A artrose pode se manifestar ao mesmo tempo nos dois joelhos?


  • +A
  • -A

A degeneração da cartilagem, acompanhada de danos nos ossos e articulações, é uma doença conhecida como artrose ou, como é mais conhecida atualmente, osteoartrite. “É o conjunto de alterações articulares que acontecem no corpo, traduzindo o simples desgaste mecânico das estruturas que as compõem”, afirma o ortopedista Roberto Ranzini.

As partes mais afetadas

Qualquer articulação pode apresentar alterações causadas pela artrose, sendo sintomática ou assintomática. No entanto, algumas regiões do corpo são mais afetadas pela doença e atingidas pelo desgaste, como os quadris, joelhos, ombros e a coluna.

A doença pode se manifestar ao mesmo tempo nos dois joelhos, mas casos assim não são muito frequentes. “Na maioria das articulações, a unilateralidade é muito mais prevalente. Em alguns casos ocorre a bilateralidade, mas não necessariamente ao mesmo tempo”, explica Ranzini.

Existe tratamento para a artrose?

A artrose surge, geralmente, pelo desgaste natural da cartilagem e articulações, uma consequência do envelhecimento do corpo. No entanto, ela também pode ser causada por algum trauma, como um acidente, ou alterações genéticas em indivíduos mais novos. “A doença provoca dor e diminui progressivamente a amplitude dos movimentos articulares”, complementa o médico.

Ainda que a doença não possa ser totalmente curada, diversos estudos nacionais e internacionais apontam que o consumo da associação de glicosamina e condroitina é eficaz tanto no combate à dor nas articulações quanto na redução da progressão da doença. Além disso, recomenda-se a prática de alguns tipos de atividades físicas, como musculação e alongamentos, para fortalecimento muscular e diminuição da dor.

 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Roberto Ranzini

Dr. Roberto Ranzini

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 70975 / SP

TAGS
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

11 comentários para "A artrose pode se manifestar ao mesmo tempo nos dois joelhos?"

mustafa reda el soumaili

Minha Mãe faz alongamento diários e toma também a medicação Artrolive, mais tem muitas dores nos joelhos só tem aumentado, como devo agir.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Mustafa, aconselhamos a retornar com sua mãe ao profissional ortopedista, pois ele poderá esclarecer o motivo das dores nos joelhos e indicar outras medidas adicionais ao uso do medicamento. Desejamos sinceras melhoras para sua mãe. Abraços

Dirce svaiger Moreira

Tomo artrolivre melhorei a dor nos joelhos, mas sinto muita dor na coluna ,ombros, quadril .Ja faz dois anos e meio que estou tomando e pratico exercícios, continuo tomando ou preciso de outro tipo de trat

Glória

Eu tenho artrose em ambos joelhosFaço uso do Artroliv sachê durante 3meses consecutivos c intervalo de 1 mêsSinto muito bemFaço fisioterapia qd necessárioFaço Pilates

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Gloria, a artrose, também conhecida como osteoartrite ou osteoartrose, é uma doença degenerativa crônica que afeta as cartilagens, estruturas que impedem o atrito entre os ossos, especialmente nas articulações. De acordo com o ortopedista Dr. Paulo Roberto Dias dos Santos controlar o peso, evitando a obesidade, manter sempre uma postura corporal correta, descansar e evitar levantamento excessivo de peso e exercícios repetitivos são hábitos recomendados para quem convive com a doença. Até a próxima.

Ednalva Oliveira

Tenho artrose e faço a hidroginástica além dos medicamentos passados pelo ortopedista. Mas melhora muito se tiver repouso e evitar peso e tbém evitar subir escada.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ednalva, a artrose não pode ser totalmente revertida, mas o tratamento adequado é capaz de amenizar os sintomas e retardar o avanço do desgaste. O quadro pode se estabelecer em pessoas de todas as idades, mas é mais comum a partir dos 50 anos, resultado do desgaste natural do corpo. Orientamos que você continue com o tratamento e antes de iniciar qualquer nova atividade física busque orientação com o seu médico. Até a próxima.

Madalena monte

Bom dia tenho artrose ni joelho esquerdo depois de uma queda onde batir o joelho no meio fio do passeio. Desde entao sinto muita dor tomo medicaçao passada por medico especialista faço caminhada ja conseguir perder alguns quilos pois era gorda 103k hj ja eliminei 13 deles mais no trabalho subo escadas sinto muita dor a caminhada tem me ajudado bastante mais tenho uma duvia essa doença nao tem cura ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Madalena, existem muitas pesquisas sobre o melhor tratamento para curar a artrose nos joelhos, mãos e quadril, no entanto, a cura completa ainda não foi descoberta, porque não existe uma única forma de tratamento, que rapidamente possa eliminar todos os sintomas. Todavia, quando o tratamento da artrose é bem direcionado, este pode melhorar significativamente a vida do indivíduo, trazendo alívio da dor e melhora dos movimentos. Procure Ajuda do especialista para que seja iniciado o tratamento mais adequado para você. Até logo.

Alba Regina Tenuta Maryins

Olá, boa noite. Tenho artrose mas só tenho dor de movimentos. Já nas mãos tenho os ossinhos irritados e doloridos. Me desculpe mas qdo comecei com os sintomas fui encaminhada para um reumatologista. Folgo em saber que o ideal é consultar um ortopedista. Obrigada pelos esclarecimentos.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Alba, a diferença entre o reumatologista e o ortopedista é que a ortopedia é uma especialidade cirúrgica, que cuida de correções de problemas musculoesqueléticos mecânicos e traumas. Já a reumatologia é uma especialidade clínica que utiliza tratamento com medicamentos e reabilitação física. O reumatologista é o profissional mais adequado para tratar e acompanhar um paciente com Artrose. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.