search
    Título

    Além do cálcio, existem outras substâncias importantes para a saúde dos ossos?

    Uncategorized

    Por

    O cálcio é o nutriente mais importante para a formação e manutenção da saúde óssea. Essa substância é responsável por estruturar os ossos e garantir que eles permaneçam fortes e resistentes até a terceira idade. Também ajuda a formar dentes e a regular o metabolismo. Mas, existem ainda outros nutrientes que também exercem papéis de destaque no esqueleto humano.

    Vitamina D ajuda a fixar o cálcio nos ossos


    “Além do cálcio, o magnésio, o fósforo e o elemento silício também são importantíssimos para a constituição óssea. Há ainda vitaminas de elevada relevância para a saúde óssea, como a vitamina D”, diz a nutricionista Carla Cotta. É importante privilegiar alimentos ricos nessas substâncias desde a infância e, assim, evitar doenças como a osteoporose.

    Segundo a especialista, o magnésio trabalha junto ao cálcio e é o parceiro perfeito para que o nutriente seja incorporado nos ossos. O fósforo também auxilia o processo de deposição do cálcio no esqueleto, assim como a vitamina D, que ainda é importante para manter uma quantidade adequada de minerais na corrente sanguínea. O silício, por sua vez, também está presente na composição óssea.

    Amêndoas são fontes de cálcio e magnésio


    Esses nutrientes podem ser adquiridos por meio da alimentação. “Amêndoas e vegetais verde-escuros, como couve, brócolis, espinafre e bertalha, são boas fontes de cálcio e magnésio. O cálcio também é encontrado em produtos lácteos”, afirma a nutricionista. Já a vitamina D está presente em manteigas, cogumelos e em alimentos de origem animal, como peixes gordos e gema de ovo.

    Carla também explica que óleo de fígado de bacalhau e óleo de peixes prensados a frio também são ricos em vitamina D e podem ser encontrados à venda sob a forma de cápsulas. Entretanto, seu uso deve ser indicado por um profissional. Uma pessoa carente desses nutrientes deve se consultar com um especialista para avaliar a necessidade e a quantidade da reposição.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes