A puberdade precoce pode se manifestar em intensidades distintas?

  • +A
  • -A

Assim como qualquer outro quadro clínico, a puberdade precoce se manifesta de formas distintas entre os pacientes. Isso vale tanto para os sintomas envolvidos em cada caso, quanto para a intensidade desses sintomas. Há crianças que apresentam os sintomas da doença de forma branda, enquanto outras sofrem com os mesmos sintomas em intensidade mais severa.

Manifestações da puberdade precoce


“A
puberdade precoce pode ocorrer de forma mais acelerada em determinados pacientes do que em outros. Às vezes, a precocidade também pode ser maior em alguns casos do que em outros”, afirma a pediatra endocrinologista Fernanda André. De acordo com as características específicas do paciente, o médico deverá adaptar um tratamento que se adeque às mesmas.     

Ainda segundo a especialista, Nos casos de puberdade precoce mais acentuada, é importante descartar tumores do sistema nervoso central, solicitando uma ressonância magnética de crânio, dentre os exames de avaliação de puberdade precoce. “Esse exame também deve ser solicitado quando a doença acomete os meninos”, acrescenta a médica.

Vale ressaltar que, de acordo com informações veiculadas no portal da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a puberdade precoce se inicia em momentos e de formas diferentes em meninos e meninas. Nas meninas, a doença se inicia antes dos oito anos de idade, enquanto nos meninos esse início é estabelecido quando a criança tem menos de nove anos de idade.

Tratamento varia de acordo com a causa


Independente do
quadro da puberdade precoce, é fundamental que os pais da criança sempre busquem identificar cedo o problema junto do apoio de um médico especialista. Dessa forma, será possível iniciar o tratamento precocemente, o que aumenta bastante as chances de uma recuperação plena. Inclusive, o tratamento varia de acordo com a causa da doença. 

 

Dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP):

https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/desenvolvimento/puberdade-precoce/

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Fernanda André

Dra. Fernanda André

Endocrinologia

CRM: 52817996 / RJ

TAGS
crescimento

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A puberdade precoce pode se manifestar em intensidades distintas?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.