Artrose: quais são os exercícios mais indicados para o verão?

  • +A
  • -A

Os dias ensolarados do verão são verdadeiros convites para se exercitar ao ar livre. Praticar atividades físicas traz benefícios tanto para a mente quanto para o físico. Diminuem o estresse, o cansaço e a ansiedade, ajudam a combater a depressão e a prevenir contra doenças cardiovasculares. Os exercícios também promovem melhorias no quadro clínico de quem é afetado pela artrose.

Pacientes com artrose podem praticar atividades físicas

 

A artrose também é conhecida como osteoartrite e osteoartrose. É uma doença caracterizada pela degeneração progressiva da cartilagem, a estrutura responsável pela proteção das articulações. O problema gera dores, inchaço e limita os movimentos da região afetada.

Segundo o ortopedista Roberto Ranzini, “todos os exercícios de fortalecimento muscular ou de resistência promovem estabilização e, consequentemente, uma diminuição do progresso do desgaste articular”. O primeiro grupo de exercícios promove o ganho de massa muscular, enquanto o segundo trabalha com um maior número de séries e repetições.

Hidroginástica é indicada para o tratamento da artrose

 

Para o verão, duas excelentes opções de atividades físicas voltadas para o combate da artrose são a hidroginástica e a natação. São exercícios que ajudam a relaxar e a aliviar o calor, fortalecem a musculatura e protegem as articulações. Elas também mantêm a flexibilidade do corpo, atacando uma das principais consequências da doença.

Entretanto, algumas atividades devem ser evitadas por piorarem o desgaste das articulações. É o caso de exercícios que provocam impacto no esqueleto, como a corrida. Ranzini aconselha a escolher com cuidado: “Como os exercícios aeróbicos são muito importantes para a saúde do corpo, devemos praticar aqueles que causam menos impacto, como a bicicleta.”

 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Roberto Ranzini

Dr. Roberto Ranzini

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 70975 / SP

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

10 comentários para "Artrose: quais são os exercícios mais indicados para o verão?"

Sandra Pereira

Boa tarde minha mãe é cadastrada com vcs, então ela está tomando um medicamento chamado cebruprofeno ela pode tomar o Torsilax junto com esse? Desde já agradeço

CUIDADOS PELA VIDA

Boa tarde Sandra, para verificar essa possibilidade é necessário que você realize uma consulta presencial com o médico. Qualquer duvida estamos a disposição. Até breve.

Larina Ferreira de Mello

Fiz cirurgia no tornozelo fazem 5 meses, já fiz 20 fisioterapia, mas o pé tá inchado. Qual exercício posso fazer?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Larina, para que seja identificado as atividades físicas mais adequadas para você, é muito importante uma consulta presencial com o ortopedista ele irá identificar a causa do inchaço e indicará o tratamento mais adequado para você. Abraços.

Catia

Bom dia,o aparelho transport da academia é recomendavel?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Catia, cada paciente possui sua particularidade no tratamento, converse com seu médico para que ele possa indicar as atividades mais adequadas para você. Temos outra matéria que aborda também este assunto. Clique no link abaixo e confira. Até logo.

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/exercicios-fortalecer-articulacoes

Regina

Bicicleta não é contra indicado para artrose de joelhos?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Regina, de acordo com a matéria os exercícios contra indicados para quem possui essa patologia são as atividades de maior impacto, como por exemplo a corrida. Alguns exemplos de atividades que causam menos impacto é a bicicleta, hidroginástica e a natação. Converse com seu médico para que ele possa indicar as atividades mais adequadas para você. Abraços.

Georgina de Souza Borba Villaça

Faço uso do Artroliveha dois meses, e o Adera D3 7000, gostaria de saber se há conflito desses medicamentos ou se um completa outro, anteriormente fazia o uso do colflex,

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Georgina, você deve seguir o tratamento indicado pelo seu médico, realizar o consumo dos medicamentos conforme prescrito para amenizar e tratar os sintomas da doença trazendo melhora na sua qualidade de vida. Temos outra matéria sobre esse tema que poderá trazer novas informações para você. Clique no link abaixo e confira. Abraços.

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/artrose-causas-sintomas-tratamento

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.