É possível se prevenir da puberdade precoce?

  • +A
  • -A

A puberdade precoce pode se manifestar pela influência de diversos fatores, inclusive externos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, algumas substâncias (desreguladores endócrinos) podem alterar o funcionamento do sistema endócrino-hormonal. Estas estão presentes, por exemplo, nos agrotóxicos e plásticos. 

Prevenção e fatores de risco 


“Não há uma etiologia definida ainda nesse contexto de puberdade precoce, mas hoje sabemos que alguns desreguladores endócrinos (plásticos, pesticidas, agrotóxicos, etc.) podem induzir a puberdade. Nos meninos, metade dos casos pode estar associada ao sistema nervoso central”, informa a pediatra Cintia Lago.

Sendo assim, a puberdade precoce poderia, teoricamente, ao menos, ser prevenida com a exclusão destes fatores de risco. Ou seja, evitando contato das crianças com os mesmos. isso não garante que os pequenos não virão a sofrer com o problema, mas ajuda a diminuir o risco da manifestação dos sintomas associados.

Tratamento contra puberdade precoce


Porém, caso seu filho apresente os sintomas e
seja diagnosticado com o transtorno, poderá se beneficiar do tratamento indicado pelo especialista, com boas chances de resolução do quadro. Quanto mais cedo as medidas de tratamento forem adotadas, maiores as chances da criança controlar bem os sintomas e evitar sequelas na vida adulta. 

O tratamento medicamentoso indicado para crianças com a condição se vale de remédio aplicável (injeção) contendo substância capaz de inibir a liberação dos hormônios sexuais. A ideia é manter o tratamento até que a criança atinja a puberdade propriamente dita, para que seu desenvolvimento hormonal seja liberado no momento correto.    

 

Dados da Sociedade Brasileira de Pediatria: https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/desenvolvimento/puberdade-precoce/

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Cintia Mirella Lago da Fonseca

Dra. Cintia Mirella Lago da Fonseca

Pediatria

CRM: 982822 / RJ

TAGS
crescimento

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "É possível se prevenir da puberdade precoce?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.