AchèAchè
    search
    Título

    Atividade física: exercícios para ajudar tratamento da artrose em idosos

    Doenças dos Ossos

    Por

    Existem 15 milhões de brasileiros portadores de osteoartrite, segundo o Ministério da Saúde. Entre eles, os idosos são os mais atingidos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença, também chamada de artrose e osteoartrose, afeta mais de 80% da população do planeta com mais de 65 anos. O tratamento do problema tem como objetivo devolver qualidade de vida aos pacientes.

    Exercícios físicos de baixo impacto fazem parte do tratamento da osteoartrite


    Uma das formas mais recomendadas de impedir a piora da osteoartrite é a prática de atividades físicas, como explica o ortopedista Tulio Cardoso: “Os exercícios visam manter a amplitude de movimentos, ou seja, conseguir, por exemplo, estender e dobrar os joelhos e fortalecer a musculatura.” Eles ajudam ainda a promover uma melhor lubrificação articular, reduzindo a dor e protegendo as articulações.

    O profissional explica que os exercícios mais indicados para idosos durante o tratamento da osteoartrite variam de acordo com alguns fatores: “Depende da severidade, da localização e da causa. Recomenda-se exercícios na água e exercícios de baixo impacto, como hidroginástica e pilates.” Caminhadas, natação, fisioterapia e alongamentos também são indicados, mas sempre com supervisão e permissão médica.

    Corridas podem sobrecarregar articulações do joelho


    Por outro lado, alguns exercícios que causam impactos intensos e repetidos sobre as articulações degeneradas podem piorar os sintomas. Esportes como o vôlei, o basquete e a corrida, sobrecarregam as articulações nos joelhos e nos tornozelos, podendo intensificar as dores nas regiões. A recomendação é substituí-los por outros menos impactantes e que ajudem a fortalecer os músculos.

    Além da atividade física, outras medidas são importantes no tratamento da osteoartrite. “Emagrecer ou evitar ganho de peso, e utilizar medicações condroprotetoras, como a glicosamina, parecem ter algum papel no alívio dos sintomas e no retardo da progressão da artrose”, afirma Cardoso.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes