Artrite reumatoide: conheça a doença e as suas particularidades

  • +A
  • -A

A Artrite Reumatoide é uma doença inflamatória crônica, que afeta principalmente as articulações. Outros órgãos, incluindo pele, olhos, pulmões, coração e vasos sanguíneos também podem eventualmente serem afetados.

A Artrite Reumatoide é uma doença chamada de autoimune, que ocorre quando o sistema imunológico ataca erroneamente os tecidos do próprio corpo.

Diferentemente do que ocorre na osteoartrite, onde existe um desgaste das juntas, a artrite reumatoide afeta o revestimento das articulações causando um inchaço e dor, e se não for tratada adequadamente pode resultar em erosão óssea e deformidade da articulação.

A artrite reumatoide é mais comum em mulheres por volta dos 50 anos de idade e em pessoas com história de Artrite Reumatoide na família.

O tratamento adequado e precoce pode prevenir a ocorrência de deformidades e melhorar a qualidade de vida de quem tem a doença.

 

Sintomas

Os sinais e sintomas da artrite reumatoide podem incluir:

– Articulações sensíveis, quentes e inchadas
– Rigidez articular que geralmente é pior pela manhã e após a inatividade
– Fadiga, febre e perda de apetite

A artrite reumatoide tende a afetar primeiro as articulações menores – particularmente as articulações dos dedos das mãos e dos dedos dos pés. Cerca de 40 por cento das pessoas que sofrem de artrite reumatóide também apresentam sinais e sintomas em outros órgãos, incluindo:

– Pele
– Olhos
– Pulmões
– Coração
– Rins
– Glândulas salivares
– Tecido nervoso
– Medula óssea

Os sinais e sintomas da Artrite Reumatoide podem variar em gravidade e podem até mesmo ir e vir. Períodos de aumento da atividade da doença, chamados de crises, alternam-se com períodos de relativa remissão – quando o inchaço e a dor desaparecem.

Conforme a doença progride sem tratamento, os sintomas geralmente se espalham para outras articulações: pulsos, joelhos, tornozelos, cotovelos, quadris e ombros. Na maioria dos casos, os sintomas ocorrem nas mesmas articulações de ambos os lados do corpo.

Tratamento

Apesar de não existir uma cura para a Artrite Reumatoide, a doença pode ser bem controlada e ter uma resolução importante dos sintomas, inclusive ocorrendo o que chamamos de remissão, quando a doença deixa de ser ativa, com desaparecimento da dor e do inchaço das juntas e com a normalização dos exames de laboratório, como se a pessoa estivesse curada.

Por ser uma doença inflamatória crônica autoimune, uma vez diagnosticada, deve-se fazer o acompanhamento continuado com um médico especialista. Os medicamentos utilizados para o controle da doença são os que regulam essa autoimunidade exagerada, diminuindo a inflamação e suas consequências para as articulações e outros órgãos.

Nos últimos anos muito se avançou no tratamento da Artrite Reumatoide. Sabemos que quanto antes iniciado tratamento maior e melhor é a resposta. Entretanto, mesmo o tratamento se iniciando tardiamente consegue-se melhorar significativamente a inflamação e a qualidade de vida dos pacientes.

Por isso é bem importante fazer consultas regulares para um seguimento da doença com o seu médico.

 

Referências:

  1. Sociedade Brasileira de reumatologia. https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/artrite-reumatoide/
  2. Mayo Clinics. https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/rheumatoid-arthritis/symptoms-causes/syc-20353648

 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Mauro Luís de Mello Ferreira

Dr. Mauro Luís de Mello Ferreira

Geriatria

CRM: 34107 / SP

TAGS

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

5 comentários para "Artrite reumatoide: conheça a doença e as suas particularidades"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.