A artrose pode se manifestar ao mesmo tempo nos dois joelhos?


  • +A
  • -A

A degeneração da cartilagem, acompanhada de danos nos ossos e articulações, é uma doença conhecida como artrose ou, como é mais conhecida atualmente, osteoartrite. “É o conjunto de alterações articulares que acontecem no corpo, traduzindo o simples desgaste mecânico das estruturas que as compõem”, afirma o ortopedista Roberto Ranzini.

As partes mais afetadas

Qualquer articulação pode apresentar alterações causadas pela artrose, sendo sintomática ou assintomática. No entanto, algumas regiões do corpo são mais afetadas pela doença e atingidas pelo desgaste, como os quadris, joelhos, ombros e a coluna.

A doença pode se manifestar ao mesmo tempo nos dois joelhos, mas casos assim não são muito frequentes. “Na maioria das articulações, a unilateralidade é muito mais prevalente. Em alguns casos ocorre a bilateralidade, mas não necessariamente ao mesmo tempo”, explica Ranzini.

Existe tratamento para a artrose?

A artrose surge, geralmente, pelo desgaste natural da cartilagem e articulações, uma consequência do envelhecimento do corpo. No entanto, ela também pode ser causada por algum trauma, como um acidente, ou alterações genéticas em indivíduos mais novos. “A doença provoca dor e diminui progressivamente a amplitude dos movimentos articulares”, complementa o médico.

Ainda que a doença não possa ser totalmente curada, diversos estudos nacionais e internacionais apontam que o consumo da associação de glicosamina e condroitina é eficaz tanto no combate à dor nas articulações quanto na redução da progressão da doença. Além disso, recomenda-se a prática de alguns tipos de atividades físicas, como musculação e alongamentos, para fortalecimento muscular e diminuição da dor.

Dr. Roberto Ranzini é ortopedista e traumatologista formado pela Faculdade de Medicina da USP, especialista em Medicina Esportiva e atua em São Paulo. CRM-SP: 70975

TAGS
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "A artrose pode se manifestar ao mesmo tempo nos dois joelhos?"

mustafa reda el soumaili

Minha Mãe faz alongamento diários e toma também a medicação Artrolive, mais tem muitas dores nos joelhos só tem aumentado, como devo agir.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Mustafa, aconselhamos a retornar com sua mãe ao profissional ortopedista, pois ele poderá esclarecer o motivo das dores nos joelhos e indicar outras medidas adicionais ao uso do medicamento. Desejamos sinceras melhoras para sua mãe. Abraços

Dirce svaiger Moreira

Tomo artrolivre melhorei a dor nos joelhos, mas sinto muita dor na coluna ,ombros, quadril .Ja faz dois anos e meio que estou tomando e pratico exercícios, continuo tomando ou preciso de outro tipo de trat

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.