Atividade física: exercícios para ajudar tratamento da artrose em idosos


  • +A
  • -A
Imagem do post Atividade física: exercícios para ajudar tratamento da artrose em idosos

Existem 15 milhões de brasileiros portadores de osteoartrite, segundo o Ministério da Saúde. Entre eles, os idosos são os mais atingidos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença, também chamada de artrose e osteoartrose, afeta mais de 80% da população do planeta com mais de 65 anos. O tratamento do problema tem como objetivo devolver qualidade de vida aos pacientes.

Exercícios físicos de baixo impacto fazem parte do tratamento da osteoartrite


Uma das formas mais recomendadas de impedir a piora da osteoartrite é a prática de atividades físicas, como explica o ortopedista Tulio Cardoso: “Os exercícios visam manter a amplitude de movimentos, ou seja, conseguir, por exemplo, estender e dobrar os joelhos e fortalecer a musculatura.” Eles ajudam ainda a promover uma melhor lubrificação articular, reduzindo a dor e protegendo as articulações.

O profissional explica que os exercícios mais indicados para idosos durante o tratamento da osteoartrite variam de acordo com alguns fatores: “Depende da severidade, da localização e da causa. Recomenda-se exercícios na água e exercícios de baixo impacto, como hidroginástica e pilates.” Caminhadas, natação, fisioterapia e alongamentos também são indicados, mas sempre com supervisão e permissão médica.

Corridas podem sobrecarregar articulações do joelho


Por outro lado, alguns exercícios que causam impactos intensos e repetidos sobre as articulações degeneradas podem piorar os sintomas. Esportes como o vôlei, o basquete e a corrida, sobrecarregam as articulações nos joelhos e nos tornozelos, podendo intensificar as dores nas regiões. A recomendação é substituí-los por outros menos impactantes e que ajudem a fortalecer os músculos.

Além da atividade física, outras medidas são importantes no tratamento da osteoartrite. “Emagrecer ou evitar ganho de peso, e utilizar medicações condroprotetoras, como a glicosamina, parecem ter algum papel no alívio dos sintomas e no retardo da progressão da artrose”, afirma Cardoso.

Dr. Tulio Pereira Cardoso é Doutor pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e especialista pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. CRM-SP: 38605

Foto: Shutterstock

TAGS
atividade-fisica
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Atividade física: exercícios para ajudar tratamento da artrose em idosos"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.