidade deste colágeno e podem piorar o quadro de osteoartrite”, afirma o ortopedista e traumatologista Mauricio Raffaelli. Sem o colágeno em quantidades adequadas, a cartilagem não consegue exercer sua função, que é de proteger as articulações dos atritos provocados pela movimentação do esqueleto.

O colágeno é construído pelo seu corpo a partir do consumo de proteínas adquiridas da carne vermelha, do frango, de queijos e do ovo, por exemplo, mas sua fabricação diminui com o envelhecimento do corpo, especialmente nas mulheres. Além da atuação importante nas cartilagens, o colágeno também está presente na sua pele e no cabelo, tornando-os mais resistentes.

Suplementação de colágeno previne e alivia os sintomas da osteoartrite


A suplementação de colágeno prescrita pelo seu médico, associada a outras formas de tratamento, pode, além de prevenir a osteoartrite com o passar dos anos, 
aliviar os sintomas da doença, sendo uma grande aliada. “Hoje em dia, o entendimento do tipo de colágeno que faz parte da cartilagem faz com que o médico prescreva a suplementação correta de colágeno”, diz o profissional.

Além dessa dose extra para seu organismo, existem ainda outras medidas que são importantes para o tratamento do quadro de osteoartrite, como perder o excesso de peso. “Tratar doenças inflamatórias, como a artrite reumatoide, evitar grandes esforços articulares e usar outros condroprotetores, como a glicosamina, são métodos de tratamento da doença”, recomenda o médico.

Dr. Mauricio de Paiva Raffaelli é ortopedista, traumatologista e especialista em cirurgia de ombro e cotovelo e atende em São Paulo. CRM-SP: 101523

Foto: Shutterstock

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

23 comentários para "Colágeno: suplemento pode fazer a diferença no seu tratamento para osteoartrite"

Carmem

Realmente o colágeno deve ser um complemento para o resto da vida, e realmente melhora muito, aliviando as dores e nos devolvendo os movimentos.

zenaide

estou sem convenio e sinto muitas dores pelo corpo todo ombro pe mao e principalmente os joelhos quase ñ ando direito e agora me apareceu uma dor no osso da bunda e quadril estou querendo comprar um cálcio por minha conta mas estou com um pouco de receio pois nunca tomei e são tantos a minha alimentação esta bem desiquilibrada….há ñ sei o que fazer vivo tomando antiflamatorio ñ aguento mais

vania martins

ola.. eu faco tratamento de artrite reumatoide, e gostaria de saber qual a importância do colágeno no tratamento, e a dosagem certa ,,pois tenho 51 anos, no meu caso tem atingido os dedos das mãos. aguardo uma resposta.obrigada.

Cuidados Pela Vida

Olá Zenaide, somente o médico é o profissional habilitado para avaliar sua queixa e prescrever o produto adequado. Orientamos a buscar uma unidade de saúde próximo de sua residência. Melhoras.

Cuidados Pela Vida

Oi Vania, o colágeno fortalece as cartilagens, estruturas que servem como um “amortecedor”, impedindo o atrito entre os ossos durante o movimento. Orientamos você a realizar uma consulta com o médico especialista, pois somente ele poderá indicar a dose e o medicamento adequado para o seu tratamento. Abraços.

Elen

Olá. Tomo um suplemento, pois faço exercícios de alta intensidade, que contém colágeno na composição. Mas tomava também o colágeno em pó a parte. Pode?

Cuidados Pela Vida

Oi Elen, a quantidade ideal diária de colágeno a ser ingerida varia de pessoa para pessoa. O cálculo deve ser realizado de acordo com o peso de cada um, você pode realizar uma consulta com um nutricionista para que possa orientá-la sobre a quantidade ideal para o seu caso. Abraços.

Izabel leme

Tenho artrose generalizada e a anos faço uso de artrovile que alivia muito as minhas dores. E a um ano /- tô tomando colágeno em pó, uma colher de sopa ao dia junto com o artrolive é senti que melhor muito as dores.Não sei se estou tomando certo o colágeno mas estou contente.

Monique

Boa noite, já tive problemas de reumatismo a ponto de ter que fazer quimioterapia, fiquei Boa por um ano e a 2 meses fui diagnosticada com fibromialgia.Sinto dores terríveis, as vezes acho que nem vou conseguir levantar da cama.Agora estou tomando colágeno e 30 dias e ainda não vi efeito nenhum.Por qto tempo tenho que tomar para ver melhoras.

Clori Ferraz da Conceição

Na verdade não chega a ser um comentário, mas sim um questionamento, que tipo de colágeno, como adquirir?

Cuidados Pela Vida

Oi Izabel, não é indicado utilizar medicamento sem autorização do médico. Ao retornar em consulta periódica com seu médico, comunique a ele que você utilizou o produto e verifique se ele vai indicar que você permaneça com o uso. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Monique, siga as orientações do seu médico, caso não perceba melhoras, retorne em consulta para que ele verifique se há necessidade de manutenção no tratamento. Melhoras.

Cuidados Pela Vida

Oi Clori, a suplementação de colágeno deve ser prescrita pelo seu médico, realize uma consulta. Abraços.

Nilza

Tenho 68 anos fiz vários exames deu artrite reumatóide artrose sinto dores nos joelhos nas juntas dos dedos das mãos e dores nos pés estou tomando magnésio em cápsulas gelatinosas já faz um mês e me sinto um pouco melhor, devo continuar a tomar?

Cuidados Pela Vida

Oi Nilza, siga a recomendação do seu médico, e compareça a consultas regularmente para que ele possa continuar te orientando. Abraços.

Jean

Olá boa noite . Eu tenho um desgaste da cartilagem do fêmur com o quadril . Tomo diáriamente glicosamina . Achei muito interessante essa indicação do colágeno. Vocês têm algum para indicar ?

Cuidados Pela Vida

Oi Jean, a suplementação de colágeno deve ser prescrita pelo seu médico, realize uma consulta. Abraços.

Dirce Felipe

Tenho artrose nos dois joelhos tomo diariamente remédios p/diminuir as dores gostaria d saber se posso fazer uso do suplemento tenho 71 anos.

Laila Vils

Tomo, diariamente artrolive e colágeno Manuseado em farmácia de manipulação. Agradeço muitíssimo por esses suplementos pois consigo levar a vida sem dores, apesar de ter todas essas doenças degenerativas e patela de ganso, artrite, tendinite, artrose, reumatismo, bursite e etc. faço exercícios diários .

Georgina

Boa tarde, tenho o joelho direito operado, sinto fortes dores ao descer e subir escadas, o ortopedista me receitou colflex, já tomo ha um mês, as dores continuam, fiz uma densitometria que o resultado deu densidade mineral abaixo de 1% se comparado com a mesma faixa etária (49), não há sinais densitométricos de osteopenia na coluna lombar e fêmur; vc pode me ajudar entender esse resultado? pq estou sentindo dores se não há sinais de osteopenia. Desde ja grata

Luiz

Estou tomando glucosamato 1500 mg condroitina 1200 mg a 3 meses e estou muito melhor da artrose

Cuidados Pela Vida

Oi Dirce, a suplementação de colágeno deve ser prescrita pelo seu médico, realize uma consulta. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Georgina, leve os resultados dos exames para o médico que os solicitou, e informe a ele os sintomas que permanecem após o tratamento, assim ele poderá indicar o tratamento ideal para o seu caso. Melhoras.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.