Atletas precisam suplementar colágeno para proteger as articulações?

  • +A
  • -A

A Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) considera atletas profissionais e praticantes de exercícios de alta intensidade como um grupo de risco para o desenvolvimento de doenças articulares como a osteoartrite. Nesses casos, as cartilagens presentes nas articulações começam a se desgastar aumentando a chance de traumas, lesões e alterações ósseas. É necessário, portanto, tomar algumas atitudes para proteger as articulações desses danos.

“Atividades intensas e de impacto podem lesar a cartilagem favorecendo o aparecimento da osteoartrite, assim como lesões ligamentares e tendíneas e também podem gerar instabilidade articular favorecendo o aparecimento da doença”, explica a reumatologista Evelin Goldenberg.

Manter o colágeno em quantidades adequadas é importante para a saúde do corpo

O colágeno é uma proteína que está presente praticamente em todo o corpo, compõe o tecido conjuntivo e as cartilagens articulares. Estima-se que o organismo começa a perder essa cadeia de aminoácidos a partir dos 30 anos, mas é só aos 50 anos que a diminuição se acentua, provocada geralmente por alterações hormonais. 

A insuficiência de colágeno pode trazer complicações para as cartilagens e, por isso, o ideal é manter essa proteína em níveis adequados para que as articulações se mantenham saudáveis e possam exercer a sua função de absorver possíveis impactos e movimentar o corpo sem problemas.

Principais fontes de colágeno para proteger as articulações


Uma alimentação balanceada e diversificada é importante para suprir a necessidade de colágeno do corpo, que pode ser encontrado na carne vermelha, frango, peixe e ovos. A suplementação também pode ser recomendada, mas é importante conversar com seu médico para que ele aponte o tratamento mais adequado. Alimentos ricos em vitamina C, como as frutas cítricas, também devem ser associados, uma vez que
esse nutriente desempenha um importante papel na síntese do colágeno. São fontes de vitamina C limão, laranja, morango, acerola, abacaxi, entre outros.


Dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR):
https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/osteoartrite-artrose/

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Evelin Goldenberg

Dra. Evelin Goldenberg

Reumatologia

CRM: 69640 / SP

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Atletas precisam suplementar colágeno para proteger as articulações?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.