O que fazer para amenizar as dores da osteoartrite durante o inverno?


  • +A
  • -A
Imagem do post O que fazer para amenizar as dores da osteoartrite durante o inverno?

Principal sintoma da osteoartrite, a dor nas articulações tende a piorar durante o inverno devido ao frio. Portanto, em épocas de temperaturas mais baixas, é interessante que os pacientes lancem mão de algumas medidas extras, que nem sempre são utilizadas no tratamento normal, no intuito de aliviar o incômodo intensificado.  

Frio torna músculos mais contraídos


“Recomenda-se que os pacientes com osteoartrite usem no inverno compressas mornas e realizem alongamento e atividades de baixo impacto e pouco esforço. Essas medidas ajudam a manter as articulações lubrificadas e podem amenizar consideravelmente os sintomas”, orienta o ortopedista Mauricio Raffaelli.

Uma das explicações para o aumento da dor da osteoartrite no inverno é o fato dos músculos ficarem mais contraídos quando a temperatura cai. Além disso, o frio torna as pessoas mais sensíveis e as desestimula a realizarem atividades físicas. Vale destacar que essa prática é importante para o controle dos sintomas da doença.

Tratamento da osteoartrite envolve remédios


Por mais que os cuidados citados sejam importantes para amenizar as dores da osteoartrite durante o inverno, é preciso também que os pacientes mantenham-se firmes com o tratamento com remédios.
Sem isso não será possível controlar a dor, os demais sintomas do quadro e nem a degeneração da cartilagem em curso.

O tratamento da osteoartrite exige uso de medicamento específico com capacidade de proteger e regenerar a cartilagem, além de anti-inflamatório. Também envolve a perda de peso, pois toda carga a mais prejudica ossos, articulações e cartilagem, tornando o quadro ainda mais difícil. “Aumento de peso ou sobrecarga na articulação acometida e intensificação extrema de exercícios podem piorar os sintomas e fazer progredir a doença”, acrescenta Mauricio.

Dr. Mauricio de Paiva Raffaelli é ortopedista, traumatologista e especialista em cirurgia de ombro e cotovelo e atende em São Paulo. CRM-SP: 101523

Foto: Shutterstock

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

25 comentários para "O que fazer para amenizar as dores da osteoartrite durante o inverno?"

Janice Mendes Scapim

Minha mae sofre demais de dores coluna ,joelhos ombro médicos dizem que e artrose toma muito remédio mas nao melhora ,tem alguma sugestacao ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Janice, a partir de uma avaliação o médico conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma e poderá indicar o tratamento adequado. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e leve-a para uma consulta. Melhoras para sua mãe.

Matilde Alves dos Santos

Sou cadastrada no programa “Cuidados pela Vida”, ´quero agradecer todas as orientações que os Médicos deste programa tem passado para todos nós. Já aprendi e continuo aprendendo muito com essas orientações. Tenho osteoartrite uso Artrolive, também faço atividades física, mas mesmo assim, no inverno sinto muitas dores. Mas continuo seguindo as orientações. Parabéns para todos os senhores e também para os Doutores. Muito obrigada.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Matilde, ficamos felizes em saber que o Programa está te auxiliando. Parabéns pelo empenho na busca de uma maior qualidade de vida! Abraços.

Linete

Muito bom as dicas dada por vocês eu estou com artrite reumatóide.acordo com muitas dores nas mãos e nos punhos .

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Linete, continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Desejamos sucesso em seu tratamento Abraços.

Olga

Gostei muito das orientações dadas pelo programa cuidados pela vida. Gostaria de receber orientações sobre artrose pois tenho e estou tomandoDiacereina 50 mg há 1 mes e faço hidroginástica, por enquanto sem resultados.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Olga, segue o link de acesso a outras matérias sobre o tema: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos
Abraços.

Jacquelene

Olá estou pensando em comprar artrolivê para minha mãe mais ela não passou por consulta e perigoso ela tomar?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Jacquelene, toda medicação deve ser prescrita após avaliação médica. Recomendamos que sua mãe realize uma consulta. Abraços.

Hamilton Bossan

Agradeço o envio dos artigos. Gosto de ler. Tem me orientado.Obrigado.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Hamilton, ficamos felizes que você tenha gostado! Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Glacira Martins de Moraes

Quero agradecer a todos as pessoas que de uma forma ou outra estão nos ajudando com as orientações oferecidas pelo programa Cuidados pela Vida, está me ajudando e muito,tomo Atrolive ha muito tempo me sinto muito bem com esse medicamento e inclusive durmo bem melhor,agradeço a todos pelo carinho e atenção ,um abraço carinhoso a todos.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Glacira, ficamos felizes que esteja gostando! Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Licir cordeiro

Poderia me informar se o artrolive aumenta o apetite? Obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Licir, os pacientes cadastrados no medicamento Artrolive possuem um benefício a mais, um acompanhamento com profissionais de saúde 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Artrolive. Abraços.

Júlio César Amaral.

Bom dia.Eu tenho artrose violenta minhas dores são constantes eu estava fazendo pilates e tive que parar por que após o exercício as dores eram muito fortes.

Leontina

Tomo Artrolive a mais de 6 anos devo parar ou não?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Leontina, o médico que receitou o medicamento poderá te orientar a respeito da duração do tratamento. Abraços.

Luiz Gonzaga de Oliveira

Já tomo o artrolive ha mais de 15 anos indicados pelo meu médico Dr. José Carlos Conte e confesso: me sinto bem melhor e procuro não esquecer de tomá-lo diariamente. Agradeço ao Laboratório Aché e aos Cuidados pela Vida por estar sempre procurando nos informar e orientar quanto aos procedimentos para uma boa saúde.Atenciosamente,Luiz Gonzaga de Oliveira

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Luiz, ficamos felizes que o tratamento e acompanhamento médico realizado tenham te proporcionado uma melhora na saúde e qualidade de vida. Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Fabiana moreira

Olá boa tatde..minha filha tem dores no joelho ela tem 6anos dores intensas tadinha ja fizemos exames e nao foi constatado nada o medico disse q è por causa do crescimento dela ai os ossos doem .queria saber se é isso mesmo . obrigada.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Fabiana, é complicado diagnosticar sua filha apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Apparecida C.Osorio

Uso Artolive envelope sabores mas, me enjoa muito tomar este medicamento . Existe em capsula ou comprimido?,Agradeço a atenção.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Apparecida, para mais informações entre em contato com nossa Central de Atendimento Aché através do telefone 0800 701 6900, de segunda à sexta-feira, exceto feriados, das 8h00 às 17h00 ou através do e-mail cac@ache.com.br. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.