Qual é o papel das bengalas no tratamento da osteoartrite em idosos?

  • +A
  • -A

As bengalas normalmente são usadas para dar equilíbrio aos idosos e ganham ainda mais importância caso eles sofram de osteoartrite. Essa doença degenerativa da cartilagem compromete ossos e articulações e por isso todo impacto físico se torna perigoso. As bengalas, portanto, ajudam o idoso a evitar que a carga de seus próprios corpos durante o movimento prejudiquem sua estrutura óssea e articular.  

“As bengalas, muletas e andadores diminuem o apoio e, consequentemente, a carga sobre a articulação com osteoartrite. Isso faz com que ocorra menos atrito intra-articular, o que diminui os riscos de inflamação e dor”, informa o ortopedista Gualter Maldonado. Como a osteoartrite piora com o passar dos anos, o uso de bengala por idosos que sofrem da doença é, em muitos casos, extremamente necessário.

Situações em que o uso de bengala é recomendado


É claro que
nem todos os idosos com osteoartrite terão que usar bengala. Isso vai depender do nível de comprometimento da doença. “O objetivo dessa recomendação é evitar quedas e suas graves consequências. No caso de idosos hígidos, com boa saúde e boa musculatura, o uso pode ser dispensável”.

A recomendação mais atual é que os idosos com osteoartrite e com maior risco de quedas, seja por sarcopenia (diminuição de massa muscular e da capacidade de sustentar e estabilizar o corpo) ou por doenças neurológicas e do equilíbrio, usem o apoio de acordo com sua dificuldade. “Aqueles com melhores condições de saúde, podem usar apenas bengala. Quem for mais debilitado, deve utilizar o andador”, indica o médico.

Riscos do não uso da bengala tendo osteoartrite


Os idosos que precisam, mas não usam bengala ou andador correm
sérios riscos com quedas e eventuais fraturas. “Não usar bengala pode levar à piora dos sintomas da osteoartrite e ao risco de quedas, com fraturas que necessitem de tratamento cirúrgico, com todas as consequências potenciais”.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Gualter Maldonado de Azevedo

Dr. Gualter Maldonado de Azevedo

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 124069 / SP

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Qual é o papel das bengalas no tratamento da osteoartrite em idosos?"

Cesar Viana Figueira

O uso da bengala, no meu caso, trouxe um ganho muito grande pois reduziu MUITO as dores. Para mim a muleta Canadense foi a que trouxe maiores benefícios.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.