Por que a atividade física é importante para a prevenção da osteoporose?


  • +A
  • -A
Imagem do post Por que a atividade física é importante para a prevenção da osteoporose?

A prática de atividades físicas é uma medida importante dentro do tratamento e prevenção da osteoporose, pois trabalha a favor da integridade dos ossos. O fortalecimento dos músculos cria uma camada de proteção que é importante para reduzir o risco de fraturas, por exemplo. Além disso, o exercício estimula a massa óssea, melhorando a densidade do esqueleto.

 

Exercícios indicados para prevenir e tratar a osteoporose

 

Os exercícios que atuam no desenvolvimento muscular geram contrações que são essenciais para a saúde óssea. Por isso, a musculação é uma opção bastante recomendada para evitar ou tratar a osteoporose. “Toda atividade física é benéfica para quem tem osteoporose. O osso é vivo e responde ativamente à carga imposta pelo exercício, se fortalecendo progressivamente”, afirma o ortopedista Gualter Maldonado.

Por mais que as atividades com carga sejam importantes para a saúde óssea, deve-se ter cuidado com a intensidade, pois esforços demasiados podem ter o efeito inverso, aumentando os riscos de se desenvolver a doença ou piorá-la. Sendo assim, atividades de impacto menor, como caminhada, corridas leves, natação, pilates e hidroginástica, também aparecem como opções.

 

Alimentação é aliada do exercício no combate à osteoporose

 

Mesmo ajudando bastante, os exercícios por si só não conseguem evitar ou tratar um quadro de osteoporose. É preciso que outras medidas importantes atuem em conjunto. A alimentação, por exemplo, com foco no consumo de nutrientes essenciais para os ossos, é vital nesse processo. O cálcio é o expoente máximo dentre esses nutrientes.

Outra substância fundamental é a vitamina D, especialmente por ela ajudar a aumentar a absorção intestinal do cálcio. A vitamina D é muito encontrada em peixes e frutos do mar, enquanto o cálcio se faz mais presente no leite e seus derivados (iogurte, leite etc). Caso haja deficiência desses nutrientes, a suplementação por meio de medicamentos pode ser uma solução interessante. Caso a osteoporose já esteja instalada, é importante que essas medidas (alimentação e atividade física) sejam acompanhadas do tratamento medicamentoso adequado.

 

Dr. Gualter Maldonado de Azevedo é ortopedista, traumatologista, especialista em cirurgia da coluna e membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). CRM-SP: 124069

Foto: Shutterstock

TAGS
atividade-fisica
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Por que a atividade física é importante para a prevenção da osteoporose?"

Olivanilda Maria Alves Rocha Calazans

Concordo q a alimentação seja essencial p melhora da inflamação da artrite e em relação a leite seus derivados , descobri q ajudam no processo das inflamações e por consequência as dores. Tirei esses alimentos do meu cardápio juntamente com a carne vermelha e o frango. Atualmente faço musculação juntamente com a medicação q foi passada p eu tomar 1 ano q é artrartrose o requinte q tomo a 5 anos melhorei mtooo. Tomo cloreto d magnésio com o dimalato, tomo clorella, ómega 3, óleo d cartamo, n posso esquecer do limão em jejum. Descobri q o ovo doía minhas articulações e parei d ingerir tbm. Tô ótima , nem pareço ter artrose a 9 anos. Alivio total . Graças a Deus acordo sem dor e sem rigidez .

Cuidados Pela Vida

Oi Olivanilda, obrigada por compartilhar sua história conosco! Parabéns pelo empenho na busca de uma maior qualidade de vida. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.