A osteoartrite causa inflamação nas articulações?


  • +A
  • -A

Ao atingir a meia-idade, homens e mulheres devem ficar atentos à osteoartrite, um problema de saúde que pode mudar bastante a rotina, atrapalhando até mesmo as tarefas domésticas. A doença provoca o desgaste da cartilagem que reveste as articulações, especialmente nos joelhos, no fêmur e nas mãos. Um de seus principais sintomas é a inflamação que atinge as articulações.

 

Osteoartrite causa inflamação e dor nas articulações

 

“O desgaste das cartilagens articulares leva ao processo inflamatório, que causa dor maior ou menor, dependendo de cada caso. Isso, fatalmente, levará a uma perda de qualidade de vida, com limitação de mobilidade e todas as suas implicações”, afirma o ortopedista e especialista em Medicina do Esporte Luiz Fernando Medeiros.

Além da inflamação e da dor, a osteoartrite também pode provocar sensação de calor, rangidos e até uma diminuição do arco de movimento da articulação. Nos joelhos, por exemplo, a doença pode impedir que um paciente dobre ou estique as pernas, prejudicando a locomoção do corpo no dia a dia, especialmente na hora de subir ou descer escadas.  

 

Tratamento com medicação diminui sintomas da osteoartrite

 

Para controlar os principais sintomas da osteoartrite e evitar uma piora da doença, é preciso procurar um médico para iniciar o tratamento. “Podemos instituir tratamentos medicamentosos, basicamente com o uso de anti-inflamatórios não hormonais. Esses medicamentos são razoavelmente eficazes, mas apresentam efeitos colaterais que impedem seu uso por um tempo longo”, explica o profissional.

Outras opções de tratamento incluem os corticosteroides e os remédios compostos por colágeno e sulfato de glucosamina e condroitina. A atividade física também é essencial, como diz Medeiros: “Os exercícios de reforço muscular orientados, de preferência, por um fisioterapeuta, são bastante eficazes e configuram a melhor opção de tratamento conservador”, conclui.

 

Dr. Luiz Fernando Medeiros é ortopedista graduado e especializado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e especialista em Medicina do Esporte. CRM-RJ: 52.37474-4

 

Foto: Shutterstock

TAGS
dor-nas-costas
dor-no-joelho
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "A osteoartrite causa inflamação nas articulações?"

Santa marlete Ferreira Santos

Sinto muitas dores nos joelhos, nas costa,nos cotovelos, nos ombros

Disnei Curbani Callegari Farias

Qual a diferença da osteoporose para a osteoartrite?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Disnei, osteoartrite (osteoartrose, artrose ou doença articular degenerativa) é uma doença degenerativa crônica que afeta as cartilagens, estruturas que impedem o atrito entre os ossos, especialmente nas articulações. Já a osteoporose é uma doença que afeta os ossos, causando a diminuição da massa óssea, tornando-os cada vez mais frágeis, ocos, finos e extremamente sensíveis, aumentando muito o risco de fraturas. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.