Artrose: Terapias podem aliviar as dores dos pacientes?

  • +A
  • -A

Inchaço, rigidez, sensação de calor e dores nas articulações são os principais sintomas da artrose. A doença também é conhecida como osteoartrose e osteoartrite e afeta a cartilagem que reveste as articulações, podendo dificultar a movimentação do corpo. Procurar tratamento para a artrose é importante para aliviar as dores causadas pela doença, já que a tendência é que o quadro piore com o passar do tempo.

Fisioterapia alivia a dor da artrose


Diversas terapias podem ajudar a reduzir a dor da artrose. “Fisioterapia pode ajudar muito com a melhora da dor diretamente, além da possibilidade de melhora da musculatura que também faz com que a dor diminua”, explica o ortopedista Rodrigo Medeiros. Terapias ocupacionais devem ser consideradas, para que o paciente consiga realizar atividades do dia a dia com mais facilidade, mesmo com a doença.

Segundo o especialista, cada articulação afetada pela artrose deve receber um tratamento específico. Em cada caso, é possível combinar diferentes abordagens, visando resultados mais eficientes. Junto às terapias, o médico pode receitar medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios, além de recomendar mudanças no estilo de vida do paciente. Além disso, existem produtos voltados para a proteção da cartilagem que reveste as articulações, os chamados condroprotetores, que ajudam a desacelerar o processo de desgaste.

Infiltrações e cirurgias podem ser necessárias no tratamento da artrose


Dr. Medeiros defende ainda recorrer a infiltrações. “Atualmente, o uso do ácido hialurônico tem demonstrado bons resultados. As aplicações dessa substância costumam melhorar a dor por até um ano, podendo ser reaplicado sempre que necessário”, afirma o ortopedista. O ácido hialurônico é produzido naturalmente nas articulações e atua como uma espécie de amortecedor e lubrificante.

Se nenhuma das medidas de tratamento funcionar adequadamente, é possível que o paciente precise recorrer a uma cirurgia chamada de artroplastia, que substitui partes danificadas da articulação por próteses. Segundo o médico, o procedimento ajuda a corrigir deformidades e a garantir resultados duradouros, com a melhora da dor e da qualidade de vida por muitos anos. 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Rodrigo Serikawa de Medeiros

Dr. Rodrigo Serikawa de Medeiros

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 26535 / PR

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

10 comentários para "Artrose: Terapias podem aliviar as dores dos pacientes?"

Márcia beatriz

Tem 2 anos que sinto muitas dores no joelho já fiz vários tratamento com remédios e foi um paliativo e as dores voltaram mais forte ,tem dia que fica muito difícil de andar ,o que eu posso fazer no meu caso? preciso de ajuda ,pois tenho andado com ajuda de uma moleta .

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Márcia. Agradecemos por compartilhar seu relato conosco. É de suma importância buscar atendimento com um reumatologista para identificar a causa dos sintomas e inciar o tratamento adequado, e assim trazer maior melhor qualidade de vida no seu dia-a-dia. Continue nos acompanhando para receber mais matérias, dicas e informações como essa. Até logo.

Maria Auxiliadora

Ótimas informações no texto!!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria. Agradecemos por seu comentário. Ficamos felizes por saber que nossas matérias tem sido de grande ajuda para você. Abraços.

Warley

Tenho dores muito forte no juelho tenho feito uso contínuo de analgésicos e pra dor. A infiltração falada na matria o médico ortopedista pode fazer. Obg

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Warley. Obrigado por compartilhar seu comentário. De acordo com o Dr. Rodrigo Serikawa de Medeiros, se nenhuma das medidas de tratamento funcionar adequadamente, é possível que o paciente precise recorrer a uma cirurgia chamada de artroplastia, que substitui partes danificadas da articulação por próteses. Converse com seu médico para que ele possa avaliar seu caso e indicar o tratamento mais adequado para você. Até logo.

Sueli de Fátima Baptista

Sinto dores constantes nos ombros. nas mãos, na coluna lombar, joelhos, também tenho neuroma de Norton,já passei por vários médicos, sem resultados nenhum, o que devo fazer?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Sueli. Obrigado por compartilhar seu relato. Buscar atendimento com o reumatologista é crucial, este especialista poderá diante de uma consulta presencial identificar a causa dos sintomas e assim indicar o tratamento mais adequado para você. Dessa forma será possível amenizar os sintomas e trazer maior qualidade de vida para o seu dia-a-dia. Abraços.

Izabel

Sinto muita dor no joelho por ter artrose e pra piorar a situação levei um tombo o que prejudicou mais ainda,já fiz muita fisioterapia,acunpuntura, pilates e RPG mas so tive uma melhora com a musculação acompanhada por um profissional especializado,o médico falou que no meu caso seria uma protese inteira mas tenho muito medo de uma cirurgia como essa,pois já vi varias pessoas que não foram bem sucedidas e ficaram usando muletas, So tenho 62 anos e desde 48 que sofro com artrose inclusive no ombro e coluna cervical.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Izabel. Obrigado por compartilhar seu relato conosco. Seguir o tratamento indicado pelo médico é crucial para combater os sintomas de forma eficaz e assim trazer maior qualidade de vida para você. Converse com seu médico para verificar a possibilidade de um tratamento alternativo e menos invasivo. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.