Preparação para os exercícios: o alongamento pode ser usado como uma prevenção do desgaste nas articulações?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dr. Roberto Ranzini
- +A
- -A
As articulações são conexões estabelecidas entre os ossos e revestidas por cartilagem. São partes fundamentais para o organismo porque possibilitam a movimentação do corpo. Essas estruturas requerem cuidados especiais porque sofrem com um desgaste natural ao longo dos anos, que pode se acentuar durante a velhice e afetar a qualidade de vida.
A prática de exercícios físicos é recomendada por todos os médicos para combater diversas doenças e para nutrir a cartilagem que reveste as articulações. Segundo o ortopedista Roberto Ranzini, no entanto, “toda atividade física de impacto provoca um aumento do desgaste das articulações, assim como todo o aparelho locomotor está exposto a lesões por traumas diretos ou indiretos”.
Benefícios para os músculos, articulações e cartilagens
Os alongamentos podem trazer benefícios indiretos para as articulações, uma vez que previnem contra o encurtamento dos músculos e uma possível pressão na cartilagem exercida pelos exercícios físicos. “O alongamento muscular melhora o fluxo sanguíneo e, consequentemente, o fortalecimento dos músculos, medida mais importante para proteção articular e óssea”, afirma Ranzini. De acordo com o ortopedista, o alongamento ainda mantém a amplitude dos movimentos articulares, que tendem a diminuir com o passar dos anos.
Na luta contra o desgaste das articulações e das cartilagens, a alimentação rica em colágeno entra como importante aliada. O colágeno é uma proteína que atua no funcionamento e manutenção da cartilagem e permite que os ossos façam os movimentos corretamente. Sem as cartilagens, a articulação se desgastaria com mais facilidade.
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dr. Roberto Ranzini
Ortopedia e Traumatologia
CRM: 70975 / SP
- 3 comentários para "Preparação para os exercícios: o alongamento pode ser usado como uma prevenção do desgaste nas articulações?"
-
Ivanete Barreto Cabral Valeriano
Preciso de ajuda, senti muitas dores como nunca. Foram 38 dias tds medicamentos possiveis , ate q fui a um profissional ortopedista me receitou uma formula e com exames diagnosticou artrose. Me ajude
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Ivanete. Obrigado por compartilhar seu relato. Realmente um diagnóstico de artrose não é fácil, além da infelicidade da doença, será necessário algumas mudanças de hábitos. Pequenos passos na rotina, como o controle de peso, manter uma postura corporal correta, um descanso adequado e evitar pegar pesos desnecessários, são medidas, que em consonância com o tratamento médico, irá dar a senhora uma ótima qualidade de vida. Ficamos felizes que tenha procurado ajuda profissional, siga as orientações do especialista, que nós estamos torcendo pela melhora e pelo progresso da senhora! Até a próxima.
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.