search
    Título

    Quais são os sintomas e sinais da puberdade precoce?

    Uncategorized

    Por

    A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) define a puberdade precoce como um problema que afeta crianças pequenas, surgindo antes dos 8 anos nas meninas e dos 9 anos nos meninos. É uma condição marcada pela maturação sexual do corpo antes do tempo considerado normal e que apresenta os mesmos sinais da puberdade como o aumento de mamas nas meninas e dos testículos nos meninos. Conheça outros sintomas e sinais da puberdade precoce. 

    Surgimento de pelos é um dos sinais da puberdade precoce


    A puberdade precoce pode ser identificada a partir da
    ocorrência da gonadarca ou da adrenarca, estágios da pré-puberdade. Nos meninos, a gonadarca representa o aumento do volume dos testículos, o aparecimentos de pelos nas axilas e na face e odores diferentes no corpo. Já nas meninas, inclui o desenvolvimento das mamas, o crescimento uterino e, eventualmente, a menarca (primeiro ciclo menstrual). Tanto nos meninos como nas meninas, a adrenarca resulta no aparecimento de pelos, do odor no corpo e da acne.
    Crianças com puberdade precoce podem ter a estatura comprometida e ampliar as chances de desenvolvimento de certos tipos de câncer, como o de mama e ovário, segundo a endocrinologista Fernanda André. Além disso, a condição pode gerar transtornos psicológicos e comportamentais e causar uma antecipação no início da vida sexual, aumentando os riscos de doenças sexualmente transmissíveis e gravidez. A puberdade precoce pode ser idiopática, sem causas definidas, ou pode ter seu início influenciado por fatores genéticos e ambientais.
    Além disso, alguns compostos químicos estão associados ao desencadeamento da puberdade precoce, como é o caso do bisfenol A. Em 2012, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) proibiu a importação e fabricação de mamadeiras com essa substância na composição, devido ao risco de alteração do sistema endócrino-hormonal das crianças. No entanto, a substância ainda continua presente na maioria das embalagens plásticas e em latas de refrigerante. Por isso, é importante que os pais fiquem atentos à alimentação das crianças, para evitar esse tipo de contaminação e suas consequências.

    Como é feito o tratamento da puberdade precoce?


    “Tanto em meninas quanto em meninos o tratamento depende do tipo de puberdade precoce. Na forma chamada de puberdade precoce central, consiste em aplicações de injeções, mensais ou trimestrais, de um medicamento que faz a puberdade regredir e frear o avanço da idade óssea. Quando a puberdade apenas está um pouco antecipada e evoluindo lentamente, em geral, não há necessidade de medicamentos, mas a criança deve ser acompanhada por um especialista”, explica a endocrinologista.

     

    Dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP): https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/desenvolvimento/puberdade-precoce/
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes