Baixa absorção de cálcio: Quais são as principais causas?


  • +A
  • -A
Imagem do post Baixa absorção de cálcio: Quais são as principais causas?

A absorção plena do cálcio é de extrema importância para a saúde do corpo, já que esse mineral atua na transmissão de impulsos nervosos, na secreção de hormônios, na coagulação sanguínea e até mesmo na contração muscular. Além disso, o cálcio tem papel fundamental na formação e manutenção dos dentes e do esqueleto ao longo de toda a vida, sendo crucial na prevenção da osteoporose.

 

Desequilíbrios hormonais podem resultar na baixa absorção de cálcio

 


Fatores que dificultam a absorção de cálcio no corpo podem diminuir a quantidade do mineral no sangue, uma condição chamada hipocalcemia. “A hipocalcemia ocorre normalmente quando muito cálcio é perdido na urina, suor e fezes, ou quando quantidade insuficiente de cálcio é movida dos ossos para o sangue”, afirma a nutricionista Bruna Fedrigo.

Entre as causas da hipocalcemia estão a baixa concentração de hormônios da paratireoide, pancreatite e disfunção renal. A baixa absorção de cálcio também está relacionada à falta de vitamina D, fósforo e magnésio ou ao excesso de outros nutrientes, como o ferro, e exames pedidos por um profissional podem constatar se a causa do problema está na alimentação ou se é um sintoma de alguma doença ou disfunção.

 

Ferro e cafeína podem atrapalhar absorção de cálcio

 


De acordo com Bruna, para que o cálcio seja absorvido de forma eficiente, é importante que ele seja ingerido sem alimentos que contenham cafeína, ferro, proteínas e sal em excesso, além de chocolates e refrigerantes. “Esses nutrientes impedem a fixação do cálcio nos ossos, assim como os fitatos e oxalatos presentes em muitos vegetais, como o feijão e o espinafre. Por isso é importante ingerir alimentos fontes de cálcio da forma mais variada possível”, explica a nutricionista.

Uma concentração extremamente baixa de cálcio pode causar formigamento, geralmente nos lábios, língua, dedos e pés, dores musculares, espasmos musculares e da garganta, levando a dificuldades na respiração. Pouco cálcio no organismo também pode provocar, segundo a especialista, convulsões, arritmias e sintomas psicológicos, como confusão mental, perda de memória, delírios e até depressão.

 

Dra. Bruna Fedrigo é nutricionista e atua no Instituto de Videoartroscopia, Ortopedia e Traumatologia de Londrina (PR). CRN-PR: 810857

 

Foto: Shutterstock

 

TAGS
alimentacao
calcio
ossos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Baixa absorção de cálcio: Quais são as principais causas?"

Daniela

Tenho baixa absorção de cálcio por causa de hipoparatireoidismo , já usei inelare e achei ótimo. Mas, ainda tenho dificuldades com fixar este cálcio.

Vânia Paiva Moura Taranto

Tenho baixa absorção de Cálcio devido ao fato de minha tireóide ser autoimune (Tiroidite de Hashimoto)Preciso tomar Inellare diariamente, o que venho fazendo há muitos anos. O resultado é excelente. Porém tambem preciso fazer uso de outras medicações para controlar a osteoporose. Fiquei muito triste pelo fato do Inellare não ser mais comercializado pelo Programa Cuidados Pela Vida. Apesar de ser ótimo, não sei se poderei continuar fazendo uso.

Cuidados Pela Vida

Oi Daniela, como cada caso tem suas particularidades, o indicado é realizar uma consulta com um nutricionista, que poderá indicar a conduta ideal para o seu caso. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Vânia, registramos sua sugestão de retorno do produto ao Programa. Desejamos sucesso em seu tratamento. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.