Articulações rangendo são sempre um sintoma de osteoartrite?


  • +A
  • -A
Imagem do post Articulações rangendo são sempre um sintoma de osteoartrite?

O ranger das articulações é, até certo ponto, normal, pois o desgaste articular que o causa ocorre invariavelmente com o passar dos anos. Quando as articulações começam a ranger bastante, isso normalmente aponta para um quadro de osteoartrite. Mas mesmo assim é preciso haver outros sintomas envolvidos para que o diagnóstico dessa doença seja feito.

“Na maioria das vezes as articulações rangendo são um sintoma de osteoartrite. Todavia, devemos lembrar que esse sinal também está associado a outros quadros, como lesões traumáticas, traumatismo do menisco e algumas situações de infecção e inflamação intensa (artrite por gota, por exemplo)”, informa o ortopedista Gualter Maldonado.

Rangido é comum após esforços físicos, como subir e descer escadas


Além das articulações rangendo, destacam-se os seguintes
sinais em um quadro de osteoartrite: dor, hiperemia (vermelhidão) e calor local. “Muitas vezes o rangido articular e os sinais flogísticos surgem depois da realização de atividades físicas que utilizam a articulação em questão. É comum surgirem sintomas após subirmos escadas ou caminhar muito, por exemplo”.

A osteoartrite é uma doença degenerativa da cartilagem, estrutura que fica entre as extremidades dos ossos para que os mesmos não se choquem e se desgastem durante o movimento. Portanto, a doença compromete a integridade dos ossos e articulações e a realização dos movimentos. O ranger articular é uma consequência imediata a esse processo.

Tratamento da osteoartrite


A cartilagem prejudicada resulta ainda em uma menor lubrificação das articulações, o que contribui para que o movimento fique mais difícil, “enferrujado”. Para evitar isso, é fundamental tratar a doença com medicamentos capazes de retardar o processo degenerativo e com consumo de nutrientes importantes para a saúde da cartilagem, com destaque para o cálcio e a vitamina D. A suplementação pode ser uma boa alternativa para quem não conseguir os níveis ideais desses nutrientes apenas na alimentação.

Dr. Gualter Maldonado de Azevedo é ortopedista, traumatologista, especialista em cirurgia da coluna pela USP. Possui pós-graduação em osteoporose/osteometabolismo e dor e é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Atua em Marília (SP). CRM-SP: 124069

Foto: Shutterstock

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Articulações rangendo são sempre um sintoma de osteoartrite?"

Alzirio Santos dos Santos

Minhas articulações rangem todos os dias, sinto dores fortes nas pernas durante todo o dia. Meu ombro direito doi durante a noite me impedindo de ter uma noite tranquila de sono. Hoje a dor é uma rotina em minha vida. Preciso urgente mente de ajuda pois ja fui em vários médicos e não melhorei em nada.

Cuidados Pela Vida

Oi Alzirio, somente a análise de um profissional especializado conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma em particular. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.