Colágeno: Qual é a quantidade diária recomendada de proteína na alimentação?


  • +A
  • -A

O colágeno é um dos principais componentes da cartilagem articular. Essa proteína atua na homeostase da cartilagem, um processo contínuo de remodelação que impede tanto o ganho quanto a perda de tecido, mantendo um equilíbrio perfeito e a distribuição de forças na articulação. Confira qual é o consumo ideal diário de colágeno.  

“A ingestão diária de proteínas recomendada é de 0,75 a 1,2 gramas por quilo ao dia, ou seja, em torno de 55g para o homem e 45g para a mulher”, afirma o reumatologista Paulo Chicarone Pereira, que complementa: “Alimentos com alto teor de proteína, como laticínios, carnes, ovos, peixes e leguminosas (feijão, por exemplo) ajudam a fornecer aminoácidos para a síntese do colágeno”.

Osteoartrite pode impactar o consumo de colágeno


No entanto, essa indicação muda a cada caso, já que diversas condições interferem nas necessidades diárias. É o caso da idade e de
doenças como a osteoartrite. Este problema degenerativo provoca a destruição da cartilagem articular (processo que o colágeno ajuda a prevenir) e promove a inflamação da articulação. 

Por isso, o ideal é conversar com um médico sobre o consumo de colágeno em um caso de osteoartrite ou de outra doença articular. O profissional poderá avaliar o quadro e, se houver necessidade, até indicar a suplementação do colágeno hidrolisado, cuja absorção pelo organismo é feita mais facilmente.

Exercícios físicos ajudam a prevenir doenças osteoarticulares


Além do consumo de alimentos ricos em proteínas, existem outras medidas importantes para a saúde osteoarticular, como cita Dr. Pereira:

– Manter o tônus muscular com a prática regular de exercícios físicos, idealmente sob supervisão de fisioterapeuta (se já tiver algum problema articular) ou educador físico;

evitar sobrepeso e obesidade e, caso já tenha, fazer acompanhamento com um nutricionista;

– evitar esforços repetitivos e grandes impactos nas articulações;

– procurar auxílio especializado se notar alterações na articulação, já que o diagnóstico precoce é fundamental para manter as articulações saudáveis.


Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Paulo Chicarone Pereira

Dr. Paulo Chicarone Pereira

Reumatologia

CRM: 125657 / SP

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

7 comentários para "Colágeno: Qual é a quantidade diária recomendada de proteína na alimentação?"

Maria Eliane de Negreiros FARACHE

Meu tornozelo esquerdo incha muito Quando eu acordo ele está normal Mas no final do dia ele fica muito inchado Isso é poblema de ma circulação????

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Maria. O sintoma que relata, como o inchaço no tornozelo, não é comum se não houve nenhuma lesão. Por isso, aconselhamos que procure um médico para lhe dá um diagnóstico sobre o que sente e após isso será lhe passado o tratamento adequado. Continue conosco para mais matérias como essa. Abraços!

Angela Maria Cunha Ramos

Tenho Artrose nos quadris,e várias ernias de disco e bico deangela.cunha0610@gmail.com

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Angela. Aconselhamos que procure um médico para que seja lhe indicado o tratamento adequado, pois algumas pessoas conseguem amenizar as dores com o tratamento medicamentoso e com alguns exercícios físicos. Abraços!

Ivone

Ola meu nome é Ivone tenho 59 anos duas ernias dical 8 bicos tendinite problema no quadril e recentemente fiz um exame dos ossos e deu osteneospenia meu médico disse para eu tomar muito cuidado pois nao posso abaixar do grau em se encontro

Maria Aparecida

Boa tarde Drs. Tenho artrose no quadril joelhos e ernia L5 L4 L6 . Dores horriveis. Melhorei 70’/. Com ArtrogenDuo e comprimidos de Dorene (pergabalina) Uso o Artrogem ha mais de um ano. Devo continuar? Obrgada

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Maria. O ideal é seguir as indicações que foram prescritas, mas se caso não notar eficácia, recomendamos que você verifique junto ao médico essa possibilidade. Enviamos um e-mail privado para obtermos mais informações sobre a situação. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.