Por que a atividade física é importante para a prevenção da osteoporose?

  • +A
  • -A

A prática de atividades físicas é uma medida importante dentro do tratamento e prevenção da osteoporose, pois trabalha a favor da integridade dos ossos. O fortalecimento dos músculos cria uma camada de proteção que é importante para reduzir o risco de fraturas, por exemplo. Além disso, o exercício estimula a massa óssea, melhorando a densidade do esqueleto.

 

Exercícios indicados para prevenir e tratar a osteoporose

 

Os exercícios que atuam no desenvolvimento muscular geram contrações que são essenciais para a saúde óssea. Por isso, a musculação é uma opção bastante recomendada para evitar ou tratar a osteoporose. “Toda atividade física é benéfica para quem tem osteoporose. O osso é vivo e responde ativamente à carga imposta pelo exercício, se fortalecendo progressivamente”, afirma o ortopedista Gualter Maldonado.

Por mais que as atividades com carga sejam importantes para a saúde óssea, deve-se ter cuidado com a intensidade, pois esforços demasiados podem ter o efeito inverso, aumentando os riscos de se desenvolver a doença ou piorá-la. Sendo assim, atividades de impacto menor, como caminhada, corridas leves, natação, pilates e hidroginástica, também aparecem como opções.

 

Alimentação é aliada do exercício no combate à osteoporose

 

Mesmo ajudando bastante, os exercícios por si só não conseguem evitar ou tratar um quadro de osteoporose. É preciso que outras medidas importantes atuem em conjunto. A alimentação, por exemplo, com foco no consumo de nutrientes essenciais para os ossos, é vital nesse processo. O cálcio é o expoente máximo dentre esses nutrientes.

Outra substância fundamental é a vitamina D, especialmente por ela ajudar a aumentar a absorção intestinal do cálcio. A vitamina D é muito encontrada em peixes e frutos do mar, enquanto o cálcio se faz mais presente no leite e seus derivados (iogurte, leite etc). Caso haja deficiência desses nutrientes, a suplementação por meio de medicamentos pode ser uma solução interessante. Caso a osteoporose já esteja instalada, é importante que essas medidas (alimentação e atividade física) sejam acompanhadas do tratamento medicamentoso adequado.

 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Gualter Maldonado de Azevedo

Dr. Gualter Maldonado de Azevedo

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 124069 / SP

TAGS
atividade-fisica
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

9 comentários para "Por que a atividade física é importante para a prevenção da osteoporose?"

Olivanilda Maria Alves Rocha Calazans

Concordo q a alimentação seja essencial p melhora da inflamação da artrite e em relação a leite seus derivados , descobri q ajudam no processo das inflamações e por consequência as dores. Tirei esses alimentos do meu cardápio juntamente com a carne vermelha e o frango. Atualmente faço musculação juntamente com a medicação q foi passada p eu tomar 1 ano q é artrartrose o requinte q tomo a 5 anos melhorei mtooo. Tomo cloreto d magnésio com o dimalato, tomo clorella, ómega 3, óleo d cartamo, n posso esquecer do limão em jejum. Descobri q o ovo doía minhas articulações e parei d ingerir tbm. Tô ótima , nem pareço ter artrose a 9 anos. Alivio total . Graças a Deus acordo sem dor e sem rigidez .

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Olivanilda, obrigada por compartilhar sua história conosco! Parabéns pelo empenho na busca de uma maior qualidade de vida. Abraços.

Agnes Geiser Arlow

Sobre a matéria é interessante mas questiono indicar leite como fonte de cálcio pois esse foi retirado da pirâmide de alimentos por ser cancerígeno devido a elevado teor de estrogênio. Os médico devem indicar a fonte vegetal de cálcio e uma dela é a ora pró nobis.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Agnes, obrigado por compartilhar seu comentário conosco. Até a próxima!

Carlos Gilberto Santana

Aos 70 apareceu os primeiros sintomas e hoje aos 71 anos o joelho direito é o que mais me incomoda. Caminho todos os dias 3 quilometros. E busco sempre me informar atraves de sites como o de voces. Obrigado.

Márcio Macedo

Em 2018 fiz desinDometria óssea e foi diagnóstico de osteopenia. Aumentei minha atividade física acrescentando trabalho de musculação. Em 2 meses recuperei.Agora estou Zerada Atividade física é o melhor remédio para sua saúde. MEXA -SE

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Márcio. Agradecemos por compartilhar a sua experiência conosco! A osteopenia deve ter tratamento orientado com medidas comportamentais e alimentares, em alguns casos com suplemento de cálcio e vitamina D. Os exercícios físicos ajudam a fortalecer a musculatura e dessa forma os ossos e articulações ficam mais protegidos. Abraços!

Marta

Estou com tendão do braço direito quase rompendo. Médico disse que infiltração resolveria. Só que além de sentir muita dor da infiltração, piorou a dor. Oque faço ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Marta. Segundo o site EU ATLETA, a infiltração é um procedimento que oferece poucos riscos , eles alertam, que se houver febre, ou inflamação na região, é recomendado que procure um médico. Mas como a senhora diz sentir dores, é de extrema importância que vá ao médico novamente, porque ele poderá investigar qual a origem da dor, e assim prescrever um tratamento que dê fim a essas dores. Agradecemos o comentário. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.