Articulações rangendo são sempre um sintoma de osteoartrite?


  • +A
  • -A

O ranger das articulações é, até certo ponto, normal, pois o desgaste articular que o causa ocorre invariavelmente com o passar dos anos. Quando as articulações começam a ranger bastante, isso normalmente aponta para um quadro de osteoartrite. Mas mesmo assim é preciso haver outros sintomas envolvidos para que o diagnóstico dessa doença seja feito.

“Na maioria das vezes as articulações rangendo são um sintoma de osteoartrite. Todavia, devemos lembrar que esse sinal também está associado a outros quadros, como lesões traumáticas, traumatismo do menisco e algumas situações de infecção e inflamação intensa (artrite por gota, por exemplo)”, informa o ortopedista Gualter Maldonado.

Rangido é comum após esforços físicos, como subir e descer escadas


Além das articulações rangendo, destacam-se os seguintes
sinais em um quadro de osteoartrite: dor, hiperemia (vermelhidão) e calor local. “Muitas vezes o rangido articular e os sinais flogísticos surgem depois da realização de atividades físicas que utilizam a articulação em questão. É comum surgirem sintomas após subirmos escadas ou caminhar muito, por exemplo”.

A osteoartrite é uma doença degenerativa da cartilagem, estrutura que fica entre as extremidades dos ossos para que os mesmos não se choquem e se desgastem durante o movimento. Portanto, a doença compromete a integridade dos ossos e articulações e a realização dos movimentos. O ranger articular é uma consequência imediata a esse processo.

Tratamento da osteoartrite


A cartilagem prejudicada resulta ainda em uma menor lubrificação das articulações, o que contribui para que o movimento fique mais difícil, “enferrujado”.  A suplementação pode ser uma boa alternativa para quem não conseguir os níveis ideais desses nutrientes apenas na alimentação.

Dr. Gualter Maldonado de Azevedo é ortopedista, traumatologista, especialista em cirurgia da coluna pela USP. Possui pós-graduação em osteoporose/osteometabolismo e dor e é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Atua em Marília (SP). CRM-SP: 124069

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

15 comentários para "Articulações rangendo são sempre um sintoma de osteoartrite?"

Alzirio Santos dos Santos

Minhas articulações rangem todos os dias, sinto dores fortes nas pernas durante todo o dia. Meu ombro direito doi durante a noite me impedindo de ter uma noite tranquila de sono. Hoje a dor é uma rotina em minha vida. Preciso urgente mente de ajuda pois ja fui em vários médicos e não melhorei em nada.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Alzirio, somente a análise de um profissional especializado conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma em particular. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Gilda Maria Ferreira

Bom dia, eu tive durante anos da minha vida esse ranger na regiao da cintura e joelhos com o passar do tempo comecei a sentir muitas dores onde foi diagnosticada a osteoartrite, sentia dores intensas que já manifesravam nas pernas e calcanhares. Hoje ainda estou no meio de um tratamento com colágeno oque tem me aliviado muito as dores.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Gilda, desejamos sucesso em seu tratamento e recuperação! Abraços.

Valdenice prestes de oliveira

Eu fui diagnostica com artrose no quadril em 2015 hj com os dois quadril afetado e dores eu sinto 24 por dia o que eu posso fazer pra diminuir essas dores

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Valdenice, o médico é o profissional habilitado para avaliar sua queixa e prescrever o produto adequado. Orientamos a buscar uma unidade de saúde próximo de sua residência. Melhoras.

Stella

Bom dia, tenho 49anos , sofro de osteoartrite. Tomo fofos os dias artroden duo . Vou ter que tomar por muitos anos.pois, não tenho mais cartilagem. Gostaria de conseguir um desconto pois, as vezes não tenho dinheiro para comprar.gostaria de fazer parte desse grupo. Obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Stella, o produto Artrogen Duo participa do Programa Cuidados pela Vida e após realização do cadastro poderá ser adquirido em qualquer farmácia credenciada ao Programa. O cadastro é simples e rápido e pode ser realizado em nosso site, no aplicativo disponível para IOS e Android ou em nossa central de atendimento 0800 777 8432, de segunda a sexta-feira das 7h20 às 20h00. Abraços.

Patricia

Oi Stella. Eu tenho 40 anos e tive uma lesão na cartilagem do punho. Estou fazendo uso do artrogen duo à apenas 1 semana e já tive ótimos resultados em relação a dor. O médico pediu para que eu fizesse uso durante 3 meses. Consegui fazer o cadastro aqui no site mesmo, é muito simples e comprei com um desconto ótimo. Você só precisa verificar as farmácias que são cadastradas porque não são todas que você compra utilizando o desconto ok. Espero ter ajudado. Estimo sua melhhora

silene

Quando faço algum movimento no pescoço, como gira para os lados e outro range e percebo uns estalos

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Silene. Já conversou com seu ortopedista? Ele pode lhe dar maiores esclarecimentos quanto a seu caso. Abraços.

O dete

Tenho artrose nos dois joelhos não tenho mais a cartilagem sinto dores horríveis já não consigo andar quase nada a noite é pior já não consigo dormir,já fiz três aplicações com suprayal e não melhorou já não sei mais o que faço com tanta dor.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Odete, converse com o médico que prescreveu o medicamento, caso seja necessário ele mudará o medicamento ou indicará outro para auxiliar no tratamento. Desejamos melhoras.

Maria Aparecida da Silva

Cinto muito dor no joelho já fiz muito apricacao é não agento.andar

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria, o mais indicado é ir ao ortopedista especialista em joelhos, explique os sintomas e ele indicará o melhor tratamento. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.