O repouso ajuda a reduzir crises agudas de dor nas articulações?


  • +A
  • -A

Dores nas articulações podem indicar a presença da artrose, uma doença também chamada de osteoartrite e osteoartrose. Trata-se da inflamação das articulações e do desgaste das cartilagens que as protegem. O problema não tem cura e pode provocar a deformação dos ossos atingidos.

O repouso traz benefícios

Alguns pacientes relatam não sentir dores nos estágios iniciais da doença, mas outros sofrem com crises agudas, que envolvem inchaço, vermelhidão e diminuição da capacidade de movimentar a área atingida. Os tratamentos oferecidos para a artrose procuram minimizar os sintomas e manter as articulações funcionando.

Uma das maneiras de reduzir a dor é manter o corpo em repouso. “Nas crises, é indicado repouso e, às vezes, imobilizações para alívio da dor, mas por pouco tempo”, afirma o ortopedista Lucio Nakada. Durante a realização de uma atividade, como por exemplo, uma caminhada, o corpo exerce pressão e força o funcionamento da articulação. O repouso ajuda a recuperá-la.

Atitudes para o combate da artrose

Evitar carregar pesos que sobrecarreguem as articulações e o esqueleto, usar sapatos confortáveis e manter uma postura adequada ao sentar e deitar também são atitudes que auxiliam contra os efeitos da artrose. A prática de exercícios físicos monitorados por um profissional e o controle do peso também são recomendados.

Depois que a crise passar, o tratamento não deve ser interrompido e existem diversas formas de agir contra a doença. “Podemos utilizar analgésicos e anti-inflamatórios, fisioterapia, acupuntura, infiltração com ácido hialurônico e, nos casos extremos, cirurgia”, explica Nakada.

Dr. Lucio Nakada é ortopedista e traumatologista e atua em São Paulo. CRM-SP: 87965

TAGS
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "O repouso ajuda a reduzir crises agudas de dor nas articulações?"

Maria Aparecida

Eu sofri acidente em 2003. Desde então, vivo em médicos. Tive AVC em 2007, OPEREI a coluna cervical artrotodrese 2011 e retirada de tumor no cérebro em 09/2014. Pela densiometria apte

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.