Quais são os sinais e sintomas de puberdade precoce em meninas?

  • +A
  • -A

A puberdade precoce é um problema de saúde que pode acometer crianças de ambos os sexos, mas principalmente meninas, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). No entanto, para muitos pais e cuidadores, é difícil identificar o problema e, consequentemente, buscar o tratamento adequado. Por isso, a endocrinologista pediátrica Ana Luíza Velten tirou todas as dúvidas sobre os sinais da puberdade precoce em meninas. Veja!

O que é puberdade precoce? Quais os sintomas?

 

De acordo com a endocrinologista pediátrica, “a puberdade precoce é definida como aparecimento de caracteres sexuais antes dos 8 anos nas meninas e antes dos 9 anos nos meninos”. Ela é causada por uma alteração antecipada dos hormônios sexuais no sangue e pode ser uma característica hereditária, pois pode ser mais frequente em meninas cujas mães sofreram a menarca precoce, ou seja, a menstruação com uma idade menor. Além dos fatores genéticos, aspectos psicológicos e nutricionais também podem influenciar.

“Os primeiros sintomas de puberdade precoce nas meninas são surgimento de mamas e surgimento de pelos pubianos. Se esses sinais ocorrerem antes dos 8 anos, devem ser avaliados por especialista”, explica Dra. Ana Luíza. O quadro de sintomas pode incluir outros sinais, como pelos axilares, odor axilar, acne e aumento da oleosidade da pele, além do surgimento da primeira menstruação. 

Riscos da puberdade precoce feminina

 

A condição, caso não tratada, pode causar graves riscos para a saúde das crianças. “Meninas com puberdade precoce podem ter, além de prejuízos psicossociais, alterações no crescimento e perda na altura final”, comenta a especialista. Além disso, podem desenvolver transtornos psicológicos, maior risco de obesidade, hipertensão e doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, AVC e alguns tipos de câncer – atribuídos à exposição precoce ao hormônio estrógeno. 

Por isso, o acompanhamento com um pediatra é essencial para evitar maiores danos à saúde da criança. “O tratamento para puberdade precoce deve ser individualizado, levando em consideração a causa da puberdade. Desenvolvimento puberal antes dos 8 anos para meninas e antes dos 9 anos para meninos deve sempre ser avaliado e acompanhado por um endocrinologista pediátrico”, finaliza. 

Dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP): https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/2016/09/Puberdade-Precoce.Leila_.Ve4_.pdf

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Ana Luíza Velten

Dra. Ana Luíza Velten

Pediatria

CRM: 972541 / RJ

TAGS
crescimento

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais são os sinais e sintomas de puberdade precoce em meninas?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.