Mudança de hábitos: quais atitudes você deve mudar no seu dia a dia para reduzir a progressão da osteoartrite?

  • +A
  • -A

Dores, inchaço, sensação de calor e dificuldade para se movimentar estão entre as principais queixas dos pacientes com osteoartrite e podem reduzir a qualidade de vida e autonomia. Se você já se consultou com um médico e iniciou o tratamento com medicamentos, lembre-se que é importante mudar alguns hábitos e atitudes do dia a dia para reduzir a progressão da doença e aliviar seus sintomas.

Segundo o ortopedista Guilherme Falótico, se manter em um peso considerado adequado para seu corpo é uma das medidas que mais ajuda no tratamento. O excesso de peso não só é um fator de risco para o desenvolvimento da osteoartrite, como também pode piorá-la porque sobrecarrega as articulações, especialmente na região do joelho e da coluna.

Sedentarismo pode fazer osteoartrite piorar


O sedentarismo também deve se tornar parte do seu passado. “O paciente deve realizar atividades físicas que visem o fortalecimento muscular e a estabilização articular.
Exercícios leves e de baixo impacto podem ser benéficos porque ativam a musculatura estabilizadora articular”, afirma o profissional. Já exercícios de alto impacto podem provocar o efeito contrário e acelerar a progressão da osteoartrite.

Entre as opções mais recomendadas pelos especialistas estão a natação, a hidroginástica e a musculação, que são atividades que fortalecem os músculos e protegem as articulações do corpo. Você deve evitar corridas, basquete e vôlei, mas antes, converse com seu médico de confiança e tire dúvidas sobre seu quadro.

Fazer sessões de fisioterapia ajuda no tratamento da osteoartrite


Alguns
tipos de terapia também ajudam a impedir o avanço da doença. “A fisioterapia motora pode contribuir para o tratamento, por meio de exercícios de estabilização articular, e a acupuntura pode auxiliar no controle da dor, embora o número de estudos científicos nessa área ainda seja escasso”, diz Falótico.

Há casos de pacientes com osteoartrite que precisam se afastar do trabalho, já que realizam atividades que usam as articulações repetitivamente, atrapalhando o tratamento. Se é o seu caso, talvez esta seja uma medida que você precise implementar.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Guilherme Falótico

Dr. Guilherme Falótico

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 128925 / SP

TAGS
dor-nas-costas
dor-no-joelho
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

18 comentários para "Mudança de hábitos: quais atitudes você deve mudar no seu dia a dia para reduzir a progressão da osteoartrite?"

Eng. Samuel Belk

Fazer exercícios físicos de baixo impacto bem como andar na esteira com velocidade adequada para suas condições pelo menos meia hora por dia..

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Samuel, converse com seu médico de confiança e tire suas dúvidas sobre os exercícios indicados para o seu quadro. Abraços.

Glaci Maria Afonso Amaral

Gostei muito das orientações , e da facilidade em comprar meus medicamentos, com o acompanhamento do meu médico. Agradecida.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Glaci, ficamos felizes que você tenha apreciado a matéria e os benefícios que o Programa Cuidados pela Vida oferece. Abraços.

Maria de Lourdes

Quero saber sobre artrose, sinto dor nos dedos e sofro com síndrome de ler

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria de Lourdes, segue o link com mais matérias sobre este assunto: https://cuidadospelavida.com.br/busca/artrose
Abraços.

Ana Aparecida

Ótimas orientações . Meu médico também disse que posso fazer atividades físicas , mas não posso ficar pulando. Receitou artrolive por seis meses pelo menos.

Dirce ribeiro

Perfeito estas dicas pois faço exercício duas vezes por dia e já me sinto melhor agora vou tentar a natação poise como é muito cara ainda não fui.mas o meu peso também atrapalha um pouco na minha opinião é a parte mas dificil para mudar o abitos.pois perder peso depois dos 6.1 e muito complicado.Obrigado pelas informações.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Dirce, desejamos sucesso em seu tratamento. Abraços.

Mayara

Bom dia! Tenho artrose no quadril e gostaria de saber se posso andar de bicicleta? Andaria somente em lugares planos afim de fazer exercícios pois devido ao problema já perdi 17 quilos. Obrigada!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Mayara, converse com o seu médico para que ele possa te orientar a respeito dos exercícios adequados para o seu quadro. Abraços.

Claudenice

Minhas dores é em ambos joelhos no esquerdo já fiz uma osteostomia e direito artroscopia mais as dores é intensa até exercícios de baixo impacto doi muito que fazer

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Claudenice, realize uma consulta com o médico especialista para que ele possa avaliar o seus sintomas e assim te orientar. Abraços.

Daniel

Tenho osteoartrite, estou praticando pilates. Este tipo de exercicio pode me ajudar?.

Tenho condromálácia patelar nos dois joelhos, pedalar é um exercício que pode ajudar para o fortalecimento da musculatura?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá,segue o link de uma de nossas matérias com informações para você:
https://cuidadospelavida.com.br/busca/musculatura
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.

undefined

Minha mãe sente muitas dores nos braços e joelhos

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.