Quais atividades do dia a dia podem agravar a osteoartrite no punho?


  • +A
  • -A

A osteoartrite é uma doença caracterizada pelo processo de desgaste da cartilagem das articulações, estrutura protetora que fica na extremidade dos ossos, evitando que estes se choquem e se degradem com os movimentos do corpo. Atividades realizadas no dia a dia podem agravar esse desgaste e, por isso, é preciso ter alguns cuidados.

 

Reduzir impacto articular é essencial para quem tem osteoartrite no punho

 

“Atividades de impacto no membro superior podem agravar a osteoartrite no punho. A prática de esportes com carga excessiva nas mãos e punhos ganha destaque nesse sentido”, afirma o ortopedista Guilherme Falótico. Toda atividade que forçar demais a região, como pegar muito peso com as mãos em casa ou na rua e fazer exercícios na academia com sobrecarga excessiva aos punhos, irá prejudicar o problema.

Segundo o especialista, não existe nenhuma órtese protetora com ação comprovada para prevenir a doença: “A única medida efetiva na prevenção da progressão da osteoartrite degenerativa dos punhos é reduzir o impacto articular”. Além disso, o tratamento medicamentoso é fundamental para amenizar os sintomas do quadro.

 

Tratamento contra a osteoartrite

 

Os remédios utilizados no tratamento da osteoartrite são importantes pois atuam diretamente na desaceleração do desgaste da cartilagem. É válido frisar que esse processo degenerativo não tem cura e fazer o tratamento adequado é a melhor alternativa para que o paciente possa controlar os sintomas e usufruir o máximo possível de uma boa qualidade de vida.

Além da abordagem farmacológica, outras medidas são importantes no tratamento, como fisioterapia e crioterapia (uso de gelo no local acometido). A prática de exercícios físicos também é recomendada, mas é necessário que sejam de baixo impacto, como ciclismo, natação e pilates, já que as atividades com alto nível de impacto podem piorar os sintomas da osteoartrite.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Guilherme Falótico

Dr. Guilherme Falótico

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 128925 / SP

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

11 comentários para "Quais atividades do dia a dia podem agravar a osteoartrite no punho?"

Maria do Socorro Farias de Siqueira Silva

Eu quero entender pra mim é muito especial…

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Maria. Toda atividade que forçar demais a região, como pegar muito peso com as mãos em casa ou na rua e fazer exercícios na academia com sobrecarga excessiva aos punhos, irá prejudicar o problema.Caso sinta algum incomodo na região é interessante que converse com seu médico de confiança. Abraços!

Fatima tojo

undefined

Rosemari dos Santos Valvassore

É possível fazer alguns exercícios em casapara evitar a dor,além do gelo?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Rosemari. Exercícios de fortalecimento e estabilização das articulações devem ser orientados por um terapeuta ocupacional ou fisioterapeuta. É recomendado evitar o excesso de peso e carregar pratos e bandejas com a ponta dos dedos, além de usar engrossadores de instrumentos ou de canetas para evitar forçar a ponta dos dedos e os polegares. Abraços!

mario

Bom dia! Tenho 49 anos e malho uns 13 anos e pego pesado …não sou fortão rsrs..gostaria de saber se POSSO CONTINUAR PEGANDO PESADO embora não sinto nada a não ser quando faço 300 abdominais EM UMA SEQUENCIA SÓ e fico com dor na coluna (até que é uma dor gostosa) ?! Obrigado!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Mario. Atividades de impacto no membro superior podem agravar a osteoartrite no punho. A prática de esportes com carga excessiva nas mãos e punhos ganha destaque nesse sentido, por isso é preciso estar atento. Todavia, qualquer exercício físico quando acompanhado de um profissional é bem-vindo e pode ajudá-lo muito no tratamento. Abraços!

PAULETE SANCHES GALLETI

Olá Dr,por favor tenho uma casa com 200mt nga segundas feiras limpo tudo lavo roupa faço o jantar resumindo tenho uma dor que me incomoda muito no braço direito não tenho como durmir levantar uma panela sofrendo muito grata desculpe a instença pergunta um grande abraço. 😱

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Paulete. Atividades realizadas no dia a dia podem agravar essas dores, por isso, é preciso ter alguns cuidados. Orientamos que procure um Ortopedista para lhe dá um diagnóstico adequado. Desejamos Melhoras!

Maria de Fátima Costa Jesus

Todos os médicos recomendam exercícios físicos, mas realmente, depois de uma certa idade, os cuidados devem ser redobrados! Pratiquei funcional todo este ano. Cheguei a fazer durante 1 mês, 5 dias na semana. Resultado: fissura e distensão de músculo no ombro direito. Dores nos polegares, devido a excesso nos pesos e dor na planta do pé. Agora, depois de tratamentos, pretendo fazer o Pilates ou ioga. Todo cuidado é pouco para quem fez 64 anos e quer continuar ativa!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Maria de Fátima. Os exercícios físicos indicados devem ser de intensidade moderada e fisioterapia. Converse com seu médico para que seja indicado os exercícios compatíveis de acordo com suas limitações. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.