Por que o colágeno é importante para manter a estrutura das articulações?


  • +A
  • -A

Por fazer parte da estrutura que constitui a cartilagem que reveste as articulações, o colágeno é fundamental para a saúde e o bom funcionamento articular. Este elemento é crucial também para a integridade dos ossos, pois impede que eles se choquem e se desgastem durante os movimentos do corpo. A reumatologista Regina Von Kirchenheim nos explicou isso com mais detalhes.

Falta de colágeno pode levar à osteoartrite


“O colágeno
faz parte da cartilagem articular. Ele permite reduzir o atrito entre os ossos, evitando o desgaste das articulações, que poderia resultar no desenvolvimento da osteoartrite”, afirma a médica. Quando o organismo carece de colágeno, a cartilagem fica mais frágil e começa a se deteriorar, o que, por consequência, coloca os ossos e as articulações em risco.

Segundo a especialista, o colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo organismo desde o nascimento, mas sua produção é reduzida a partir dos 30 anos de idade. Por isso, é importante sempre buscá-lo em outras fontes, seja por meio da alimentação ou de suplementos. “Mesmo assim, ainda não é possível dizer que essa redução seja a causa de problemas específicos”, alerta Regina.

Fontes de colágeno


As principais fontes são as proteínas animais, como carnes vermelhas, frango, peixes e ovos, além da gelatina convencional. Mas também é recomendável consumir alimentos ricos em vários outros nutrientes que ajudam na sua produção. “São os casos das vitaminas A, C e E, zinco e selênio”, cita a reumatologista.

Alimentos ricos em vitamina C, especialmente, auxiliam bastante a melhorar a absorção do colágeno pelo organismo. Portanto, apostar no consumo de frutas como laranja, abacaxi, morango e goiaba na mesma refeição em que estão presentes os alimentos ricos em colágeno potencializará o aproveitamento dessa importante substância para os ossos.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Regina Alice Fontes Von Kirchenheim

Dra. Regina Alice Fontes Von Kirchenheim

Reumatologia

CRM: 15137 / DF

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "Por que o colágeno é importante para manter a estrutura das articulações?"

Fabio

Por se tratar de um problema de vasto interesse e procura dos pacientes com deficiencia de colageno, o lab. ACHÉ poderia proporcionar aos pacientes descontos para que faz uso constante do PRÓTENA. Fica a dica para a ACHE

Vera Dutra dos Santos

Tenho 55 anos e muitos problemas com artrose. Ja com 2 próteses totais de quadril, gonartrose bilateral, na coluna, com 2 hérnias na lombar e 2 na cervical. Uma das médicas com que me trato, me prescreveu Protena 40mg para uso contínuo. Como obtenho o desconto?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Vera. Para mais informações entre em contato com a nossa central do Cuidados pela Vida 0800 777 8432 (de segunda a sexta-feira das 08h00 às 20h00) ou nos mande um e-mail; contato@cuidadospelavida.com.br . Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.