Quais atividades do dia a dia podem agravar a osteoartrite no punho?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dr. Guilherme Falótico
- +A
- -A
A osteoartrite é uma doença caracterizada pelo processo de desgaste da cartilagem das articulações, estrutura protetora que fica na extremidade dos ossos, evitando que estes se choquem e se degradem com os movimentos do corpo. Atividades realizadas no dia a dia podem agravar esse desgaste e, por isso, é preciso ter alguns cuidados.
Reduzir impacto articular é essencial para quem tem osteoartrite no punho
“Atividades de impacto no membro superior podem agravar a osteoartrite no punho. A prática de esportes com carga excessiva nas mãos e punhos ganha destaque nesse sentido”, afirma o ortopedista Guilherme Falótico. Toda atividade que forçar demais a região, como pegar muito peso com as mãos em casa ou na rua e fazer exercícios na academia com sobrecarga excessiva aos punhos, irá prejudicar o problema.
Segundo o especialista, não existe nenhuma órtese protetora com ação comprovada para prevenir a doença: “A única medida efetiva na prevenção da progressão da osteoartrite degenerativa dos punhos é reduzir o impacto articular”. Além disso, o tratamento medicamentoso é fundamental para amenizar os sintomas do quadro.
Tratamento contra a osteoartrite
Os remédios utilizados no tratamento da osteoartrite são importantes pois atuam diretamente na desaceleração do desgaste da cartilagem. É válido frisar que esse processo degenerativo não tem cura e fazer o tratamento adequado é a melhor alternativa para que o paciente possa controlar os sintomas e usufruir o máximo possível de uma boa qualidade de vida.
Além da abordagem farmacológica, outras medidas são importantes no tratamento, como fisioterapia e crioterapia (uso de gelo no local acometido). A prática de exercícios físicos também é recomendada, mas é necessário que sejam de baixo impacto, como ciclismo, natação e pilates, já que as atividades com alto nível de impacto podem piorar os sintomas da osteoartrite.
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dr. Guilherme Falótico
Ortopedia e Traumatologia
CRM: 128925 / SP
- 11 comentários para "Quais atividades do dia a dia podem agravar a osteoartrite no punho?"
-
Maria do Socorro Farias de Siqueira Silva
Eu quero entender pra mim é muito especial…
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Maria. Toda atividade que forçar demais a região, como pegar muito peso com as mãos em casa ou na rua e fazer exercícios na academia com sobrecarga excessiva aos punhos, irá prejudicar o problema.Caso sinta algum incomodo na região é interessante que converse com seu médico de confiança. Abraços!
-
Rosemari dos Santos Valvassore
É possível fazer alguns exercícios em casapara evitar a dor,além do gelo?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Rosemari. Exercícios de fortalecimento e estabilização das articulações devem ser orientados por um terapeuta ocupacional ou fisioterapeuta. É recomendado evitar o excesso de peso e carregar pratos e bandejas com a ponta dos dedos, além de usar engrossadores de instrumentos ou de canetas para evitar forçar a ponta dos dedos e os polegares. Abraços!
-
mario
Bom dia! Tenho 49 anos e malho uns 13 anos e pego pesado …não sou fortão rsrs..gostaria de saber se POSSO CONTINUAR PEGANDO PESADO embora não sinto nada a não ser quando faço 300 abdominais EM UMA SEQUENCIA SÓ e fico com dor na coluna (até que é uma dor gostosa) ?! Obrigado!
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Mario. Atividades de impacto no membro superior podem agravar a osteoartrite no punho. A prática de esportes com carga excessiva nas mãos e punhos ganha destaque nesse sentido, por isso é preciso estar atento. Todavia, qualquer exercício físico quando acompanhado de um profissional é bem-vindo e pode ajudá-lo muito no tratamento. Abraços!
-
PAULETE SANCHES GALLETI
Olá Dr,por favor tenho uma casa com 200mt nga segundas feiras limpo tudo lavo roupa faço o jantar resumindo tenho uma dor que me incomoda muito no braço direito não tenho como durmir levantar uma panela sofrendo muito grata desculpe a instença pergunta um grande abraço. 😱
-
Maria de Fátima Costa Jesus
Todos os médicos recomendam exercícios físicos, mas realmente, depois de uma certa idade, os cuidados devem ser redobrados! Pratiquei funcional todo este ano. Cheguei a fazer durante 1 mês, 5 dias na semana. Resultado: fissura e distensão de músculo no ombro direito. Dores nos polegares, devido a excesso nos pesos e dor na planta do pé. Agora, depois de tratamentos, pretendo fazer o Pilates ou ioga. Todo cuidado é pouco para quem fez 64 anos e quer continuar ativa!
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.