O colágeno presente nas articulações é igual ao encontrado na pele?


  • +A
  • -A

O colágeno é uma proteína de extrema importância para a saúde humana, sendo produzida pelo próprio corpo, mas também adquirida por meio da alimentação. Existem mais de 16 tipos distintos de colágeno e cada um deles está presente em regiões diferentes do organismo, de acordo com a necessidade dos órgãos e de outras estruturas do corpo. 

Esses vários tipos podem ser encontrados na pele, nos tendões, nos músculos, nas articulações, no tecido endotelial e em muitos outros lugares. Afinal, o colágeno é a proteína mais abundante no corpo humano. “Na pele temos o colágeno tipo 1 e nas articulações temos o tipo 2″, afirma o reumatologista Faustino Peron. 

Problemas no colágeno podem levar à osteoartrite


“Na articulação, o colágeno tem a função de compor a maior parte da matriz extracelular da cartilagem e é produzido por uma célula denominada condrócito. O principal fator na
queda da concentração de colágeno é a perda da função fisiológica do condrócito”, explica o especialista. Como consequência dessa perda, pode surgir a osteoartrite. 

A osteoartrite é uma doença marcada pela destruição da cartilagem que protege as articulações ósseas. Essa cartilagem permite que o corpo se movimente sem dor. A partir desse processo, além das dores, o paciente apresenta inchaço e rigidez nas articulações e, sem tratamento, a doença pode deformar os ossos. 

Como essa proteína age na pele e no cabelo?


Já o colágeno da pele é responsável por
dar sustentação a esse órgão, deixando-o mais hidratado e firme e, assim, reduzindo o surgimento de rugas e da flacidez. Essa proteína é encontrada ainda nos cabelos e nas unhas, também auxiliando na hidratação e no fortalecimento dessas estruturas. 


Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Faustino Peron

Dr. Faustino Peron

Reumatologia

CRM: 134486 / SP

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

12 comentários para "O colágeno presente nas articulações é igual ao encontrado na pele?"

aparecida

qual o melhor colágeno tipo II da Ache?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Aparecida. O ideal é conversar com seu médico, pois o tratamento é individualizado, desta forma ele irá lhe indicar o colágeno de acordo com a sua necessidade. Abraços!

Angela Maria Cunha Ramos

Eu tomo Artrogen Duo para Artrose nos quadris e ernia de disco. Exercícios físicos não prático nenhum pois sinto muitas dores . Como posso melhorar isso?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Angela. Enviamos um e-mail para obtermos mais
informações sobre a situação. Abraços!

Marcia

Tipo de colágeno e e onde compro.Que marca é mais aconselhável?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Marcia. É importante que tome o colágeno conforme a indicação médica, pois o tratamento é diferente de paciente para paciente, pois o tratamento é individualizado. Abraços!

BURIDAN

Tenhov67 anos, sedentário e de uma hora pra outra apareceram muitas dores nos ombros, cotovelos e joelho direito. Comecei a tomar Astro Gen Duo, estou na segunda caixa, senti leve melhora e larguei os anti inflamatórios e analgésicos. Que tipo exercícios recomenda? Devo continuar com o Astro Gen?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Buridan. Os exercícios devem ser indicados conforme a limitação de cada paciente, por isso orientamos que converse com o seu médico para que seja indicado alguns exercícios e também para que você verifique se deve continuar o tratamento com o medicamento citado. Desejamos sucesso no seu tratamento!

Edson José Aureliano de matos

Tenho hérnia de disco na coluna e no pescoço qual seria o melhor tempo de cura ou de melhora com colágeno duo || já tomo colágeno a uns 6 meses

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Edson. Orientamos que passe em uma consulta médica, para verificar que seria mais indicado para o seu caso, pois o tratamento varia de paciente para paciente. Abraços!

Rosângela Faria Guimarães

Eu tomo Atrogen duo, ele também serve pra pele e pros cabelos ,ou é só pras Articulação

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Rosângela. O colágeno contribui também para a saúde da pele, mas só deve ser utilizado por recomendação médica, pois cada organismo reage de forma diferente à determinados produtos. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.