Quais as principais causas da puberdade precoce?

  • +A
  • -A

A puberdade precoce acontece devido a um aumento antecipado dos hormônios sexuais no sangue, tanto em meninas quanto nos meninos. Esta situação atípica pode ocorrer pela influência de alguns fatores, mas também pode se manifestar sem que nenhuma causa evidente seja encontrada (neste caso, o quadro é denominado idiopático).

Causas e fatores para puberdade precoce


“Algumas das causas da puberdade precoce são: exposição da criança a algum hormônio (via medicamentos, por exemplo); as glândulas dos pequenos (ex: hipófise, ovários nas meninas e testículos nos meninos), passam a produzir, por algum motivo, os hormônios sexuais precocemente”, informa a endocrinologista pediatra Fernanda André. 

Segundo a especialista, alguns fatores influenciam o início da puberdade, de modo geral, tais como fatores genéticos, psicológicos e ambientais (como nutrição e estado de saúde). Já no caso específico da puberdade precoce, os fatores de risco principais envolvidos são: meninas cujas mães menstruaram com menor idade; casos de puberdade precoce na família; meninas que apresentaram obesidade na infância e que tiveram baixo peso ao nascer. 

“É possível perceber uma antecipação em curso da puberdade, de modo geral, e uma das hipóteses para isso seria o contato dos pequenos com os chamados desreguladores endócrinos. Tratam-se de substâncias capazes de alterar o funcionamento do sistema endócrino-hormonal. Estão presentes nos plásticos e nos agrotóxicos. O bisfenol A (BPA), presente em vários plásticos e embalagens, é um exemplo de disruptor endócrino”, explica a médica. 

Como evitar os sintomas da puberdade precoce?


Tendo em vista tudo isso, atuar em cima dos fatores de risco citados, evitando-os, pode ajudar a evitar a
ocorrência dos sintomas da puberdade precoce. “Cuidados como combater a obesidade na infância das meninas; observar se os plásticos que compramos para armazenar alimentos são livres de BPA; e ingerir alimentos livres de agrotóxicos podem ser medidas para evitar a antecipação da puberdade”, conclui a profissional. 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Fernanda André

Dra. Fernanda André

Endocrinologia

CRM: 52817996 / RJ

TAGS
crescimento

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais as principais causas da puberdade precoce?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.