A artrose pode se espalhar pelo corpo inteiro?


  • +A
  • -A
Imagem do post A artrose pode se espalhar pelo corpo inteiro?

A artrose, também conhecida como osteoartrose ou osteoartrite, é uma doença que afeta a saúde das articulações, estruturas presentes no esqueleto responsáveis por conectar os ossos. O problema causa o desgaste da cartilagem, revestimento que ajuda a proteger as articulações, o que pode comprometer a movimentação do corpo e reduzir a qualidade de vida de um paciente.

A artrose pode afetar várias articulações


“A artrose pode acometer uma ou mais articulações. As mãos, a coluna e os pés são as regiões mais afetadas”, afirma o ortopedista Lucio Nakada. De acordo com o especialista, a artrose não se difunde de uma articulação para outras, mas o desgaste em um joelho, por exemplo, pode ser compensado jogando o peso no outro joelho, o que poderá causar, com o tempo, o desgaste da articulação do joelho saudável.

“A quantidade de articulações acometidas depende de qual doença originou a artrose. Inúmeros problemas podem causá-la, desde traumas até a artrite reumatoide”, afirma o ortopedista. Excesso de peso, esforço repetitivo, diabetes e distúrbios hormonais são fatores que favorecem o desenvolvimento da artrose e devem ser controlados para evitar que o quadro piore.

Como evitar a piora da artrose


Para evitar que a artrose atinja um grande número de articulações, é importante que o paciente procure auxílio médico para tratar a doença. “Podem ser utilizados medicamentos anti-inflamatórios, corticoides, órteses imobilizadoras e até fisioterapia para aliviar os sintomas. Já o uso de suplementos como glucosaminas e colágeno e a infiltração de ácido hialurônico podem melhorar a lubrificação das articulações”, diz Nakada.

A prática de exercícios de fortalecimento muscular também ajuda a controlar as dores causadas pela artrose, já que esse tipo de atividade cria uma espécie de proteção para as articulações. No entanto, o médico explica que, em alguns casos, a dor é tão forte que é necessário bloquear a articulação e implantar próteses para resolver o quadro.

Dr. Lucio Nakada é ortopedista e traumatologista e atua em São Paulo. CRM-SP: 87965

Foto: Shutterstock

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

13 comentários para "A artrose pode se espalhar pelo corpo inteiro?"

Bernadete Campos

Tenho 62 anos e sofro de artrose desde os 45 anos. Começou no joelho, depois coluna, ombros, pés e articulações coxo femural. Minha qualidade de vida é altamente comprometida por causa dessa doença.

Cuidados Pela Vida

Oi Bernadete, entendemos sua informação e imaginamos o desconforto que você sente. É importante você realizar as consultas periodicamente com seu médico assistente para que ele a auxilie nessa questão. Melhoras. Abraços

Eliete

Minha mãe tem artróse no joelho direito, fez uma cirurgia para colocar uma prótese em 2007, agora está com soltura asséptica da mesma há 2 anos, seu estado se agravou quando teve uma fratura da tíbia (sem queda), e descobrimos que está com grande perda óssea, necessitando de fazer uma cirurgia de revisão da prótese, recentemente apareceu uma artróse no pé direito e nas mãos. O surgimento desses problemas está relacionado com a artróse do joelho? Esta cirurgia com esse quadro de saúde apresentado é de caráter eletivo? Abs,

marivizzottogomes@hotmail.com

Tenho percebido que os dedos de minhas mãos estão entortando já tive um problema no joelho e onbro direito tem dias que dói muito o que fazer.

Fabiola Alves Lopes Saraiva

Coitado de todos nós, pois as dores são imensas, e o tratamento é muito caro. Sem contar o estresse para conseguir uma consulta. Misericórdia!

Marly Santos

Olá tenho 37 anos e tenho uma leve artrose na bacia lado direito justamente onde tenho escoliose ,minha situação pode piorar já estou sentindo o outro lado também doer.

ceciliakonell

tenho inicio artrose nos joelhos e já tomo glicosamina a uns 5 anos e a 2 anos tomo matrice não tenho dor as nos exames já mostrou desgaste e a mesma coisa ;::e tenho 73 anos

Cuidados Pela Vida

Oi Marly, é importante realizar acompanhamento periódico e seguir o tratamento prescrito pelo médico para que você tenha uma maior qualidade de vida. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Ceciliakonell, com o passar dos anos, as articulações começam a se desgastar e precisam ser protegidas para que a qualidade de vida e a capacidade de se locomover sem sentir dores sejam mantidas. É importante adotar medidas de prevenção para evitar que o desgaste provoque o surgimento da osteoartrite, também chamada de artrose e de osteoartrose. Segundo o ortopedista Mauricio Raffaelli algumas pessoas sofrerão esse desgaste por causa de fragilidades articulares genéticas, mesmo com todos os cuidados; por isso é importante realizar acompanhamento com o especialista e seguir o tratamento prescrito por ele.

Ana Lucia

Minha mãe tem artrose por todo corpo, atacou a coluna anda com dificuldade já de multas ,está nas costelas diz que aperta e sente falta de ar ,as costelas parece está abraçando ela é empresa todos os órgãos as vezes tem dificuldade até de defecar não sei o que fazer sente muita dor 88 anos lúcida

Cuidados Pela Vida

Oi Ana Lucia, o ideal é que sua mãe realize uma avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescreva um tratamento. Melhoras para ela.

Yasmin

Olá, tenho quase 17 anos e fui diagnosticada com artrose no joelho direito a uns 5 meses atrás! É comum acontecer não minha idade? Pode ser um fato genético?

Cuidados Pela Vida

Oi Yasmin, temos em nosso site uma matéria que pode te auxiliar com esta dúvida, segue o link:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/artrose-causas-sintomas-tratamento
Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.