Além do cálcio, quais minerais participam ativamente da saúde dos ossos?


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Apesar do cálcio ser considerado o mineral mais importante para a saúde óssea, outros nutrientes também possuem papel fundamental no fortalecimento dos ossos. De acordo com a nutricionista Ana Paula Moura, magnésio, zinco, cobre e manganês merecem destaque dentre os minerais que participam ativamente dessa estrutura corporal.

“A principal interação entre os minerais para uma boa formação óssea está entre o cálcio e o magnésio. Enquanto 99% do cálcio corporal está nos ossos, 60% do magnésio também está na massa óssea. Mas esta relação vai além da composição óssea, pois uma deficiência de ingestão de magnésio leva à má absorção do cálcio ingerido”, explica a especialista.

Atuação dos minerais na saúde dos ossos


Quando o cálcio não é absorvido adequadamente, o organismo compensa a sua falta retirando-o do osso para que ele também possa ser utilizado em outras frentes. “
Ele participa de diversos processos corporais, como a contração cardíaca, por exemplo. A frequência desta retirada pode levar a doenças ósseas como a osteopenia e a osteoporose”.

O zinco participa da formação óssea, segundo estudos, estimulando osteoblastos (célula que leva cálcio para o osso) e inibindo a formação de células osteoclásticas (que retiram cálcio do osso para o sangue). Já o manganês e o cobre promovem a formação de cartilagem e tecido conjuntivo.

Alimentos em que os minerais importantes para os ossos podem ser encontrados


Enquanto o
cálcio pode ser encontrado no leite e derivados, sardinha e folhas escuras (espinafre e couve), o magnésio é obtido em vegetais folhosos, legumes, frutos do mar, nozes, cereais e também nos derivados do leite. “O zinco pode ser encontrado em alimentos como o fígado e a carne vermelha; o manganês em amêndoas, amendoins, aveia, arroz integral; e o cobre na semente de linhaça, fígado, castanha de caju etc”, informa a profissional.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Ana Paula Moura

Ana Paula Moura

Nutrição

CRM: 95100221 / RJ

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7 comentários para "Além do cálcio, quais minerais participam ativamente da saúde dos ossos?"

Carmen Verônica Souza

Gostei bastante das informações acima. Estou fazendo tratamento para conter a perda de massa óssea, principalmente na coluna. Depois de três anos de tratamento, recuperei um pouco de massa óssea e não tenho perdido mais .Além da musculação, tenho cuidado com mais atenção da alimentação. E é sempre bom ser lembrada e orientada com informações como essa. Abraço☺

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Carmen, obrigada por compartilhar sua história conosco! Parabéns pelo empenho na busca de uma maior qualidade de vida. Abraços.

Maria Pasquale

Gostei muito da informação, pois acreditava que somente o cálcio, nos era necessário.

Zelma

Adorei a publicação e vai me ajudar muito na reposição de cálcio que tenho que fazer, já melhorei, mas o tratamento é continuo.👍☺

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Zelma, ficamos felizes que tenha gostado! Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Abraços.

Rosana

Obrigada pela orientação, muito importante para mulheres principalmente .

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rosana, ficamos felizes que tenha gostado! Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Abraços.

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